especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Carnaval - 19/02/2009 - 09h48

Operação Carnaval 2009 garante segurança em todo o Estado




Rodrigo Ostemberg

Por Jorge Fernando Carrilho de Almoas, do Notícias MS

 

            Por meio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Operações de Fronteira (DOF), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) irá realizar a partir de amanhã (20) a “Operação Carnaval 2009”. As ações seguirão até quarta-feira (25), em todo o Estado.

            Contudo, os municípios que costumam receber maior fluxo de foliões e turistas nesta época terão atenção especial, tais como Aquidauana, Bonito, Cassilândia, Coxim, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Miranda, Paranaíba e Rio Verde e também os localizados na faixa de fronteira como Amambaí, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sonora.

            No intuito de prevenir e reprimir abusos e delitos comuns à época do Carnaval, como furtos, roubos e os causados pelo excesso de consumo de álcool e drogas, a Sejusp desenvolveu um planejamento operacional especial para esta época de grande aglomeração e movimentação de pessoas, seja em espaços públicos abertos ou em clubes. 

            Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a presença dos efetivos será total neste feriado. “Suspendemos férias e convocamos os administrativos para atuarem neste Carnaval. Contaremos ainda com mil alunos soldados da Polícia Militar, reforçando o policiamento preventivo em Campo Grande e nas principais cidades do Estado”, ressalta Jacini.

             Polícia Militar

           Em Campo Grande, a Polícia Militar contará com o efetivo normal de atendimento às ocorrências, e terá ainda reforço de 400 alunos soldados para realizar policiamento ostensivo a pé, com motocicletas, viaturas quatro rodas e montado.

             A mobilização principal será nas comemorações na Avenida Fernando Corrêa da Costa, do dia 21 a 24 de fevereiro, a partir das 19 horas; na Via Morena, local onde acontecerão os desfiles das escolas de Samba, nos dias 21 e 22 (sábado e domingo), a partir das 17 horas, e também na terça-feira (24), para o desfile das campeãs; e ainda no carnaval das Moreninhas. 

             Além do policiamento convencional, estes locais contarão com o policiamento montado e também com auxílio de equipes da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe). Haverá guarnições responsáveis pelo policiamento dos bailes de carnaval que acontecem nos clubes e imediações. 

            Com relação ao trânsito, todo policiamento será desenvolvido pela Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran), coibindo infrações e delitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro. A atenção especial da Ciptran será para evitar o consumo de álcool antes de dirigir, proibido desde junho de 2008 pela chamada Lei Seca.

            No interior do Estado, o policiamento também será reforçado, nas principais cidades, com a atuação dos alunos soldados que estão em curso de formação, totalizando mais 600 policiais.

                Polícia Civil 

            A polícia judiciária estará realizando suas atividades de pronto atendimento à população nas delegacias, mediante o registro de ocorrências, autos de prisão em flagrante e atendimento a locais de crime. Este trabalho será desenvolvido com número reforçado de delegados, investigadores e escrivães no Centro Integrado de Polícia Especializada (Cepol) e na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), ambas unidades com atendimento 24 horas.

            As unidades de interior também atuarão com equipes de reforço. Todos os integrantes da Polícia Civil que não estejam diretamente escalados no serviço do carnaval estarão de sobreaviso para eventual emprego.

            Corpo de Bombeiros  

            O Plano de Operações do Corpo de Bombeiros começou no dia 09 e segue até a próxima quinta-feira (26) na Capital e no interior. O Corpo de Bombeiros irá fiscalizar locais onde irão acontecer as festas para assegurar condições de segurança nas estruturas de clubes sociais, balneários, arquibancadas, entre outros.

            Outros 50 fiscais de vistoria estarão circulando entre os foliões para garantir a segurança no decorrer dos eventos. A corporação vai atuar também de modo preventivo com atividades de serviços técnicos e assistenciais, nas diversas áreas há postos para atender possíveis vítimas de afogamento, ingestão excessiva de bebida alcoólica, lesões corporais, acidentes automobilísticos, dentre outros. 

Com Waléria Ferraz/Sejusp

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
12/02/2018 - 09h42
Corumbá: Cultura, religião e críticas à corrupção marcam desfile das escolas de samba
11/02/2018 - 13h23
Domingo é dia de Carnaval com entrada gratuita em MS
09/02/2018 - 15h13
Prefeitura de Corumbá aposta em tecnologia e leva conceito de cidade inteligente para o maior carnaval do Estado
02/02/2018 - 10h40
Pantal Folia: inscrições abertas para concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval de Aquidauana
25/01/2018 - 08h00
Carnaval de Corumbá: LIESCO estabelece premiação em dinheiro para as melhores escolas de samba
 
Últimas notícias do site
19/02/2018 - 06h49
Semana começa com garoa e previsão é de tempo instável em MS
16/02/2018 - 06h53
AGENDONA: Fim de semana de enterro dos ossos, música, teatro, oficinas e mais
16/02/2018 - 06h13
Inmet prevê sol entre nuvens e chuva para sexta-feira em todo o MS
15/02/2018 - 16h16
A Falta de Educação
15/02/2018 - 16h10
Grupo busca voluntários para retirar toneladas de lixo do Rio Aquidauana
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.