zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 01/09/2008 - 14h00

Monteirão – ‘Cicatriz orgulhosa do dever cumprido’




Por Hiram Reis e Silva (*)

Hiram Reis e Silva Porto Alegre, RS, 01 de setembro de 2008.

 

"Não uso critérios políticos ou regionalistas, não pago dívidas eleitorais que não precisei contrair, não tenho a vocação do favoritismo e da cortesia no exercício de meu dever e me declaro incompetente na mecânica da composição, do conchavo, da barganha. Compromisso, só os tenho com a minha consciência e com o futuro de meu país".
(Presidente Emílio Garrastazu Médici)

 

- Curso de Operações de Selva (COS A/99)

Aqueles que, como eu, tiveram o privilégio de ombrear com o então Coronel Monteiro no COS A/99 não se surpreenderam com a postura firme e correta que caracterizou suas ações no Comando da Brigada

em Boa Vista - RR. O estagiário 02, desde o início do curso, mostrou-se um combatente de selva diferenciado, pois sua competência, lealdade, serenidade, resistência física e combatividade ficaram patentes em cada uma de suas intervenções e nortearam as atitudes de todos os militares do curso. Os instrutores do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) ao final do curso reconheceram seu mérito classificando-o, com justiça, em primeiro lugar.

 

A amizade, normalmente, é algo que se cria com o passar dos anos e raras são as pessoas com quem convivemos por breves períodos e nos marcam tão profundamente para que possamos considerá-las amigas. Parece que os cursos combatentes têm algo diferente dos demais, pois fazem com que as pessoas se aproximem mais umas das outras, pois a união e a camaradagem contribuem, definitivamente, para o bem estar de cada um e para o sucesso da missão. O Monteirão (como gosta de ser chamado) tem essa característica, suas qualidades como ser humano o tornam um amigo, um irmão muito especial em um curto espaço de tempo. Foi uma honra, meu amigo e irmão maçom, ter conhecido um militar como você.

 

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

(Rui Barbosa de Oliveira)

 

Lideranças da sua estirpe são cada vez mais raras numa sociedade em que dá mais importância ao ‘ter’ do que ao ‘ser’. Tomar as atitudes corretas, sem se preocupar com as conseqüências para a ‘carreira’, é algo que nossos jovens oficiais devem reverenciar, pois desde há muito estavam relegadas a segundo plano, esquecidas mesmo. A Nação é mais importante que os interesses pessoais e você, meu amigo, meu irmão, mostrou isso a todos brasileiros.

 

- Cidadão Benemérito de Roraima

Na manhã de 26 de Agosto, em cerimônia que contou com a presença do governador do Estado, Anchieta Junior, no Plenário da Assembléia Legislativa de Roraima (ALE-RR), foi homenageado o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, General Eliéser Girão Monteiro Filho com o título de Cidadão Benemérito de Roraima. O deputado Mecias de Jesus, presidente da ALE-RR, ressaltou que: ‘A Casa através do povo roraimense reconhece e registra o General Monteiro como filho do Estado de Roraima, como cidadão que muito fez em prol do nosso Estado’. Para o deputado Mecias de Jesus, a posição firme e determinada do general foi decisiva nos momentos críticos pelos quais o Estado tem passado nos últimos meses e destacou que: ‘Foi com este espírito de gratidão e reconhecimento que entregamos o título de cidadão benemérito do Estado ao general Eliéser. Homem convicto de suas idéias, de seu dever e compromisso com esta nação; essas características são claras em sua personalidade e marcantes em sua carreira. E nós tivemos o privilégio de poder contar com sua atuação e brilhantismo e nada mais justo proporcionar-lhe essa homenagem’.

 

O governador Anchieta Junior, por sua vez, reconheceu que a distinção é justa, justíssima. ‘É uma homenagem a esse grande brasileiro, a esse grande nacionalista’. O governador enfatizou que o general, não só escreveu sua história em Roraima, mas ajudou a escrever uma importante página na história do Estado e que ‘isso se deu pela sua atuação firme, ética e comprometida. Esperamos ter a oportunidade de poder contar mais uma vez com a atuação do general em nosso Estado, como se deu anteriormente e desde já agradecemos tudo o que fez pela nossa terra’.

 

O deputado Rodolfo Braga, orador oficial, destacou a importância da atuação do general em um momento tão crítico que está sendo vivido pelo Estado, como a questão da demarcação da Terra Indígena Raposa e Serra do Sol. ‘São poucos os homens destemidos e atuantes que temos nesta terra e sem dúvida, o general Elieser faz parte deste grupo seleto. Em todos os momentos que prestou serviços em Roraima, deixou registrada sua marca: de homem firme, convicto de sua missão e acima de tudo, comprometido com a soberania nacional. A ele nossa homenagem e reconhecimento’, afirmou.

 

No final da solenidade o General Monteiro afirmou que: ‘Consegui obter uma coisa que não se perde e nem se encontra, ou seja, consegui obter das pessoas de Roraima a confiança e a amizade’. O General espera corresponder a toda essa confiança e afirmou que: 'missão não se escolhe, nem se discute, se cumpre. Tenho convicção da nossa missão nesta terra (Roraima) e saímos daqui com a certeza de ter feito o melhor. Somos gratos pela acolhida que tivemos em todos os momentos e temos Roraima no coração, como nossa casa’.

 

- Ordem do Mérito ‘Forte São Joaquim’

 

O general Monteiro recebeu, das mãos do governador de Roraima, Anchieta Júnior, a comenda da Ordem do Mérito ‘Forte São Joaquim’, a mais alta distinção concedida pelo Governo de Roraima. Na oportunidade, o governador, disse que: ‘A entrega da medalha é uma homenagem justa e honrosa, e muito nos gratificou ter tido a oportunidade de fazer esse reconhecimento’.

 

Monteiro deixa Boa Vista com a sensação de dever cumprido e que seu desejo não era deixar o comando agora e afirmou que: ‘O comandante não gosta de abandonar o seu comando nunca, mas estou saindo para outro comando, uma função importante, na parte de logística do Exército. Considerei-me brindado com essa função. Um dos meus objetivos de longo prazo é de que o nosso efetivo e nossas instalações sejam fortalecidas e ampliadas. É preciso construir mais quartéis e residências para os nossos militares. E um anseio antigo da sociedade de Boa Vista também precisa ser atendido: a construção do Colégio Militar. São sonhos, na verdade. Nós somos seres humanos e o ser humano tem de sonhar, porque isso faz parte da motivação de vida. Eu tenho um grande desafio pela frente, estou feliz e considero que o comportamento adotado aqui foi o de um general do Exército Brasileiro, de um cidadão brasileiro, e qualquer um que estivesse na minha função teria feito o mesmo’.

 

- Passagem de comando (29 Agosto)

O General Eliéser Girão Monteiro Filho passou o comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Boa Vista, RR, para o general Carlos Alberto Neiva Barcellos.

(*) Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva, professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.