zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 02/02/2009 - 08h52

Coisas que Acontecem




Por Farid Yunes


Balança mesmo

            É mais um fato incrível que acontece em Corumbá-MS. Os fiscais do INMETRO vão até a Cidade Branca, fiscalizam o comércio estabelecido, verificando minuciosamente balanças, auferem bombas de combustíveis, enfim, fazem um monte de exigências. Enquanto isso balanças, que balançam mesmo funcionam livremente.

            Consumidores desconfiados às vezes conferem em balança regulada e verificam que sempre é ele o perdedor. Que tal a Prefeitura de Corumbá instalar balanças oficiais nas feiras-livres, para tirar dúvidas sobre eventuais fraudes nas pesagens?

 

Feiras-livres

            Excelente o trabalho da Guarda Municipal nas feiras-livres de Corumbá. Só a presença dos seus componentes já inibe ações de vândalos, batedores de carteira e outros com más intenções. Agora falta alguns feirantes fazerem à parte que a eles competem como, por exemplo, a padronização de barracas em cores e tamanho, instalações mais modernas e nunca deixarem de acondicionarem os lixos produzidos por eles em sacos plásticos apropriados para serem recolhidos pelos caminhões coletores ao final do expediente.

            Poderia se criar no espaço existente entre a lateral do Centro Múltiplo de Saúde(Transbordo) e a calçada da Rua 13 de Junho, um estacionamento para bicicletas, contendo barras de ferro para os ciclistas prenderem as mesmas com corrente e cadeado.

Com isso evitaria a circulação das chamadas “magrelas” no meio das feiras-livres. Uma outra providência: estabelecer horário para carga e descarga de mercadorias.

 

Vereadores e prefeitos

A Justiça mantém a decisão de multar em dez mil reais por dia a Câmara anterior de Ladário-MS, bem como o ex-prefeito Mendes Sampaio, caso não devolvam o que receberam a mais. É que eles mudaram a regra no meio do mandato em beneficio próprio, quase que dobrando os salários dos edis ladarenses. O de Sampaio então, saltou de R$ 5 mil para R$ 15 mil, ou seja, um aumento de 200% com toda essa crise mundial.

            Caso não devolverem serão inscritos na dívida ativa e, com isso, poderão ficar inelegíveis por até oito anos. Para o ex-prefeito a devolução poderá atingir trezentos mil reais e para os vereadores da legislatura passada, cem mil reais. Fato idêntico já aconteceu com a Câmara de Corumbá nos anos 80.

 

Mistério

            Algumas coisas precisam ser esclarecidas em Ladário-MS, referentes à ex-administração Sampaio. Primeiramente onde estariam veículos(ônibus), já que existem processos no Ministério Público Estadual sobre a venda de alguns como ferro velho.

            Um outro fato é que o montante da dívida ativa seria de três milhões e meio de reais. Hoje constam apenas três milhões e duzentos mil reais. Portanto, onde foram aplicados os trezentos mil reais?

            São motivos suficientes para se fazer uma Auditoria, conforme sugerimos em algumas edições anteriores.

 

Sem assistência

            Em dezembro de 2008, duas pessoas teriam morrido por falta de assistência, onde nenhuma ambulância da Prefeitura de Ladário estaria funcionando, assim como também outras viaturas daquela Municipalidade.

            Agora, já no primeiro mês da nova administração, três ambulâncias já estariam em funcionamento, atendendo a sofrida população ladarense.

            Um outro fato é que em situação emergencial, a nova administração já teria colocado em pleno funcionamento uma pá carregadeira que estava encostada na gestão passada.

            Oito anos de calamidade resulta nisso tudo aí.

 

Fartura de combustível

            Um absurdo teria sido o elevadíssimo consumo de combustível feito pela prefeitura de Ladário, somente no último mês de José Francisco Mendes Sampaio como prefeito, que foi dezembro.

            Mesmo com quase nenhuma viatura oficial estando em condições de funcionamento, o consumo teria sido de cinquenta mil reais, enquanto isso escolas sem piso, ostentando grandes aparelhos de ar-condicionado, onde internamente existem buracos. São coisas inacreditáveis e inadmissíveis que merecem punição.

 

Vereadores de Ladário

O que a Câmara de Ladário na legislatura anterior fez para impedir fatos “misteriosos” na administração de Sampaio, se o primeiro mandamento do Vereador é fiscalizar o poder público? Fica comprovado ter ocorrido um conluio, pelo fato da Câmara Municipal ladarense ter aprovado ilegalmente e simultaneamente os aumentos em seus vencimentos. Um outro fato foi a votação pela segunda vez para aprovar as contas de Sampaio, que foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

 

Porto de Ladário

            Delcidio Amaral viabilizou hum milhão e meio de reais para construção do porto de Ladário. Sampaio adulterou o projeto original e fez primeiro o asfalto, provocando a suspensão da obra pelo Governo Federal, tendo em vista o desvio dos primeiros trezentos mil reais destinados à construção do porto.

            Devido a essa atitude de Sampaio, Ladário hoje está na lista negra do Governo Federal e não poderá mais receber recursos, até que seja feito um estudo profundo sobre essa irregularidade cometida pelo ex-prefeito.

 

O choro de MS

            Por força da lei, dezoito por cento dos recursos que teria que ser repassado pelo Governo Federal ao Mato Grosso do Sul é retido pela União, para abater dívidas antigas.

            Um outro fato que tem prejudicado o nosso Estado é a Lei Kandir, que também é do Governo Federal, que isenta de ICMS os produtos exportados pelos estados.

            Ambas as leis foram criadas no Governo Fernando Henrique Cardoso, tendo sido assumidas pelo governo do PMDB de Wilson Barbosa Martins e com aprovação de André Puccinelli, que na época era deputado federal.

 

Politicagem

            É de conhecimento geral que em governos anteriores a Secretaria de Segurança do Mato Grosso do Sul sempre foi comandada por políticos.

Hoje tem como responsável um profissional da área que é o Dr. Vantuir Jacine, delegado da Polícia Federal e que tem princípios e honestidade, não sendo de uma hora para outra que vai transformar a segurança pública em MS.

            A questão também é de mentalidade e filosofia.

 

BLITZ

            Muito aplaudida a Blitz efetuada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Trânsito na Avenida General Rondon, a principal de Corumbá, no final de semana.

            Somente com a presença das guarnições policiais é que se impõe respeito e impede abusos praticados por “mocinhos” malabaristas ao volante.

            Um outro fato de suma importância é a presença da Guarda Municipal de Trânsito em horários não convencionais. Isso é muito bom e transmite confiança a população.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
jonas canindé ribeiro da cunha barros, em 16/02/2009 - 12h08

Gosto de ver que tem quem se preocupe com a administração ladarense, pois isso significa tentativas de melhoria para a sociedade ladarense.

 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.