zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 24/03/2009 - 11h45

Vereador quer uma unidade do PREVFOGO em Corumbá




Por Adolfo Rondon'


Na sessão ordinária realizada pelo legislativo corumbaense na noite de segunda-feira, 23 de março, foi aprovado o requerimento do vereador Carlos Alberto Machado da bancada petista, no qual solicita que a Câmara Municipal de Corumbá envie expediente ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com cópias as seguintes autoridades: Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente; André Puccinelli, governador do Estado; Carlos Alberto Menezes, secretário do Meio Ambiente em MS, das Cidades, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia; Roberto Franco, presidente do IBAMA; Sr. Elmo M. da Silva, coordenador nacional do Prevfogo; Márcio Yulle, coordenador desse órgão em MS; ao senador Delcidio Amaral; deputado federal Vander Loubet e ainda ao deputado estadual Paulo Duarte, reivindicando a imediata instalação de uma unidade do PREVFOGO em nosso município.

 

Justificando o seu pleito, o parlamentar municipal Machado lembra que o Prevfogo foi criado com o objetivo de desenvolver atividades de prevenção, monitoramento e combates aos incêndios florestais em unidades de conservação e nos municípios críticos.

 

Em 2008, o Prevfogo/Ibama registrou aqui no MS, 2.577 focos de calor, sendo que 50% somente no Pantanal. Já no início do corrente ano ocorreram vários focos de incêndios gravíssimos nesta região considerada como patrimônio da humanidade. Corumbá foi considerado o município campeão do Estado em termos de queimadas, com 717 focos de incêndios em sua área.

 

O edil Machado argumenta que Corumbá detém 85% da área do Pantanal, necessitando de mecanismo especial para sua preservação.

 

Sendo assim, a Câmara Municipal de Corumbá, em nome da população corumbaense e pantaneira solicita das autoridades acima elencadas, para que desenvolvam todo esforço possível em prol da criação de uma unidade do Prevfogo em nosso município.

Evander defende na Câmara a regularização da Feira Livre do Bairro Maria Leite

 

Tendo em vista os boatos de que a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Maria Leite teria pedido a extinção da Feira Livre que é realizada todos os sábados no período noturno na Rua Nossa Sra. de Fátima, no tradicional Bairro Maria Leite, o presidente dessa entidade, Sr. José Carlos Benedito da Silva e o vice, Sr. Fernando Salazar de Macedo, no dia 18 de março último enviaram o Ofício n.º 032/09 ao Dr. Ricardo Campos Ametlla, secretário de Infraestrutura e Habitação da prefeitura, informando que a associação não tem nada a ver com esse absurdo pedido e, que, injustamente, seus dirigentes estão sendo taxados de traidores pela comunidade do mencionado bairro.

 

Tendo em vista essa situação e atendendo o clamor dos feirantes e moradores do Bairro Maria Leite, foi que levou o vereador Evander Vendramini(PP) a dar entrada no legislativo municipal, com o requerimento solicitando a remessa de ofício ao titular da Secretaria Executiva de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Corumbá, Dr. Ricardo Campos Ametlla, para que determine a regularização da feira livre dessa localidade, tudo dentro do que determina o Código de Posturas do Município, buscando dessa forma não prejudicar os moradores daquela área da cidade, bem como também não causar problemas aos feirantes que nada tem a ver com a situação de irregularidade dessa feira.

 

O edil Evander solicita ainda no seu requerimento, que se promova a organização dessa feira livre, com a padronização das barracas e instalação de sanitários destinados não somente aos feirantes como aos seus freqüentadores que vão lá efetuar suas compras nos sábados à noite, salientando que é uma das mais tradicionais de Corumbá.

Valetas profundas prejudicam motoristas

 

Durante a sessão ordinária realizada na Casa do Barão de Vila Maria, na noite de 23 de março, os vereadores aprovaram requerimento do parlamentar municipal Marcelo Iunes(PMDB), que tem por objetivo o envio de ofício a Secretaria Executiva de Infraestrutura da prefeitura, reivindicando que se promova os serviços de reparo nas depressões ou valetas existentes nas esquinas das ruas 21 de Setembro e Dom Pedro II e também no cruzamento das ruas 21 de setembro e Dom Pedro I, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, levando-se em consideração que os motoristas estão reclamando que as mesmas estão muito acentuadas, o que poderá causar graves acidentes.

Marquinhos pede nova formatação para Sessão itinerante

 

O vereador Marcos de Souza Martins(PT) requereu em plenário, a elaboração de um novo calendário de ação da Mesa diretora da Câmara Municipal de Corumbá, no que diz respeito à realização periódica de Sessão Itinerante com o legislativo se instalando nos bairros e assentamentos, para ouvir e receber in loco os pleitos dos munícipes.

 

Para tanto, Marquinhos do PT sugeriu que se faça nova formatação do modus operandi dessas sessões especiais dessa Casa de Leis, aplicando novas idéias e as devidas adaptações para que tudo saia a contento nessa ida dos vereadores ao encontro dos anseios populares nas mais diversas comunidades espalhadas pela zona urbana e rural da Capital do Pantanal.

Vereador Dirceu solicita benfeitorias para ruas do Centro América e do centro da cidade

 

Mais requerimentos do parlamentar municipal Dirceu Miguéis da bancada do PMDB foram aprovados na sessão noturna de 23 de março, sendo que um deles visa o encaminhamento de ofício a Secretaria Executiva de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Corumbá, solicitando que seja efetuado o trabalho de terraplanagem na Rua Rui Barbosa, entre as ruas Oriental e Esmeralda, no Bairro Centro América.

 

Outro requerimento solicita que a Mesa Diretora providencie o envio de ofício ao Eng.º Ricardo Campos Ametlla, titular da secretaria acima citada, reivindicando que seja feito o serviço de recuperação da pavimentação asfáltica da Rua Totico de Medeiros, entre as ruas Oriental e Albuquerque, também no Centro América.

Quanto ao perímetro central da cidade, o edil Dirceu Miguéis pediu que a Câmara Municipal remeta ofício ao Dr. Ricardo Ametlla, solicitando que seja efetuado o serviço de manutenção do calçamento de lajota existente nas seguintes vias públicas: América, entre as ruas 15 de Novembro e Firmo de Matos; Rua Firmo de Matos, entre as ruas Dom Aquino e América; Rua 13 de Junho, entre as ruas Major Gama e Sete de Setembro.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
20/11/2017 - 09h13
Sem-terras são autuados em R$ 11 mil por exploração ilegal de madeira
20/11/2017 - 08h50
Terreiros saem pelas ruas com oferendas para lembrar Oxum e pedir respeito
20/11/2017 - 08h43
Governador entrega e lança novas obras em Caarapó e Amambai
20/11/2017 - 08h40
PMA resgata turistas e piloteiros que naufragaram durante temporal
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.