zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 09/03/2009 - 07h33

Um comunicador de sucesso: Adolfo Rondon




Por Farid Yunes (*)

 

             Adolfo Rondon Gamarra nasceu no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, no dia 25 de fevereiro de 1947, embora seja pantaneiro de 4 costados, pois é descendente dos desbravadores do Pantanal da região do Rio Negro, sendo bisneto de Ciríaco da Costa Rondon, fundador e proprietário da Fazenda Rio Negro onde foi filmada a novela “Pantanal” e também dos pioneiros da Nhecolândia, uma vez que é bisneto de Gabriel Patrício de Barros(Bié). Seu pai Apparício Gamarra igualmente viveu no Pantanal por mais de 20 anos, primeiramente mascateando com um caminhão, em sociedade com o saudoso Manoel Félix de Campos e, depois, como aviador. Foi proprietário do Bar Guarani que ficava na Rua Frei Mariano, bem no centro de Corumbá e também do Bar Academia, defronte a Praça da Independência na Rua 13 de Junho, em sociedade com Octacílio Faustino da Silva que depois foi prefeito de Corumbá, Carlos Albaneze(Carlito), pai do ex-prefeito Rui Valdo Albaneze e Elias Bacha, comerciante, pecuarista e genitor da ex-vereadora e prefeita de Campo Grande, Nelly Bacha.

 

Adolfo é filho da saudosa senhora Arlette de Barros Rondon Gamarra e estudou no Colégio Salesiano de Santa Tereza nos anos 50, quando fez a sua primeira comunhão em 1955, tendo também sido aluno da escola do Tenente Benedito Melquíades de Jesus, que ficava na Avenida General Rondon.

 

            Como locutor, foi animador e mestre de cerimônias dos comícios do então candidato a governador de Mato Grosso integrado, Dr. Pedro Pedrossian, quando tinha apenas 18 anos em 1965. Logo após essa campanha eleitoral, fez teste e passou como locutor comercial da pioneira PRI-7 Rádio Difusora de Campo Grande, tendo em seguida sido promovido a locutor noticiarista, sua especialidade na radiofonia. Com apenas dois meses nessa profissão, participou da transmissão externa de cobertura de uma grandiosa gincana no cento da Cidade Morena, quando passou a ser chamado de “O tigre do microfone”, pela sua facilidade em falar de improviso, narrando tudo nos mínimos detalhes, recebendo então o respeito e a consideração dos maiores profissionais do Rádio campo-grandense dos anos 60, apesar de “calouro” nessa atividade.

 

            Em 1967 foi contratado pela Rádio Cultura de Campo Grande, que na época era de propriedade do megaempresário João Saad, presidente da Cadeia Verde e Amarela de emissoras de rádio em todo o país que hoje é a Rede Bandeirantes de Rádio e TV(Band). Adolfo Rondon era um dos dois titulares da notícia no Mato Grosso. Já em 1968 foi contratado pela Rádio Educação Rural para comandar o departamento de Jornalismo e reportagens da emissora que pertencia a Diocese de Campo Grande.

            Em Corumbá Rondon

militou pela primeira vez na pioneira Rádio Difusora Mato-grossense, entre 1968 e 1969, quando a emissora se encontrava no seu inesquecível prédio da Rua 13 de Junho, em frente onde hoje está a agência do Banco do Brasil. Aí apresentava noticiários ao lado de J. Aguilar de saudosa memória. Na capital paulista foi diretor-artístico da Rádio Progresso de São Paulo e gerente da Revista “O Revelador”. Foi também comerciante ao lado do seu genitor, como distribuidor exclusivo da Água Mineral Poá na grande São Paulo.

 

            Assim como é na imprensa escrita, Adolfo Rondon no Rádio também é um polivalente, já tendo sido locutor comercial, noticiarista, repórter, comentarista esportivo, apresentador de programas de auditório, inclusive o da consagrada dupla Délio e Delinha que semanalmente se apresentava na Rádio Cultura de Campo Grande. Nos diversos jornais em que já militou, desempenhou as funções de repórter, redator, revisor, paginador, digitador e de contato comercial.

            Em 2007, Adolfo Rondon Gamarra recebeu da Câmara Municipal de Corumbá, Moção de Congratulações, pelos relevantes serviços prestados a nossa região e que teve como autor o vereador Antonio Vianna(Galã), hoje presidente do Poder Legislativo. Em São Paulo

, foi condecorado com a Comenda da Ordem de José Bonifácio, outorgada pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação, pelos relevantes serviços prestados nos setores de assistência social, comunicação e ao comércio paulista.

 

            Rondon é membro da ALEC-Academia de Literatura e Estudos de Corumbá e da APEC-Associação dos Poetas e Escritores de Corumbá, sendo além de radialista e jornalista, mestre de cerimônias, compositor, poeta e trovador, tendo recentemente participado dos III Jogos Florais de Corumbá. Durante muito tempo foi apresentador da “Noite da Seresta”, evento promovido pela Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Fundação de Cultura do Pantanal.

 

            Rondon acaba de ser convidado para assumir um cargo na Câmara Municipal de Corumbá, ficando também encarregado do núcleo de divulgação do legislativo local.

 

            Já foi assessor de imprensa da Prefeitura de Ladário, na primeira gestão do prefeito José Francisco Mendes Sampaio, que ocupou esse cargo por três mandatos. Adolfo Rondon também exerceu a função de assessor de imprensa da Prefeitura de Campo Grande no Governo Antônio Mendes Canale, que depois foi senador da República. Em Corumbá foi nomeado Chefe de Gabinete do então prefeito Fadah Scaff Gattass, na sua primeira Administração e depois foi Assessor de Governo do prefeito Hugo Costa, ambos os cargos de primeiro escalão administrativo. Portanto, agora na Câmara de Vereadores é o seu quinto cargo público.

 

            No dia 09 de fevereiro último, Rondon foi homenageado pelo escritor, historiador, compositor, músico, poeta e trovador Silva Neto(Tim), através de uma merecida crônica lida pelo radialista Jonas de Lima na Rádio Difusora e publicada aqui no Correio de Corumbá e no site Pantanal News do Armandinho Anache. Nessa crônica é citado como aplaudido jornalista, Mestre da arte de produzir notícias, de buscar nas fontes toda motivação para atrair os seus leitores, valorizando suas colunas. Tim afirmou: “É a arte de escrever bem, que só mesmo, profissionais da categoria do Rondon, conseguem realizar com êxito”.

 

            Por sua vez, o consagrado comunicador e empresário de comunicações Armando de Amorim Anache, o popular Armandinho, assim se expressou sobre Adolfo Rondon Gamarra: “O nome do jornalista e radialista Adolfo Rondon é uma marca na imprensa regional, desde o Mato Grosso integrado. Jornalista filiado à FENAJ-Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, acompanha a história desta região do Brasil há mais de 40 anos. Atualmente é editor do jornal “Correio de Corumbá”, sendo daqueles profissionais que podem ser chamados de versáteis. Sua editoria é e sempre será a “Geral”. Para o Rondon tanto faz cobrir um fato policial, político, esportivo, econômico ou social. Sua tenacidade é sempre a mesma de um jovem repórter, mas com a experiência que somente aqueles mais antigos na profissão são capazes de possuir”.

 

            Eis aqui a nossa singela homenagem ao consagrado comunicador Adolfo Rondon, que no último dia 25 de fevereiro, completou 62 anos de vida.

 

*Farid Yunes, jornalista e radialista é  diretor-proprietário do Jornal Correio de Corumbá.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.