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O Estado do Pantanal - 11/02/2009 - 13h45

Ferrovia vai mudar cenário econômico do Estado




Divulgação

Por Nadjanara Morbeck, do Notícias MS

   

        O ramal ferroviário que será construído pela Ferroeste, ligando Mato Grosso do Sul ao Porto de Paranaguá (PR), segundo o vice-governador Murilo Zauith (DEM), vai mudar o cenário econômico do Estado. "Esta obra vai impulsionar a economia de todos os municípios, principalmente daqueles situados na região da Grande Dourados e do Cone Sul", destaca.  A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 2 bilhões no ramal ferroviário, que terá aproximadamente 950 quilômetros de extensão. O projeto prevê utilização de recursos do Governo Federal e dos governos estaduais do Estado e do Paraná.

       No início do ano passado, o vice-governador participou da  primeira reunião em Dourados com os diretores da Ferroeste para discutir a importância do projeto do ramal ferroviário. "O governador André Puccinelli e eu fomos até Brasília e conseguimos sensibilizar o Governo Federal sobre a importância desta obra para o crescimento da região Centro-Oeste e do Brasil. Convencemos as autoridades e hoje a ferrovia deixou de ser uma meta estadual, passando a ser um projeto nacional para garantir o desenvolvimento do País", ressalta Murilo.

       Ele lembra que o custo da produção está atrelado diretamente ao preço do frete. Com uma ferrovia ligando o Estado até Paranaguá, os produtores de Mato Grosso do Sul terão mais chances de competir com o mercado externo. O vice-governador lembra que a ferrovia é importante para todos os setores, citando como exemplo que ela será fundamental para o escoamento do açúcar e do álcool produzidos pelas usinas existentes no Estado. "Cerca de 80% das usinas estão situadas na região do Cone Sul e, portanto, serão beneficiadas diretamente com a ferrovia".

       Na primeira etapa do projeto será construído ramal ferroviário ligando as cidades de Paranaguá (MS) até Mundo Novo (MS), envolvendo uma extensão de aproximadamente 650 quilômetros e um investimento de R$ 1,5 bilhão. A segunda etapa envolve o trecho deste ponto até a cidade de Maracaju, envolvendo mais 300 quilômetros e um investimento de R$ 300 milhões. Haverá necessidade da construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, ligando Guairá (PR) e Mundo Novo. A obra custará aproximadamente R$ 100 milhões. Outros R$ 40 milhões serão investidos na construção de um terminal de transbordo, semelhante ao que existe hoje em Cascavel (foto).

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