zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 30/03/2009 - 07h25

Coisas que Acontecem




Por Farid Yunes

 

Editorial

            O Jornal Correio do Estado, em seu Editorial do dia 25 de março de 2009 fala do super faturamento em torno da construção de casas próprias, às vezes triplicando a realidade.

 

            Conforme o Semanário Correio de Corumbá vem revelando já algum tempo, oitenta por cento das obras realizadas no estado são do governo federal. Ai só se contabiliza a contrapartida do Estado que é de vinte por cento.

 

            O Editorial do jornal mais lido no estado diz que oitenta por cento das casas construídas em MS são com recursos federais.

 

            Portanto, mais uma vez o governador André Puccinelli faz cortesia com chapéu alheio, fazendo todo esse estardalhaço na mídia como se fosse o autor dessa benfeitoria que é a casa própria, não dando os merecidos créditos para Lula que mandará a maior parte dos recursos, ou seja, 80 por cento do valor de cada casa construída.

 

Frente anti-André

            PDT, PR e obviamente o PT estariam articulando uma frente anti-André. Duas das principais estrelas do Partido Democrático Trabalhista, João Leite Schimidt e o deputado federal Dagoberto Nogueira, estariam insatisfeitos com o tratamento que André Puccinelli estaria dando a esse grande partido.

 

            Na reunião do PDT, o assunto discutido teria sido a sucessão de 2010. O partido acha que José Orcírio(Zeca) teria grande chance de retornar ao Governo e numa grande coligação fazer dois senadores com Delcídio e Dagoberto. José Orcírio disse que caso Delcídio queira, ele abre mão da disputa de uma cadeira no Senado em favor dele.

 

Desafio de André

            O governador André Puccinelli diz que ninguém tem “peito” para enfrentá-lo e diz que sua candidatura será única. Teria afirmado isso e se comparado à seleção brasileira de futebol, dizendo que “seleção brasileira não escolhe adversário”. Caso haja uma coligação com o PT, o PSDB cai fora e lança Marisa Serrano que apóia o candidato do seu próprio partido a presidente, José Serra.

 

            Caso o PMDB coligue com o PSDB, o PT cai fora para apoiar Dilma Rousseff. As pesquisas dizem que José Orcírio seria mais difícil de ser batido. Portanto, ainda não há nada definido.

 

A família Trad e a AHIPAR

            Um fato que estaria ocorrendo nos bastidores chega a ser curioso. Os principais responsáveis pela nomeação do atual superintendente da AHIPAR, Dr. Antônio Paulo de Barros Leite, que é funcionário de carreira da empresa, teria sido a família Trad que anda insatisfeita com a sofrível atuação do mesmo, considerado inerte e sem iniciativa.

 

            O antecessor é apontado como mais ágil, além de ter maior acesso às autoridades do setor em Brasília.

 

            Dizem que do jeito que as coisas estão indo, para melhorar ou recuperar o Taquari, só o mundo nascendo de novo.

 

Bonança

            A Mesa da Câmara Municipal de Corumbá que atuou no biênio 2007-2008, realmente inovou e muito...em termos de gastança.

 

            Conseguiu gastar em um só mês, vinte e dois mil reais com aquisição de combustível, mesmo tendo apenas 1 veículo(Fiat Uno).

 

            Um outro fato que chama a atenção, o contrato para gasto com a imprensa, que era de setenta mil reais ao mês, mesmo pagando somente alguns órgãos de divulgação.

 

            Dizem que o Ministério Público teria arquivado as denúncias contra a Câmara, referente aos documentos que foram enviados a Campo Grande.

 

Oscar de efeito especial

            No começo desta legislatura na Câmara Municipal de Corumbá, dois fatos chamaram a atenção dos munícipes.

 

            O primeiro foi o pedido do vereador e professor Bosco do PT, para reduzir o período de recesso de quatro para dois meses, que foi aprovado em plenário. Ótima idéia.

