zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 07/03/2009 - 09h16

Codajás - Anori




Por Hiram Reis e Silva (*)

Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”. (Henry Ford)

- Codajás (13 de janeiro)

Da aldeia dos índios Cudaiás, primitivos habitantes da região, originou-se a atual cidade de Codajás, fundada em 1892, por José da Rocha Turi, um dos mais famosos pioneiros do povoamento do Solimões”. (Arthur Cézar Ferreira Reis). A ‘Terra do Açaí’, como é conhecida, pois é a maior produtora desta bebida em todo o país. No final do mês de abril é realizada a ‘Festa do Açaí’, cuja principal atração é o desfile das candidatas à rainha do açaí em trajes típicos.

À tarde do dia 13 de janeiro saímos com o secretário de Cultura Cleuci Barbosa Alves para uma volta pelo município. Cleuci nos levou até as plantações de Açaí e ao sítio onde será instalada a usina Termelétrica da cidade, movida pelo gás natural de Urucu. O secretário afirmou que, infelizmente, as empresas contratadas pela Petrobras estão poluindo igarapés e comprometendo vertentes d’água sem qualquer comprometimento com o meio-ambiente. Ao retornar, já na Casa de Cultura de Codajás, fotografei algumas peças de cerâmica indígena encontradas às margens do Badajós. Segundo, o secretário, nenhuma instituição científica realizou levantamentos no sítio arqueológico de Badajós.

Gostaria de deixar registrado um agradecimento aos proprietários e funcionários do Hotel Cunha e Cunha pela qualidade das instalações e atendimento prestados.

- Largada para Anori (14 de janeiro)

Acordamos às 04:30h e solicitei à Polícia Militar, para antecipar o horário antes agendado para as 05:30h, para carregar nossos pertences e partimos às 05h30min . Na primeira curva do rio Solimões fiz uma parada como era de praxe para descansar após 01:40h de navegação e 21 km percorridos. O Romeu e a Maria Helena tinham avançado por demais e continuaram remando sumindo da minha linha de visada. Após tomar um pouco d’água e comer umas bananas retornei ao rio procurando pelos dois parceiros com a resolução de parar novamente só após alcançá-los. Mantive minhas remadas compassadas tentando avistar os dois remadores.

- ‘Errar é humano...’

Não é a primeira que meu parceiro se afasta contrariando o bom-senso e a segurança. Se existe um navegador a função deste é determinar o ritmo da navegação e a rota a ser seguida. Não se deve ultrapassá-lo nem perdê-lo de vista sob qualquer hipótese. Continuei remando sem parar tentando encontrar a dupla. Mais tarde tomei conhecimento que devo tê-los ultrapassado quando pararam em um flutuante.

- Chegada em Anori

Avistei a foz do Anori e fui novamente saudado por botos tucuxis e um enorme boto vermelho, o maior e mais belo que já havia visto. Ele não possuía nenhum matiz de cinza e exibia seu dorso de um vermelho formidavelmente homogêneo. Ao passar por alguns flutuantes e entrar em um dos acessos ao lago a correnteza forte me assustou e procurei navegar pelo lado de dentro das curvas. Como já fazia algum tempo que eu não ingerira alimento ou líquido resolvi saborear algumas ‘araçás’ que abundam as margens do lago. A frutinha muito semelhante no aspecto e no gosto às acerolas me revitalizaram e consegui, inclusive, emparelhar com um dos motores que se dirigia a Anori e acompanhá-lo até o porto.

- A ‘mão amiga’ da Polícia Militar, da Consag e Prefeitura de Anori

Aportei no flutuante da Consag, mais uma vez, e um dos membros da companhia que já me conhecia desde Coari fez as apresentações e rapidamente o caiaque foi guardado pelos amigos da Consag no depósito, me serviram uma caldeirada no flutuante mesmo e acionaram pelo 190 meus ‘anjos da guarda’ que chefiados pelo sargento Osmar se apresentaram imediatamente no local e carregaram meu material para a viatura policial. Antes de embarcarmos na viatura o Sargento Osmar me apresentou o vice-prefeito do município senhor Ângelo Barroso que foi me receber pessoalmente no porto e franqueou a alimentação e pousada na sua cidade. O Osmar saiu comigo para tentar encontrar acomodações nos hotéis da cidade lotados com funcionários da Consag. Fui levado até o restaurante Cinco Irmãos onde faríamos as refeições e depois de uma busca exaustiva fui acomodado no Hotéis SK.

- Rádio Comunitária Anori FM (14 de janeiro)

Tomei um bom banho, lavei minhas roupas, descansei um pouco e me dirigi ao restaurante lá pelas 15:00h para o almoço. A Maria Helena passou pela rua enquanto eu almoçava e eu a chamei. Conversamos, enquanto eu almoçava e depois da refeição fui até a ‘Lan House’ onde consegui contatar a minha filha Vanessa, o amigo Araújo e a amiga Mary. Como estava lenta demais desisti de enviar as fotos de Coari que tinha tirado no último dia. Às 20:00h concedemos uma entrevista, na Rádio Comunitária Anori FM, aos dinâmicos repórteres Roberto e Letícia que nos agendaram outra para as 08:00h horas do dia seguinte.

- Edir Mota Moura (15 de janeiro)

Depois do café às 07:00h nos deslocamos para a rádio e no caminho fomos convidados pela senhora Nazaré que ouvira a entrevista do dia anterior para um café. Depois da entrevista o Romeu foi para o porto para mostrar os caiaques para a gurizada local e eu sai com o Secretário do Turismo e Meio Ambiente senhor Edir Mota Moura. Após o passeio chegamos a conclusão que o secretário tem muito o que fazer na sua Secretaria. O município carece de um Centro Cultural, de uma casa da Cultura, o balneário planejado pela administração anterior ficou só no papel... Embora não seja diretamente ligada à sua pasta as escolas tanto do município quanto do estado, que visitamos, estão muito longe daquelas que pudemos observar ao longo da calha do Solimões. Embora a infra-estrutura seja fácil de reparar achamos que o desafio maior seja o de tentar comprometer a Comunidade com a manutenção e preservação do patrimônio público. Concluímos nosso passeio pela cidade entrevistando duas queridas freirinhas gaúchas cujo teor da entrevista vamos colocar no blog.

- Agradecimento a Anori

Gostaríamos de agradecer especialmente ao Sargento PM Osmar, ao Vice-Prefeito Ângelo Barros e seu secretário do Turismo e Meio-Ambiente Edir Mota Alves, ao pessoal da Consag e aos repórteres Letícia e Roberto, da Anori FM, por tornarem nossa estada na cidade tão agradávele produtiva.

(*) Hiram Reis

Coronel de Engenharia; professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA); membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB); presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Rua Dona Eugênia, 1227

Petrópolis - Porto Alegre - RS

90630 150

Telefone:- (51) 3331 6265

Site:http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
04/09/2017 - 09h11
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte III)
04/09/2017 - 09h06
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte II)
04/09/2017 - 09h01
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte I)
28/07/2017 - 16h47
Chapéu Bandeirante
24/07/2017 - 09h01
Atentado à Vida de Plácido de Castro
 
Últimas notícias do site
21/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
21/09/2017 - 16h11
Frigorífico de jacarés leva qualidade do Pantanal ao mundo, diz Reinaldo
21/09/2017 - 16h02
Exército Brasileiro dá a largada para a Operação Dínamo V
21/09/2017 - 14h50
Polícia Militar prende homem que agrediu namorada
21/09/2017 - 14h31
UFPA e Iphan lançam mapa etno-histórico sobre línguas indígenas do Brasil
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.