zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 04/03/2009 - 08h27

Dia da Mulher: cultive sua juventude por muito tempo




Por Sâmia Maluf (*)

 
Mais um Dia da Mulher chega e eu passo a pensar na minha própria condição de mulher. Sou profissional, esposa, mãe, avó e filha – não necessariamente nessa ordem – e ainda enfrento a temida menopausa. Mas, quando penso em tudo o que já passei nesta vida, vem a vontade de dizer a vocês, mulheres: cheguem aos 50 em menos pausa. Perdoem o trocadilho, mas a ideia é que vocês não deem bola para a menopausa e passem por ela sempre bem.
 
Se você ainda não chegou à menopausa, cultive desde já sua juventude, para que ela continue mesmo depois dos 50. Cuide da saúde com exercícios, principalmente aeróbicos e de impacto. Consuma alimentos orgânicos, fibras e produtos naturais, que representam calorias cheias (proteínas, carboidratos não refinados, frutas, iogurte ou probióticos). Evite carboidratos refinados e açúcares, que são apenas calorias vazias.
 
Alimente-se a cada três horas e em pequenas quantidades. Utilize suas mãos para medir as porções: duas mãos rasas em cada uma das três principais refeições e, nos minilanches, uma mão (de mãe, não de avó) com calorias cheias, ou seja, granola, barrinhas, frutas, castanhas-do-pará.
 
Se você andou abusando nas festas, use Óleos Essencial de Lemongrass ou o novíssimo Óleo Essencial Brasileiro Capim-Santo para aliviar a ressaca: tome um bom banho com algumas gotas e ainda coloque-os no aromatizador. Mas, cuidado, não saia ao sol, pois seus ativos podem provocar manchas.
 
E nunca se esqueça: beba água, muita água! A qualquer hora, desde que se levanta. Água é bom até para ressaca.
 
Mexa-se, respire, faça exercícios físicos. Sinta os aromas em sua respiração. Ao acordar, use uma gotinha de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta perto do nariz, inalando-o em dez respirações. Inspire e expire lenta e calmamente, como um bebê. Sinta o ar entrando pelas narinas. Use pulmão, diafragma e abdômen. Depois, beba um copo de água morna com algumas gotas de limão, sem adoçar. Dessa forma, acorde seu Agni (o fogo interno que tudo transforma, segundo a medicina Ayrveda) o deus que habita seu corpo), ponha-o em movimento.
 
Veja o que aprendi com minha avó e minha mãe: podemos usar cascas de frutas (pêssego, por exemplo) passando-as no rosto ao anoitecer, para limpar e hidratar a pele. A casca do papaia ajuda até a drenar e desintoxicar. Pode ser passada no corpo, auxiliando no combate à celulite. As cascas de laranjas servem para queimar as gorduras (novamente, cuidado com a exposição posterior ao sol). Minha mãe, lituana, descobriu aqui essas frutas, já que seu país era muito frio e não as tinha. Aprendeu a aproveitá-las e hoje está com 86 anos e muita vitalidade! Aprendi com ela e em meus estudos que os vegetais servem de alimento para o organismo e para a pele, com uso externo.
 
Então, meninas, lembrem-se: escolham a saúde. Beleza e vitalidade virão junto. Ao lançar meus produtos, escolhi ter, assim como uma feira, um jardim envasado nos óleos essenciais, para ter um jardim ou pomar, com laranjas, limões, pimenta-negra, gengibre, alecrim e tomilho, entre outras ervas, frutas, verduras e especiarias.
 
Na antiguidade, tudo isso era cultivado e representava saúde. Uniam-se boa alimentação, exercícios, chás e muita, atividade física, ao contrário dos tempos atuais. Os médicos só cuidavam de prevenir a vida de doenças, e não curá-las. Na medicina tradicional chinesa, dizia-se que, se algum aldeão ficasse doente, o médico não só deixaria de receber seu pagamento como teria uma bandeira vermelha exposta em sua residência para dizer que não soube cuidar bem da saúde dele.
 
Proponho que, a partir de 2009, nós – mulheres de qualquer idade – juntemos nossas forças, mesmo que seja pela internet (sites, e-mails e blogs), e voltemos a valorizar a nós e à mãe-terra, que tudo provê, como uma mãe sempre fará a seu filho. Mesmo que maltratemos a terra, ela sempre nos devolverá flores. Age como uma mãe que, por mais esquecida, sempre deixará o ninho de seus filhos prontos para longos voos quando quiserem voltar e descansar em suas asas.
 