 

            Agora num autêntico “faça o que eu falo, mas não o que eu faço”, o vereador Salatiel do PDT, que apresentou em plenário emenda pedindo que se aumentasse de duas para três sessões ordinárias semanais na Câmara de Vereadores, parece que se desiludiu com a sua própria proposta de mais dias de trabalho no legislativo local. Ou então tinha a certeza de que seus pares não levariam a sério sua proposta, que sequer foi à votação.

 

            De todas as sessões realizadas até agora em 2009, ele teria faltado boa parte delas, ou quase 50% das já ocorridas do dia 16 de fevereiro até 25 de março. Nem na sessão solene de abertura compareceu.

 

            De certo foi só para tentar impressionar a platéia que se encontrava presente, quando repentinamente, se manifestou por três e não duas sessões por semana, mesmo correndo o risco da sua emenda ser levada a sério pelos seus pares.

 

Judas?

            O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, só estaria esperando a aprovação pela Câmara Municipal, do projeto propondo a reforma administrativa que define a formação do novo organograma das secretarias municipais, para poder fazer mudanças em seu Secretariado, assim como em outros escalões do governo municipal.

 

            Competência, fidelidade e lealdade são os principais itens para preenchimento dos cargos, além do alinhamento político.

 

            Para ocupar alguns cargos o prefeito deverá ouvir dirigentes de partidos que o apoiaram. Alguns já estariam sendo ouvidos.

 

            O prefeito quer mais agilidade, iniciativa e, principalmente, lealdade.

 

Essa solicitação foi enviada em regime de urgência, inclusive porque a prefeitura precisa também em caráter de emergência, contratar mais 300 professores para aumentar ainda mais a qualidade de ensino na rede municipal. Só que o projeto está “empacado” na Comissão de Justiça e Redação, devido à morosidade de um de seus membros, o vereador Marquinhos, em dar seu parecer, embora seja do mesmo partido do prefeito. Dizem que ele está em ritmo do “devagar, camarada!...”.

 

Controle

            Desde que a Polícia Federal estendeu seu leque de atuação, o poder político e parte do Poder Judiciário vêm tentando uma fórmula de cercear sua atividade. Uso de algemas, grampos, controle externo. A polícia, por certo tem a aprovação da população que nunca tinha visto rico ou poderoso na cadeia, imaginem algemados e expostos inclusive pela TV.

 

            A bola da vez agora é o Protógenes Queiroz. Enquanto políticos faziam caça as bruxas(Protógenes), outro grupo da Polícia Federal na operação “Castelo de Areia” flagrou vários partidos políticos e candidatos recebendo doações ilegais de campanha, ofertadas por poderosa e tradicional empreiteira de renome internacional.

 

Interdição

            A prefeitura não anda nada satisfeita com os serviços de recuperação do sistema de esgoto em Corumbá, tanto que já enviou um relatório a empresa responsável em que espera solução para os diversos casos de “descasos” com as nossas vias.

 

            Além do diâmetro da tubulação, lajotas retiradas que não são recolocadas e as inexplicáveis sobra delas, um serviço igual daqueles antigos curiosos em conserto de aparelho de rádio e televisão, que no final após a montagem, sempre sobravam peças.

 

            Pelo diâmetro da bitola não precisava fazer buracos enormes e largos. Tem também os montes de entulhos que ficam pelas calçadas e no leito das vias, atrapalhando pedestres e motoristas.

 

            Existe um artigo no Código de Postura do Município, que permite a cobrança de multas para esse tipo de informação.

 

Outro moralista

            Agripino Maia, senador do DEM e que faz acionada oposição ao governo federal, recebeu trezentos e cinquenta mil reais da construtora Camargo Corrêa.

 

            Não importa se a doação teria sido declarada ou não, o que importa é a origem dos recursos. Um outro Senador de oposição que teria recebido recurso seria Flexa Ribeiro do PSDB do Pará.

 

            A operação “Castelo de Areia” teria iniciado em janeiro de 2008. A Polícia Federal cumpre a lei que está em vigência. A soltura ou não compete ao Judiciário.

