zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Carnaval - 20/02/2009 - 14h10

Mergulhadores dos Bombeiros garantem segurança neste carnaval




Por Marcio Breda, do Notícias MS

 

Para garantir a segurança dos foliões nos principais pontos turísticos do Estado neste carnaval, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul enviou um reforço de 40 militares, sendo que 18 deles possuem o Curso de Mergulho Autônomo de Resgate, ou seja, possuem treinamento para mergulhar numa profundidade de até 39 metros.

O efetivo será distribuído principalmente nos municípios de Bonito, Corumbá, Aquidauana e Rio Verde, considerados áreas de risco para afogamentos. A qualificação dos Bombeiros contribui diretamente para diminuir o número de vítimas nos rios do Estado. De acordo com o setor de estatísticas da corporação, 24 pessoas chegaram a ser socorridas com vida e 25 em óbito em 2007. Já no ano de 2008 foram resgatadas 47 pessoas com vida e 20 em óbito.

O major Edson Ferreira Pinto, responsável pelo treinamento dos bombeiros mergulhadores, informou que o Estado conta hoje com 50 militares capacitados para esse tipo de resgate. "Poucos bombeiros do Brasil possuem esse curso, pois ele exige muito dos militares. No último treinamento que realizamos, em 2006, 25 homens se inscreveram e apenas 15 conseguiram a qualificação".

Um dos estágios mais complicados do treinamento é quando os militares são colocados numa câmara hiperbárica. Nela são submetidos a uma pressão ambiental superior à atmosférica, respirando nitrogênio. Os alunos chegam a ficar com a sensação de estado de embriaguês e ficam com a voz "de pato". A saúde de cada militar é acompanhada pelo médico Assis Marinho, que avalia o estado físico e psicológico de cada bombeiro.

De acordo com o major Edson, o treinamento é realizado durante aproximadamente 45 dias e compreende aulas teóricas e práticas. Os treinamentos acontecem na represa da CESP, em Bataguassu, na Lagoa da Pedreira, em Dourados e na Lagoa Misteriosa, em Bonito, local onde mergulhadores profissionais ainda não conseguiram chegar no fundo, alcançando no máximo 120 metros de profundidade.

O curso exige muito do candidato, testando suas capacidades e conduzindo-os aos seus limites individuais. O treinamento tem objetivo de qualificá-los e deixá-los seguros para enfrentarem situações reais, suportando as pressões que irão enfrentar, seja inerente diretamente à atividade ou provenientes do clamor público.

"Grande parte dos casos, ocorrem em condições adversas de temperatura, visibilidade, correnteza, obstáculos, entre outros riscos envolvidos. Por isso o preparo exige muito do bombeiro", afirma o major Edson.

Saiba mais sobre o curso

Existe diferença entre o mergulho esportivo e lazer em relação ao de caráter profissional, apesar de estarem sujeitos aos mesmos tipos de alterações fisiológicas provocada pela imersão. O mergulho profissional sempre terá uma missão ou alguma tarefa específica a ser cumprida. Por isso o Mergulhador de Resgate tem que enfrentar todas as adversidades do mundo subaquático. E quase sempre os mergulhos são realizados em águas desconhecidas, sem visibilidades, com correntezas, relevo de fundo acidentado e independente da temperatura da água, aumentado o risco de acidentes e das condições física, fisiológica e psicológica.

Para se tornar um mergulhador de resgate, o bombeiro deve fazer o curso de mergulho autônomo de resgate (CMAUT). No treinamento ele passará por uma bateria de exames seletivos, que compreende anamnese, testes físicos para medir a capacidade aeróbica e anaeróbica e exames médicos (raios-x do tórax e dos seios da face, audiometria, expirometria, ecocardiograma, eletroencefalograma, sangue, fezes, urina e teste hiperbárico em câmara de descompressão).

O profissional do mergulho fica sujeito às doenças e acidentes como narcose, doenças descompressivas (DD), barotraumas, embolia traumáticas pelo ar (ETA), intoxicação por oxigênio e por gás carbônico. A narcose é o acidente de mergulho induzida pelo excesso de nitrogênio no organismo do mergulhador, tem relação com a profundidade e tempo do mergulho. O nitrogênio é um gás inerte que quando inalado sob pressão produz um efeito narcótico (anestésico), promovendo um conjunto de sinais e sintomas bastante similares à intoxicação causada pelo álcool (embriaguez alcoólica).

Segundo dados da Marinha, um mergulhador narcosado apresenta euforia, sensação exagerada de bem-estar e autoconfiança, sensação de leveza na cabeça, dormência periférica, reflexos diminuídos, prejuízo no julgamento e tomada de decisão, perda da memória, progressiva depressão sensorial, alucinações, inconsciência e coma.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
valter, em 27/07/2009 - 09h15

quantos metro de mergulho eu devo faser acompençasao de mergulho.e como e quando devo faser a descompressao. aonde eu mergulho a maior profundidade e de 25 metro eu quando fiz o meu curso demergulho com os meus instrutores.maj nunes.e sgt eudes esse sgt ele fez o curso dele em sao paulo ele foi o 1 colocado.nois aprendemos fazer desalagamento de mascara.flutuabilidade de material submergido. cachimbar emais outros itens. aminha apneia e de 3.45 serar que eu estou preparado para faser esse curso espero a sua resposta e se for possivel mande algumas vavagas para o nosso estado (piaui).eu estava trabalhando no desastre da basagem de algodoens que morreran 9 criança.e la estava os bombeiro de do paranar e la estava um cordenador de mergulho.e disse q haveria um curso de mergulo em altitude em setembro. ejiste alguma diferença em relaçao a esse curso de memergulho altonomo.se for possivel entre em contato com o meu IMAL

 
Últimas notícias do canal
01/03/2017 - 08h58
Estas 5 dicas vão ajudar você a driblar de vez a ressaca após o Carnaval
24/02/2017 - 09h50
Tradicional bloco Flor de Abacate homenageará o dentista Aziz Yunes
24/02/2017 - 09h40
Com mensagem de paz, Corte de Momo assume comando do carnaval em Corumbá
24/02/2017 - 08h40
Governo presente: nas ruas, bloco do Detran faz o carnaval da vida
23/02/2017 - 09h15
Cuidados com a rede elétrica durante o Carnaval
 
Últimas notícias do site
26/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
26/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
26/09/2017 - 08h39
PMA autua proprietários rurais por exploração ilegal de madeira
26/09/2017 - 06h21
Terça-feira tem previsão de chuvas isoladas e máxima de 37ºC
26/09/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.