zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 06/03/2009 - 08h55

Involução política




Por Luiz Leitão (*)

O naturalista Charles Darwin jamais imaginaria que a evolução de uma espécie pudesse se dar de maneira invertida, sempre para pior.

Já os Brasileiros há tempos sabem que em se tratando de política, as legislaturas tendem a se superar indefinidamente no que diz respeito aos padrões éticos e à maneira como os parlamentares a praticam no dia-a-dia.

Com isso haverão de concordar os senadores petistas Aloizio Mercadante (SP) e Ideli Salvatti (SC), a aguerrida defensora do governo na Câmara Alta, que foi preterida na escolha para ocupar a importante Comissão de Infraestrutura do Senado, abocanhada pelo experiente (segundo o colega de partido e ministro das relações Institucionais, José Múcio Monteiro, do PTB de Pernambuco) senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL). Com efeito, nenhum outro político da Nova República jamais passou pela experiência de sofrer um processo de impeachment- e Lula, mais sortudo e politicamente muitíssimo mais hábil, escapou por pouco de igual destino.

Mas, os tempos são outros e, como disse o presidente da República, naquela referência ao terrorista Cesare Battisti "Isso foi há muito tempo, ele hoje é outra pessoa", o Collor de hoje não é mais aquele que cometeu a torpeza, na campanha eleitoral de 1989, de comprar o depoimento da ex-namorada de seu oponente, no qual ela afirmou que ele a teria pressionado para abortar a filha (que, afinal, viria a nascer), acabando com suas chances de chegar à presidência.

A mágoa de Lula, no entanto, haverá de se ter dissolvido na sua ânsia por cada vez mais apoio, como se o tanto que até aqui angariou à custa de toneladas de cargos públicos e favores políticos não lhe fosse suficiente. Mas, dada a qualidade desses apoios, talvez não seja mesmo.

O Senado, agora, com José Sarney na sua presidência, Renan Calheiros politicamente reabilitado, e Fernando Collor de Melo na presidência da Comissão de Infraestrutura, tornou-se insuperável. Evoluiu sob o ponto de vista darwiniano da adaptação – no caso, aos costumes-, e vale lembrar ninguém se amoldou melhor ao mercantilismo na política do que Luiz Inácio da Silva.

E na selva do Congresso Nacional, onde as figuras mais frondosas são as melhor versadas na arte de aplicar rasteiras aos adversários, Mercadante e Ideli acabaram provando o próprio veneno.

Desapontados, mas não indignados o bastante para reclamar em voz alta do lavar de mãos presidencial, os petistas a cada dia conhecem melhor o ex-metalúrgico que sempre carregou e ampliou o prestígio do partido, do qual soube dissociar sua figura sempre que escândalos bateram à porta da agremiação.

Hoje em dia, Lula raramente pronuncia o nome do Partido dos Trabalhadores. Ele se tornou uma griffe política, adepto somente de si mesmo.

Dizer isto pode soar a heresia, mas lá vai: Com 84%, por enquanto, de popularidade, Luiz Inácio da Silva é um solitário autorreferido, como todos os que buscam, sempre em vão, a aprovação geral a qualquer custo.

 

(*) Luiz Leitão

luizmleitao@gmail.com

É articulista

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
09/10/2017 - 13h29
Epopeia Acreana - Parte VI
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.