zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 16/03/2009 - 07h43

Os 50 anos do edifício pioneiro de Corumbá: IOSA




Por Adolfo Rondon

 

           O Dr. Miguel Said nos informou que o Edifício Salim Kassar, mais conhecido por IOSA, foi solenemente inaugurado no dia 09 de março de 1959, portanto, completou 50 anos de existência.

 

            IOSA era a sigla da Imobiliária do Oeste Sociedade Anônima e a denominação Salim Kassar é em homenagem ao seu idealizador e construtor. O prédio levou 4 anos para ficar pronto, uma vez que as obras tiveram início em 1955, no chamado “coração da cidade” ou seja, na Rua 13 de Junho, entre as ruas Frei Mariano e 15 de Novembro, bem em frente a Praça da Independência, a principal de Corumbá.

 

            O dedicado zelador do edifício, Estanislao Duran, o popular “Chico”, trabalha no local desde 1957, época de sua construção, sendo considerado o mais antigo zelador do centro oeste brasileiro. Sendo assim, conhece muito bem toda a trajetória desse que foi não só o 1.º prédio de apartamentos construído em Corumbá, como também no então estado de Mato Grosso unificado.

 

            O imponente e belo edifício, que oferece privilegiada vista do Pantanal, recebeu novo visual após ser pintado com temas pantaneiros assinados pelo consagrado artista plástico Humberto Espíndola, com recursos de incentivo à cultura agilizados pelo senador Delcídio Amaral, junto ao Ministério da Cultura.

 

            O majestoso Edifício Salim Kassar é um ícone e patrimônio da história de Corumbá, bem como de Mato Grosso do Sul, guardando várias lembranças, dentre elas, o de ter abrigado no seu térreo o inesquecível CINE TUPY, que foi palco de incontáveis filmes recordista em bilheteria no mundo inteiro, servindo igualmente para exibições de eventos, dentre eles, a magnífica apresentação de um dos maiores paranormais do mundo de todos os tempos, o Prof.º Oriethy Bey, ainda vivo, residente em Niterói-Rio de Janeiro, caminhando para os seus 90 anos. Foi o homem que desafiou Uri Gueller no programa do Silvio Santos lá pelos idos de 1976. O referido paranormal anos depois se apresentou também no Cine Anache.

 

            O Cine Tupy tinha suas paredes laterais internas, toda trabalhada em escultura pelo Prof.º Antônio Burgos de saudosa memória, além de um vistoso painel de azulejos no hall de entrada, retratando as belezas pantaneiras.

 

            Lembramos também da lanchonete e bar Guanabara que funcionava ao lado da entrada do prédio. Mais recentemente, nos anos 90, funcionou no local o salão do saudoso Antônio Ramalho, o popular “Toninho Barbeiro”. No primeiro andar durante muito tempo esteve instalada a Academia de Judô do Professor Katayama, responsável pelo preparo de centenas de jovens no setor da defesa pessoal.

 

            Nas suas salas destinadas a escritórios, diversas firmas e profissionais liberais atuaram no Edifício Salim Kassar, como por exemplo, o saudoso advogado Dr. Ananias, Dr. Jésus Cunha, Dr. Wilson Melquíades de Carvalho, Dr. Walmir Coelho, Dr. João Quintilho Ribeiro, todos advogados e o professor Nemetala Ibrahim com escritório de contabilidade. O Dr. Adelmo Lima, ex-vereador em Corumbá, até hoje possui seu escritório de advocacia no local.

 

            Quanto aos seus apartamentos distribuídos em 11 andares, várias pessoas ilustres, autoridades, personalidades, pecuaristas e comerciantes já residiram e ainda residem no Edifício Salim Kassar.

 

            Eis a seguir uma relação dos primeiros proprietários de apartamentos do antigo IOSA: Erovaldo de Andrade, Alice Pompeu de Barros, Chafic Lottifi, Dr. Milton de Castro, Carlos Albaneze que durante muito tempo foi distribuidor da Brahma em nossa região, Nagib José Boabaid, Benjamin Kassar, Rafael Lombardi, Francisco de Barros, Milton dos Santos, Eduardo Saboya, Antônio Luis de Barros, Elias Kassar, antigo comerciante sendo hoje pecuarista, Milton Bonilha, Elias José Boabaid, Aracy Scaffa, Antônio Avelino do Amaral Neto, Dr. Aristides Leite de Barros, Dr. Walmir Coelho, Jorge Kassar, inclusive com três apartamentos, Armando Schiverria, Abrão Marcos Mirra, Fernando Foyanine, Nantala Dib Yasbeck, que foi presidente do Lions Clube de Corumbá, Selma e Sonner Kassar, herdeiros do construtor de Salim Kassar e o Dr. Dorak, ex-Cônsul da Bolívia em Corumbá.