 

Ineficiência

            A queda nas receitas municipais e a ineficiência da administração de André Puccinelli foram os assuntos dominantes no Encontro de Vereadores realizado nos dias 26 e 27/03/09 na Capital de MS.

 

            O governador do Estado não escapou das críticas, nem de vereadores dos partidos aliados. A receita caiu, demissões ocorrem a cada dia, empresas estão fechando as portas e paralisando investimentos. Essas foram algumas das reclamações dos vereadores de todo MS que se fizeram presentes nesse Encontro.

 

Cláudio Humberto

            O polêmico e ex-assessor do Governo Collor, Cláudio Humberto, publicou em sua coluna um tópico que vamos reproduzir abaixo.

Por que não se cala?

            O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeur Gurigs diz na revista gaúcha Press, que “morreram mais católicos que judeus no Holocausto”, o que se ignora porque os “judeus têm a propaganda do mundo”. E gozando o colunista disse: “Ex comunhão nele”.

 

CPI da Enersul

            A Assembléia Legislativa do Estado promete reabrir a CPI que investigou a Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul.

 

            A empresa não cumpre acordos e não quer revelar o quanto foi pedido a Aneel(Agência Nacional de Energia Elétrica) para reajustar o preço da tarifa em oito de abril.

 

            A desconfiança é de que a Enersul queira um reajuste para recuperar a perda com os pagamentos que estão sendo feitos a consumidores, pelo ressarcimento de ter cobrado a mais.

 

Sete de Setembro

            Antes do carnaval a prefeitura realizou poda de árvores na Rua Sete de Setembro. Está faltando alguns arremates como tampas de galerias que estão quebradas, oferecendo riscos e ainda exalam mau cheiro.

 

            Algumas lajotas estão fora do lugar e buracos ficam expostos, principalmente nas laterais. Portanto, secretário, mãos a obra, uma vez que iniciativa é importante, não dependendo de recursos.

 

VEXAME Futebol Clube

            O Corumbaense apesar do apoio da torcida, da imprensa, de patrocinadores e da prefeitura, tem dado vexames seguidos. Parece estar jogando mais para escapar do rebaixamento do que visando a disputa do título.

 

            Até agora já trocou três vezes de técnico, o último Samuel, trocou de jogadores e nada. Talvez tenha a maior diretoria entre todos os disputantes do campeonato estadual. Então, o que está faltando? Agora já temos até um belo estádio.

 

            Para dar todo esse vexame, que escolhêssemos somente jogadores da terra, os chamados prata da casa, que pelos menos jogariam com amor a camisa, garra e valentia, sem medo de irem em bola divida.

 

            Finalmente no domingo conseguiu ganhar do Comercial, último colocado do seu grupo, por 2 x 0.

 

Inquisição eletrônica

            As TVs Record e Record News, que  pertencem ao Bispo Evangélico Edir Macedo, líder máximo da Igreja Universal do Reino de Deus,  cada vez mais em busca de fiéis e que faz filosofias altruístas em que sua igreja prega e a programação da TV faz, por exemplo, pregando o aborto, fazendo apologia de crimes, agora deu de dar ênfase aos pecados da Igreja Católica Apostólica Romana.

            Uma explicação: o que a Igreja Católica levou quinhentos anos para construir, eles estão “construindo” em pouco mais de trinta. A Universal foi fundada em 1977, mesmo ano em que a Igreja Internacional da Graça de Deus também foi fundada pelo cunhado do Edir Macedo, o missionário R. R. Soares.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
20/11/2017 - 09h13
Sem-terras são autuados em R$ 11 mil por exploração ilegal de madeira
20/11/2017 - 08h50
Terreiros saem pelas ruas com oferendas para lembrar Oxum e pedir respeito
20/11/2017 - 08h43
Governador entrega e lança novas obras em Caarapó e Amambai
20/11/2017 - 08h40
PMA resgata turistas e piloteiros que naufragaram durante temporal
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.