zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 16/03/2009 - 07h28

Coisas que Acontecem




Por Farid Yunes


Copa do Mundo em MS

            Dizem que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul estaria investindo na grande imprensa nacional para divulgar o nosso Estado e, assim, ganhar o direito de ter jogos da Copa do Mundo de 2014 em Campo Grande, gasto esse com a mídia, em torno de hum milhão de reais.

 

            Quando o então governador Zeca investiu a mesma quantia em renomada escola de samba do Rio de Janeiro(Salgueiro), visando divulgar o nosso Pantanal para atrair turistas do mundo inteiro, a oposição em MS formada pelo PMDB e PSDB, junto com a imprensa da Capital, caíram de pau.

 

            É bom lembrar que agora o nosso Estado foi escolhido para entrar nessa disputa para sediar jogos do referido mundial, justamente por ter em seu território o Pantanal, abrigando 95% de toda sua área.

            Por sua vez, o Governo do Estado hoje omite e prega como se o Pantanal fosse em Campo Grande

, que possui dois córregos poluídos: o Prosa e o Segredo.

 

Lula, o Governador!

            Tudo que depende do Governo do Estado emperra. Até reposição salarial para algumas categorias está empacado. Agora não se entende por que o estado briga tanto para abrigar um jogo da Copa do Mundo, que segundo o economista e comentarista mais respeitado do Brasil, o Joelmir Beting, nenhum estado brasileiro estaria preparado para abrigar jogos de Copa do Mundo, pois cada um dos confirmados, teria que investir no mínimo R$ 500 milhões(quinhentos milhões de reais) na cidade sede, no nosso caso, Campo Grande. Com certeza, com todo esse volumoso recurso direcionado e aplicado na Capital, os municípios do interior como Corumbá, Ladário e Aquidauana, ficariam a ver navios, sem verbas para as ações prioritárias na saúde pública, educação e segurança. Enfim, tudo por vaidade do André Puccinelli.

 

            Enfim, o estado de MS com essa crise financeira mundial teria condições de investir esse volumoso recurso para sediar jogos de uma copa, onde a escassez de obras com recursos próprios é total?

 

Trem do Pantanal

            Com esse nome, seria obrigação chegar até Corumbá que detém a maior área do Pantanal no Centro Oeste brasileiro, apesar da campanha do Governo do Estado pró-Copa do Mundo 2014 omitir esse fato.

 

            Puccinelli, quando prefeito de Campo Grande, conseguiu noventa milhões de reais para retirar os trilhos da área urbana da Capital. Agora como governador de MS não consegue sessenta milhões para refazer ou restaurar os trilhos até Corumbá. E olha que a influência do PMDB no Governo Federal é grande, em virtude de ter maioria no Senado e Câmara, inclusive a presidência de ambas as casas de leis, além de possuir o maior número de governadores em todo o país. É ser lerdo demais.

 

Des(governo)

            A imprensa da Capital tem tratado o Governo do PMDB de André Puccinelli como um dos mais vazios e medíocres de todos os tempos, pela escassez de obras, principalmente executadas com recursos próprios.

 

            O governador reclama do pagamento de 18% do repasse mensal, que o Estado faz a União, devido a um acordo feito no governo de Wilson Barbosa Martins, também do PMDB, com o governo Fernando Henrique Cardoso. Lembrando que na época desse acordo, André Puccinelli era deputado federal do PMDB, aliado de FHC.

 

Sanesul

            Se o custo para um estado abrigar jogos da Copa do Mundo, que o Governo do Estado quer patrocinar, ficará em quinhentos milhões de reais, estando investindo hoje hum milhão de reais em publicidade somente para tentar obter esse direito, com apenas 5% desse valor o governo de MS poderia acabar com o grave problema da falta de água em Corumbá, ampliando a captação e estendendo o serviço de distribuição até a parte alta da cidade e assim seria o fim do calvário das numerosas famílias daqueles bairros.

 

Itinerário turístico

            Volto a escrever sobre o fato de que muitos corumbaenses não conhecem os exuberantes locais turísticos que Corumbá possui.

 

            O nosso Porto Geral nunca esteve tão embelezado, estruturado e com várias opções de entretenimento e diversão como na atualidade.

 

            O Parque Marina Gattass que hoje abriga o quartel da Guarda Municipal, oferecendo maior segurança aos visitantes é outro aprazível local.

 

            O Morro do Cruzeiro ou de São Felipe onde está o monumento denominado Cristo-Rei do Pantanal é o local ideal para se apreciar a beleza integral de Corumbá, de toda a cercania do Pantanal e avistar a primeira cidade da Bolívia situada em nossa fronteira que é Porto Quijarro.

 

            Do Mirante da Capivara que merece uma restauração com poucos recursos é possível se avistar as belezas do Pantanal.

 

            Uma ação que embelezaria com uma moldura especial no quadro de beleza natural que nos oferece, seria a prefeitura gramar toda a barranca do rio Paraguai, implantando um letreiro gigante com os dizeres: “Corumbá, Capital do Pantanal”.

 

            Após essas providências, a Municipalidade criaria uma linha especial de ônibus com transporte gratuito com itinerário por todos esses locais, oferecendo essa facilidade à família corumbaense, que precisa conhecer a beleza da terra em que vive.

 

DVD e Boca de Pó

            Já se nota a escassez de DVDs piratas nos locais que anteriormente proliferava por todos os cantos da cidade de Corumbá.

 

            Dizem que a produção diminuiu bastante com a repressão. Talvez a maioria desses vendedores seja vítima do desemprego.

 

            Por outro lado, as “bocas de pó” continuam funcionando a todo vapor e crescendo pelos quatro cantos da cidade. É um “comércio” que prospera, pois a venda não depende somente de dinheiro, pois se aceita de tudo... roubado: TV, computador, chinelo, som, botijão de gás, celular, tênis, rádio, gravador, ventilador, bicicleta e outros.

 

Capítulos

            Em contato com o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, ficou esclarecido que hoje, nos cargos de primeiro escalão da prefeitura, alguns de seus titulares não são definitivos, devendo ocorrer mudanças em breve.

 

            O prefeito deverá ouvir os partidos que o apoiaram nas eleições de 2008. Além desse fato, o prefeito não anda lá muito satisfeito com alguns ocupantes de secretarias de vital importância, por atitudes e iniciativas tomadas como se fossem donos dos cargos. Declaram apoio político para oposicionistas, convidam pessoas para ocuparem cargos e outras ações não condizentes com a função.

Serviço mesmo que é o essencial, até agora nada. Um verdadeiro imobilismo e inércia. E o pior de tudo é que o deslumbramento pelo poder é a primeira “virtude” desses “auxiliares” do alto escalão administrativo.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
20/11/2017 - 09h13
Sem-terras são autuados em R$ 11 mil por exploração ilegal de madeira
20/11/2017 - 08h50
Terreiros saem pelas ruas com oferendas para lembrar Oxum e pedir respeito
20/11/2017 - 08h43
Governador entrega e lança novas obras em Caarapó e Amambai
20/11/2017 - 08h40
PMA resgata turistas e piloteiros que naufragaram durante temporal
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.