zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 16/02/2009 - 07h25

Variedades




Por Adolfo Rodon

 

Me engana que eu gosto!

 

            Já por duas vezes membros do Governo do Estado anunciaram à chegada a região pantaneira, das imagens da nova TV Educativa de MS, agora inclusive com novo nome: TV Brasil Pantanal, que em Corumbá e Ladário deverá ser sintonizada no Canal 29.

 

            Na região do bolsão, incluindo Três Lagoas; no sul do Estado, incluindo Dourados e Ponta Porã e no norte, Rio Verde, Coxim e outros municípios, a sua imagem já é captada.

 

            Por que será que Corumbá sempre é a última cidade a receber benefícios dessa natureza? É o canal que divulga e valoriza os valores culturais de MS.

 

Os pioneiros da música raiz

            A legítima música sertaneja teve início com duplas inesquecíveis, dentre elas destacamos Tonico e Tinoco; Cascatinha e Inhana; Tião Carreiro e Pardinho; Zilo e Zalo; Jacó e Jacozinho; Liu e Léo; Zico e Zeca; Sulino e Marrueiro; Pedro Bento e Zé da Estrada; Moreno e Moreninho; Zé Carreiro e Carreirinho; Délio e Delinha; Palmeira e Biá; Irmãs Galvão; Tibagi e Miltinho; Belmonte e Amaraí; Xavantino e Pena Branca e cantores solo como Nhô Pai; Inezita Barroso; o meu amigo aquidauanense Franquito, já no setor de guarânias e polcas, que foi recordista em vendagem de discos e era destaque nos principais programas de TV dos anos 60, virando inclusive ator de cinema; o acordeonista Mário Zan que estourou com “Chalana” e mais alguns.

 

            Depois veio a fase de Chitãozinho e Chororó; Trio Parada Dura; Mato Grosso e Mathias e do Sérgio Reis, que foram os propulsores para a chegada de Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo; João Pedro e Daniel, até chegar a Bruno e Marrone e César Menotti e Fabiano.

 

            Como é bom logo ao amanhecer do dia ou ao anoitecer, ouvir esses astros da música sertaneja e da guarânia.

 

Panela Vazia

            Quem esteve passando uns dias em Corumbá, visitando entes queridos e amigos, foi o professor Jorge Vancho Panovich, que nos últimos anos reside no município de Pouso Alegre no Pará.

 

            Jorge Panovich ficou muito conhecido na Capital do Pantanal, quando nos anos 80 foi candidato a prefeito pelo PT, se apresentando no horário político de televisão, sempre exibindo uma panela vazia na mão, numa alusão a miséria devido à crise econômica do país naquela época.

 

Não a mudança de horário!

            Continua circulando a oportuna cartilha que orienta a população de MS, sobre as graves conseqüências da propalada mudança de horário no Estado. A mesma é uma iniciativa do Comitê Estadual pela Manutenção do Horário de MS, coordenada pelo deputado Paulo Duarte(PT); médico oncologista Adalberto Siufi; psiquiatra José Carlos Rosa Pires; cardiologista Luiz Ovando e pelo meteorologista Natálio Abrahão Filho.

 

            Felizmente  terminou o famigerado Horário de Verão. Aleluia.

 

Gírias ou falar difícil?

            Dicas para quem não gosta de gírias. Ao invés dos nossos leitores dizerem Conversa mole pra boi dormir, digam: Prosopopéia flácida para acalentar bovinos. História pra boi dormir: Colóquio sonolento para bovino repousar. Não diga mais pagar o mico, mas sim, creditar o primata. Ao invés de falar encher o saco, diga: inflar o volume da bolsa escrotal. Já chutar o pau da barraca significa derrubar, com a extremidade do membro inferior, o suporte sustentáculo de uma das unidades de proteção solar do acampamento. Troque engolir sapo por deglutir batráquio! Dar uma de João sem braço significa aplicar a contravenção do João, deficiente físico de um dos membros superiores. Nem a pau = sequer considerando a utilização de um longo pedaço de madeira. Nem que a vaca tussa quer dizer sequer considerando a possibilidade da fêmea bovina expirar fortes contrações laringo-bucais. Chutar o balde = derramar água pelo chão, através do tombamento violento e premeditado de seu recipiente com a extremidade do membro inferior. Tirar o cavalinho da chuva que dizer: retirar o filhote de eqüino da perturbação pluviométrica.

            Já essa última foi tirada do mais culto livro de palavras clássicas da língua portuguesa: A bucéfalo de oferendas não perquiris formação ortodôntica!(A cavalo dado não se olham os dentes!).

 

Ria de Graça

Nem com vendaval...

            Um casal de idosos estava na sala da casa, quando a empregada chega correndo da padaria e diz: - Dona Mariiia, ta uma ventania lá fora, que ta levantando tudo! Então mais do que depressa a mulher diz para o marido de 94 anos: - Zé, da uma saidinha lá fora...

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
Jorge Panovich, em 27/05/2009 - 21h21

Eu estou residindo em Monte Alegre-PA e não em Pouso Alegre. Muito obrigado de se lembrarem de mim, pois fiz a minha história na minha querida cidade Branca, a capital do Pantanal hoje agredita pelas queimadas. Aqui fica o nosso protesto contra a morte do Pantanal.

 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
20/11/2017 - 09h13
Sem-terras são autuados em R$ 11 mil por exploração ilegal de madeira
20/11/2017 - 08h50
Terreiros saem pelas ruas com oferendas para lembrar Oxum e pedir respeito
20/11/2017 - 08h43
Governador entrega e lança novas obras em Caarapó e Amambai
20/11/2017 - 08h40
PMA resgata turistas e piloteiros que naufragaram durante temporal
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.