zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 22/08/2008 - 08h15

Além de turistas, Bonito é destino certo para empreendedores




Edemir Rodrigues

Por Gizele Cruz de Oliveira/Notícias MS

        Muitas vezes destacado na mídia nacional pelos atrativos, Bonito – e seu turismo sustentável – ganha espaço também como oportunidade de bons negócios. Um programa jornalístico da TV Record News voltado para o público empresarial mostrou esta semana que a aposta em Bonito significa empreendimentos bem-sucedidos.
 
          Apresentado pela jornalista Fátima Turci, o “Economia e Negócios” abriu espaço para um empresário do maior resort do município e o diretor da empresa que está construindo o terminal de passageiros no aeroporto local. O enfoque das entrevistas foi o exemplo bem sucedido de localidades que aliam a co-gestão governo/iniciativa privada para não perder o ritmo do desenvolvimento no turismo interno.
 
          “Por seis anos eleito melhor destino de turismo sustentável, um dos 60 municípios promovidos pelo Ministério do Turismo no exterior, e para completar o que falta de infra-estrutura, o governo recorreu à parceria da iniciativa privada”. Com essa introdução, a jornalista abriu a conversa sobre a concessão feita pelo Estado para a construção do terminal de passageiros e operação aeroportuária pela empresa Dix Empreendimentos, o impacto da nova estrutura, e o potencial já confirmado e futuro para os negócios em toda a cadeia turística.
 
          Empresário do resort Zagaya e vice-presidente do Bonito Convention & Visitor Bureau, Guilherme Miguel Poli contou como a aposta da família de hoteleiros paranaenses superou as expectativas, desde que se instalou na cidade sul-mato-grossense, há 12 anos. “Mesmo sem o acesso aéreo direto, Bonito sempre atraiu e atrai muita gente”, disse, citando que hoje as condições da estrada são boas e prevendo acréscimo no movimento, “agora que o aeroporto está saindo”.
 
          Poli destacou que uma das grandes vantagens em Bonito é a união de toda a classe empresarial, que trabalha aliada. “Nossa concorrência acontece só fora dali, em outros destinos”, contou, garantindo que o excedente de visitantes que surgir encontrará serviços de ótima qualidade em hospedagem, gastronomia e atrativos.
 
          Desafiado pela apresentadora a “vender” o destino que representa, Poli enumerou: “Bonito é singular por reunir todas as atrações em um só lugar, temos até praia [oriunda da recuperação de uma área degradada pela extração de calcário]; se você comparar com Fernando de Noronha, ou locais do Norte/Nordeste, Bonito é perto para quem vem do Sul e do Sudeste. E tem a gastronomia, nosso churrasco é fantástico, o peixe, a sopa paraguaia...”.
 
          Guilherme Poli estima que o número de turistas que hoje chegam por meio aéreo a Campo Grande e seguem por terra para Bonito – cerca de 100 diariamente – deve crescer em cerca de 40% na próxima temporada com a ligação direta do Sudeste até a cidade de destino final.
 
          Diretor da empresa pernambucana Dix Empreendimentos, Frederico Siqueira explicou por que entrou na concorrência para construir e operar o terminal. “Primeiro, Bonito é tão Bonito que o nome não traduz, confesso que me surpreendeu. Outro fator foi conhecer o potencial da infra-estrutura de serviços já existente, com hotéis belíssimos, um moderno centro de convenções feito com elevado investimento privado. Nós pensamos: ‘se todos acreditam, por que não vamos acreditar?’.
 
          Ao explicar as qualidades do projeto – que respeita a característica ambiental - Siqueira destacou que o aeroporto já conta com uma boa pista de dois mil metros de comprimento por 30 de largura, balizamento noturno e luzes de emergência. Questionado pela apresentadora, ele garantiu que o passageiro encontrará no novo aeroporto toda a estrutura de atendimento com conforto, segurança e serviços, como os de compras e restaurante. “Fizemos um projeto modular, de 1.800 metros quadrados, sendo que metade já vai estar pronta agora”.
 
          Para o empresário, atingir as expectativas de público (até 240 mil passageiros/anos após a segunda fase de obras e operando na capacidade total) depende de três fatores: a habilidade de gestão da empresa e das companhias aéreas em oferecer bons serviços; o bom desempenho do empresariado do restante da cadeia; e as ações do poder público para vender bem o destino turístico.
 
          Poli e Siqueira revelaram que as tratativas lideradas pelo governo estadual estão adiantadas com a empresa aérea Ocean Air, com previsão de iniciar a operação com dois vôos regulares semanais e mais um vôo charter aos fins-de-semana.  Segundo Poli, a companhia tem o mesmo perfil do governo André Puccinelli, “são empreendedores, que arriscam, e vão buscar”.
 
          A expectativa é ter depois mais empresas operando a linha. Sobre o custo da passagem, o diretor da Dix avalia que as companhias poderão ofertar tarifas razoáveis, condizentes com a distância não tão longa entre a origem e o poder de compra do turista que compõe o principal perfil do visitante de Bonito: pessoas do Sudeste (cerca de 50%) e Sul do Brasil.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/06/2017 - 08h03
Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016
05/06/2017 - 08h00
Onça-pintada é tema de exposição interativa no Pantanal
29/05/2017 - 13h12
Cheia no Pantanal deverá atingir cerca de quatro metros e meio na metade do ano
17/05/2017 - 09h41
Cientistas desenvolvem alimentos processados de pescado pantaneiro
16/05/2017 - 14h17
Sete famílias deixam suas casas com início da cheia no Pantanal de MS
 
Últimas notícias do site
23/06/2017 - 16h02
TVE em Maracaju: governador Reinaldo e prefeito Maurílio Azambuja reativam sinal neste sábado
23/06/2017 - 14h16
Projeto de Moka quer acabar com distorção na disputa por vaga a pessoa com deficiência
23/06/2017 - 14h06
Fim de semana será de clima seco, com noites frias e tardes ensolaradas
23/06/2017 - 12h41
PMA autua pecuarista em degradar nascentes e dois córregos e áreas protegidas de matas ciliares
23/06/2017 - 10h35
Deputado Dr. Paulo Siufi solicita recolhimento de livro infantil que aborda incesto
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.