zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 12/01/2009 - 09h00

Variedades




Por Adolfo Rondon

Feriadão e superstição

            Muita gente reclamou que em 2008 diversos feriados caíram nos finais de semana, principalmente os funcionários públicos. Para compensar, em 2009 teremos só de feriadão sete, começando pelo dia 10 de abril, sexta-feira santa; 1.º de maio, dia do trabalho ou do trabalhador, que cairá numa sexta; 7 de setembro, data da Independência, que será numa segunda-feira; 21 de setembro, 231 anos da fundação de Corumbá, também em plena segundona; o Dia da Padroeira do Brasil Nossa Sra. Aparecida e das Crianças em 12 de outubro, igualmente caindo numa 2.ª feira; o Dia de Finados também cairá em uma segunda e, finalmente, o Natal, que iremos comemorar numa sexta-feira. Vai estar do jeito que o barnabé gosta para emendar com a Galopeira. Isso sem contar com os feriados de meio de semana, como por exemplo, o de Tiradentes em 21 de abril(terça-feira); o de Corpus Christi dia 11 de junho, quinta-feira; Dia de São João, 24 de junho, quarta, ponto facultativo; Somente o 15 de novembro, Dia da Proclamação da República é que cairá num domingo. Isso tudo sem contar com o carnaval agora em fevereiro.

            Por outro lado, aos supersticiosos informamos que neste ano teremos três sextas-feiras 13, começando pelo mês de fevereiro, em noite de lua cheia, bem a gosto de ?lobisomem?. Como dizia o inesquecível jornalista Mário Feitosa Rodrigues, ?... e o meu cabelo arrepiou!?.

 

Gás da Bolívia

            O Ministério de Minas e Energia, através do seu titular anunciou pela manhã que a Petrobras reduziria temporariamente a compra do gás boliviano, devido às usinas termelétricas movidas a gás no Brasil terem sido desligadas para dar lugar à geração de menor custo das usinas hidrelétricas, que estão operando em níveis elevados devido às chuvas. Com isso, a importação ficaria na faixa de 19 milhões de metros cúbicos por dia. Já no período da tarde do mesmo dia o ministro informa que o Brasil manterá a compra do percentual mínimo exigido em contrato, que é de 24 milhões de m3 diariamente. Comprando menos do que isso, paga multa. Menos mal para a receita do Estado e de Corumbá, por onde entra o gás. E será que as termas de Campo Grande e Três Lagoas ainda estão funcionando? Na época das instalações os corumbaenses choramingaram tanto, alegando que na Cidade Branca é que deveria ser instalada a primeira usina. Além do desemprego, caso a termelétrica tivesse sido instalada, com certeza os consumidores residenciais estariam revoltados com o elevado preço da tarifa referente à energia gerada a gás, sem falar da poluição que causaria ao nosso meio ambiente.

            Com relação à importação do gás boliviano, os maiores prejudicados somos nós, ou seja, Corumbá e Mato Grosso do Sul, com menos R$ 35 milhões mensais da arrecadação relativa ao ICMS do Gás da Bolívia, já que dos 31 milhões de metros cúbicos que o nosso país chegou a consumir, ocorreu uma queda para cerca de 20 milhões, em 5 de janeiro último e depois no dia 7 caiu para 17 milhões.

            Aproveitando a vinda do presidente Lula a nossa região, o prefeito Ruiter Cunha estará reivindicando a instalação de um Pólo Gás Químico aqui em Corumbá.

 

Sabedoria de Índio

            Uma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre uma batalha que acontece dentro das pessoas. Ele disse: - Meu filho, a batalha é entre dos ?lobos? dentro de todos nós. Um é o Mau que é representado pela raiva, inveja, ciúme doentio, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, prepotência, pena de si mesmo, culpa, mentiras, ressentimento, ódio, rancor, orgulho e superioridade.

            O outro ?lobo? é Bom. É alegria, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão, generosidade e fé.

            O netinho do índio então pensou naquilo que o avô lhe disse e após alguns minutos perguntou-lhe: - E qual lobo vence a batalha? O velho índio simplesmente respondeu: - O que você alimenta.