 

            A benquista Sra. Roseli do Amaral Gómez, pecuarista e genitora do senador Delcidio Amaral possui apartamento no Edifício Salim Kassar, onde reside. O ex-deputado estadual por Mato Grosso uno, Dr. Rômulo Amaral, durante muito tempo morou no prédio, onde tem apartamento. O também ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro recém aposentado Dr. Carlos Ronald Albaneze, sempre que pode passa alguns dias no histórico prédio. A poetisa, declamadora, cerimonialista, cantora e professora Marluci Brasil de Castro reside no antigo IOSA, assim como o consagrado comunicador Chicão de Barros da FM Transamérica, proprietário do site Cidade Branca e promotor de eventos. Dona Anadir, viúva do saudoso Salvador de Barros, igualmente tem apartamento nesse aconchegante edifício. A família Añez se faz presente através dos irmãos Romeo, Ruberth Adolfo e Rubén Dario. O pecuarista Silvio de Assis ainda tem seu apartamento no renomado prédio, o produtor rural e torcedor ferrenho do América do Rio de Janeiro, Orlando Cárcano, além de tantas outras figuras de destaque em nossa cidade.

 

            A data alusiva aos 50 anos de fundação do Edifício Salim Kassar foi festivamente comemorada com um suculento churrasco.

            Nossas congratulações a todos que participaram e ainda participam da histórica existência do famoso IOSA.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
Regina Dibble, em 10/06/2011 - 19h37

Uma falha muito grande dos organizadores deste evento , em nao terem convidado a Sra.Luciene Kassar Borges , madrinha desse edificio . Lastimavel !!!

Regina Dibble, em 10/06/2011 - 01h39

Gostaria do contato do Sr. Sonner Kassar .Obrigada !

Regina Dibble, em 10/06/2011 - 01h32

Corumba , cidade muito querida por mim . Nessa cidade fiz muitos amigos , imagine por ocasiao naquela epoca daquelas festas famosas no clube .quando isso era muito preservado , e muito bem organizado .Gostaria muito de entrar em contato com o Sr. Sonner Kassar , por favor , e muito importante podermos nos comunicar depois de tantos anos , falarmos e recordarmos sobre a fundacao do Edificio Salim Kassar . Ilustre pessoa ! Continuo atenta sobre as noticias dessa terrinha tao contagiosa .

Sheila Costa, em 10/01/2011 - 22h36

Gostaria de entrar em contato com o Prof.Oseso Monteiro. Conheço ele há muitos anos.

Sebastião Soares Atagiba, em 07/01/2011 - 16h38

Que bom ler notícias da minha querida terra natal. Assisti muitos filmes de tarzan e de faroeste, como dizia na época. Cara que saudade. Hoje moro em Campo Grande, só que meu coração está em Corumbá. Vivo recordando, lembrando aquele tempo. Bom resta agora publicar notícias do Cine Anache, do prédio...Grande abraço está de parabéns o PantanalNews.

Taïs Pereira Cardoso, em 04/11/2010 - 14h41

Gostaria muito de fazer contato com Antônio Avelino do Amaral e sua mãe a Sra. Sheyla Kassar do Amaral. Sou uma antiga amiga da família.Como isso seria possível?

Daniel César Coelho Júnior, em 20/01/2010 - 23h35

Sendo meu Pai oficial do exército vivi alguns anos nesta linda Cidade Branca à margem esquerda do caudaloso Rio Paraguai. Donde Dourados apetitosos eu e meus irmãos brigamos a boa briga do pescador. apreciei a leitura da matéria "homenagem" com emoção, a este marco de Corumbá que de fato é o IOSA. Parabéns ao Adolfo Rondom pela excelente matéria. Pessoalmente, Como sobrinho do falecido Dr. Walmir Coelho, sinto as lembranças saltarem à memória, pois era ainda criança quando morei em Corumbá, minha dileta Corumbá!

Alberto Bastos , em 23/07/2009 - 17h44

GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR OSESO MONTEIRO(ORIETHY BEY) ; COMO SERIA POSSÍVEL ? OBRIGADO.

luciene kassar borges, em 26/04/2009 - 22h39

parabens pelo resgate da nossa historia corumbaense, fiquei emocionada de ver esta materia. infelizmente não me recordava desta data e assim perdi a comemoração.Sou, a madrinha do edificio IOSA , me lembro ainda de cortar a fita na ocasião.

 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.