Meninas de 20, 30, 40, 50, 60: sempre estarei aqui para um conselho sobre o que aprendi nestes meus 50 anos. Já passei a meninice, a menarca, a adolescência, a fase do casamento, três gestações e sou avó. Ensino filhas e nora que a última palavra é sempre do homem, ou seja, “Yes, minha rainha”. Apesar de sempre ter trabalhado e vivido os anos da liberdade e feminismo, acho que o homem deve prover a casa e proteger e cuidar da mulher e dos filhos. Isso não quer dizer que não podemos dividir tudo. Significa apenas que, como não temos tanta testosterona, não podemos nos fazer mais fortes do que somos. Os homens devem entender nossas alterações hormonais, mas nós também devemos entendê-los e torná-los nossos companheiros.
 
Para estar sensual sempre, faça este banho:
 
- 1 colher de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva;
- 10 ml de Óleo Vegetal de Gerânio;
 
Se estiver com TPM e inchaço, use 6 gotas de Óleo Essencial de Gerânio no banho ou faça massagens.
 
Depois, use o creme de grapefruit, que auxiliará na celulite e até na ansiedade.
 
No rosto, use 5 ml de Óleo Vegetal de Rosa-Mosqueta e 1 Gota de Óleo Essencial de Gerânio, para ficar com a pele macia e brilhante.
 
 
Quem se ama passa amor; quem é feliz passa felicidade, apenas pelo brilho no olhar. Respeite e ame – a si mesma e ao próximo – e sinta-se a pessoa mais bonita da face da Terra.
 
 
Sobre Sâmia Maluf e By Samia Aromaterapia
 
(*) Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Passou por treinamento e educação continuada em adictos, para entender como atuam as drogas, quais medicações devem ser utilizadas em cada caso e como elas interagem no Sistema Nervoso Central.
 
Ela possui formação em Aromaterapia e em Aromatologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações), trabalhando com o atendimento de pacientes e como consultora na área para empresas e spas em todo o Brasil.
 
A By Samia Aromaterapia é uma empresa voltada para os conceitos da Aromaterapia e Aromatologia, buscando mais qualidade de vida para as pessoas por meio da utilização de óleos essenciais. Visite o site: www.bysamia.com.br

 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
andreia silva de azevedo , em 14/01/2012 - 23h43

Adorei a matéria pois atraves dela pude rencrontrar minha prima Jackceline e por sinal uma baita de redatora e poderosa!!!! agora espero que ela possa receber esta mensagem e ligar nos numeros: (95) 32248865/81163661/91662631 MORQAMOS NO ESTADO DE RORAIMA E ESTAMOS TODOS ANSIOSOS AGUARDANDO UM OK BJS ADRIANA E ANDREIA.

claudia soares, em 16/04/2011 - 18h30

Olá,estou procurando a jackeline.,vcs tem o endereço ou um email.. aguardo. obrigada

ADRIANA BEZERRA, em 21/08/2009 - 20h30

JACKELINE COSENZA,ADOREI A SUA MATERIA PRECISO DE SEU EMAIL

rodenil, em 06/03/2009 - 00h46

Amei o depoimento, o texto e os ensinamentos. Acatei com maior carinho e confiança, como também farei uso das dicas que foram colocadas. Isso é uma lição de vida!! Obrigada por mais um aprendizado que recebo hoje.

Dirceu Martins de Azevedo, em 05/03/2009 - 10h56

Para manter a saúde e seu compo em equilíbrio, crie o hábito de consumir alimentos orgânicos. Saudáveis para o planeta e saudáveis para você. Dirceu Martins de Azevedo http://www.e-campo.com.br/organicos

keke, em 04/03/2009 - 12h52

é porque tem bastante gente gay nessa vida meu primo namora um que vergonha ridiculo ver isso.brincadeirinha só pra zuar sua cara

 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
21/11/2017 - 06h32
Dia amanhece com céu aberto, mas previsão alerta para chuva forte em MS
21/11/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
20/11/2017 - 15h50
Conab divulga preços de frutas e hortaliças no mês de outubro nos Ceasas
20/11/2017 - 12h50
Laudo descarta que macaco achado morto na Capital teve febre amarela
20/11/2017 - 11h53
Ocupantes de submarino argentino estão vivos, acredita Marinha
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.