 

Agradecimento

            Também registro aqui a minha sincera gratidão ao Dr. Luiz Orro de Campos, um dos mais conceituados causídicos do nosso Estado, pela força de sempre, inclusive nos orientando nas ações ou recursos judiciais; ao benquisto casal de empresários Luísa-Luís Martins, por sempre nos ter convidado para os réveillons que são realizados no Nacional Pálace Hotel, inclusive com direito a mesa e ceia; a Sra. Beatriz Ribeiro Cavassa de Oliveira, titular da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais da Prefeitura Municipal de Corumbá e também primeira dama da cidade; ao casal Sra. Margarida-Sr. Carlos Grezzi e aos amigos Cleber de Oliveira Júnior, Suzana Hiran, Silva Neto(Tim), Marluci Brasil e Zico, pelas belíssimas mensagens enviadas via e-mail  durante o ano que se findou.

 

Saúde nota 10

            É o que todos mais desejam em 2009. As leguminosas são grãos que representam um papel importante na alimentação universal, como os feijões de qualquer tipo, ervilha, soja, lentilha, grão-de-bico e amendoim. A soja contém 40% de proteínas, as outras acima citadas contém em torno de 235, sendo todas ricas em tecido fibroso e apresentam uma envoltura de celulose no grão e alto teor de hidrato de carbono.

            As leguminosas são ricas fontes de cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, especialmente a tiamina. Embora não sejam leguminosas, as nozes e castanhas possuem muito valor nutritivo.

 

Filas nos bancos

            Já cansamos de bater nessa mesma tecla, todavia, tudo continua como dantes no quartel de Abrantes, ou melhor, no Banco do Brasil e em outras instituições bancárias, com relação as enormes filas diante dos caixas eletrônicos e principalmente no 1.º andar nos guichês normais de atendimento.

            Dias atrás uma senhora adentrou ao BB por volta das 11 horas e somente conseguiu sair lá pelas 14 horas, isso tudo ficando na fila especial destinada aos idosos, portadores de deficiência física, gestantes ou mulheres com criança de colo. Verdadeira tortura.

 

Justa homenagem

            Conforme já noticiamos, recentemente a ladarense Sra. Mathilde Monaco foi homenageada pela Câmara Municipal de Maringá, no estado do Paraná, que lhe outorgou o diploma de Honra ao Mérito, por ser a mulher que mais doa sangue voluntariamente no Hemocentro do Hospital Universitário da famosa ?Cidade Canção?, sendo doadora desde 2001.

            A Sra. Mathilde Monaco atuou como psicóloga em Corumbá, no período de 1974 a 2000. Foi professora universitária lecionando no CEUC-UFMS. Também militou no DETRAN(psicotécnico para motoristas); no Fórum da Comarca de Corumbá, na realização de perícias em diferentes varas, na APAE como psicóloga; no SENAC como instrutora; na ACLAUD com palestras e atendimento psicológico aos dependentes químicos; bem como atendimento em consultório particular realizando recrutamento, seleção e terapia. Realizou ainda inúmeras palestras em instituições de ensino, na Polícia Civil(treinamento) e em Igrejas. Atualmente está aposentada pela UFMS.

            Será que a Dra. Mathilde Monaco já recebeu alguma homenagem da Câmara Municipal de Ladário, sua terra natal ou aqui de Corumbá, onde prestou relevantes serviços a nossa comunidade, conforme podemos observar acima? Fica aqui nossa sugestão aos senhores vereadores de ambos os municípios.

 

Argentino x brasileiro

            Um argentino e um brasileiro estão perdidos no deserto há vários dias, até que encontram uma lâmpada mágica. Contentes, eles esfregam e dela sai um gênio que diz: - Olá! Cada um de vocês tem direito a um único pedido. O brasileiro logo retrucou: - Só um pedido? Que eu saiba eram três!. E o gênio responde: É, amigo...eram, dissestes bem, eram! Com essa crise mundial agora é só um pedido e olhe lá. Façam logo seus pedidos. O argentino logo pensa e diz: - Gênio, eu quero que você construa um muro gigante em volta de toda Argentina, que é para nenhum brasileiro entrar mais no nosso país! ? Muito bem, seu desejo é uma ordem, disse o gênio. E depois de construir num passe de mágica o altíssimo muro em torno da Argentina, pergunta: - E você, brasileiro? O que vai querer? ? Quero que você encha tudo aquilo lá de água!

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.