zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 20/08/2008 - 16h30

IEL/MS apresenta benefícios do PQF para MMX e Rio Tinto de Corumbá




Divulgação/MMX

Por Neyla Godoi/FIEMS

Durante reunião com as mineradoras MMX e Rio Tinto, na tarde de ontem (19/08), o IEL/MS (Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso do Sul) apresentou os benefícios de desenvolver o PQF (Programa de Qualidade de Fornecedores) no município de Corumbá. “Nós identificamos que as duas empresas buscam fornecedores que tenham preocupação social e ambiental”, disse o técnico do IEL/MS, Fábio Fonseca, que visitou as empresas-âncoras acompanhado pela coordenadora do IEl Nacional, Suely Pereira.

Segundo Fábio Fonseca, os trabalhos devem começar em fevereiro de 2009. “Estamos na primeira fase do processo, que é a de sensibilização dos parceiros, visitando as empresas e até mesmo a prefeitura. Depois partiremos para o diagnóstico nas fornecedoras para então qualificá-las de modo que tenham condições de atender às expectativas das empresas âncoras e, por fim, temos a certificação dos fornecedores”, explicou.

Ele acrescentou ainda que nesta quarta-feira (20/08) a equipe do IEL estará reunida com o secretário municipal de Desenvolvimento Industrial e Econômico de Corumbá, Fermiano Yarzon. “Vamos igualmente apresentar à Prefeitura de Corumbá o que é o Programa e de que forma ele contribui para o desenvolvimento local”, adiantou, informando que na manhã de ontem a equipe do IEL esteve na Vale Complexo Corumbá.

Expansão

A exemplo de Três Lagoas, onde estão sendo qualificadas empresas que passarão a atender a VCP (Votorantim Celulose e Papel) e IP (International Paper), o IEL/MS está estendendo o PQF para Corumbá e Dourados. A intenção é capacitar empresas para que possam atender a Vale, MMX e Rio Tinto, Cargill, Cerona, Perdigão, Independência e usinas de açúcar e álcool.

Segundo o superintendente do IEL/MS, Bergson Amarilla, chegou a vez dos fornecedores de Corumbá e Dourados conhecerem os detalhes do PQF que tem como objetivo qualificar micro, pequenas e médias empresas fornecedoras para atender a demanda das grandes indústrias. “O Programa visa o aumento do número e da qualidade dos negócios realizados entre as empresas sul-mato-grossenses fornecedoras de bens e serviços industriais e médias e grandes empresas compradoras, que são as empresas-âncoras, por meio de um processo de avaliação e qualificação de empresas fornecedoras, em critérios pré-estabelecidos”, explica Suely Pereira.


Participantes

De acordo com Fábio Fonseca, as empresas fornecedoras são indicadas para participar do Programa pelas empresas-âncora. Em seguida, no processo de sensibilização, é apresentado e acordado com as empresas indicadas um Plano de Ação, vinculado a treinamentos e consultorias, para que essas atendam os critérios estabelecidos pelas empresas-âncora. “Estes critérios, segundo as empresas-âncora, são itens críticos de avaliação no decorrer do processo de compra”, destaca o técnico do IEL/MS, acrescentando que as empresas fornecedoras recebem consultoria e capacitação para melhorar seus pontos mais críticos e também são avaliadas periodicamente.

Ele explica que os resultados das avaliações são disponibilizados às empresas-âncora participantes. “Após o processo de avaliação, as empresas fornecedoras recebem certificado chancelado pelo comitê gestor/âncora e pelo IEL/MS com a validade de um ano”, detalha, completando que uma característica pontual do PQF é o fato de não serem propostas “soluções de prateleira” ou “receitas prontas” para o sucesso. “Todo o processo de capacitação é feito, inicialmente, a partir de consultas a cada empresa trabalhada”, ressalta.

Agenda

Amanhã (21/08) as empresas âncoras de Dourados –Cargill, Cerona, Perdigão, Independência e usinas de açúcar e álcool – têm encontro agendado para as 14 horas para conhecer os detalhes do PQF. No mesmo dia, mas a partir das 16 horas, o Programa será apresentado à Prefeitura de Dourados.

“Durante explanação explicamos que o PQF promove a qualificação de pequenas e médias empresas fornecedoras de produtos e serviços às grandes indústrias, gerando ganhos de eficiência e produtividade para todos”, ressalta Fábio Fonseca, acrescentando ainda que o Programa fortalece as cadeias produtivas e cria novas oportunidades de negócios, um programa que une pequenas e grandes empresas pelo crescimento da indústria brasileira.

Leia outras matérias relacionadas:

IEL apresenta Programa de Qualificação de Fornecedores à Vale de Corumbá

IEL leva o Programa de Qualificação de Fornecedores para Corumbá e Dourados

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
21/09/2017 - 12h44
Dia da Árvore tem plantio e coral do Rede Solidária na Sedhast
21/09/2017 - 08h23
Campo Grande recebe primavera colorida pelos tarumãs e jacarandás
14/09/2017 - 05h50
Incêndio florestal que durou 10h consumiu pelo menos mil hectares
08/09/2017 - 07h45
Em uma semana, setembro já é o 3º mês com mais queimadas no ano
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 14h11
PMA desmonta acampamento e autua turistas por pesca ilegal
25/09/2017 - 14h00
Conab comprará sementes de milho em Minas Gerais
25/09/2017 - 13h24
Polícia captura foragido da justiça em Anastácio
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.