zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 20/08/2008 - 12h05

Projeto Música no Pantanal põe turistas alemães para dançar até a madrugada




Divulgação/Notícias MS

Por Karina Lima/Notícias MS

             Se depender da disposição dos proprietários rurais e da animação dos turistas europeus, o Projeto Música no Pantanal veio para ficar. Na abertura de sua programação do circuito Miranda, nas fazendas conjugadas Cacimba de Pedra - Reino Selvagem (226 km de Campo Grande), durante a noite da última segunda-feira (18), os hóspedes e funcionários das propriedades dançaram e cantaram ao som de músicas regionais interpretadas pela dupla Tostão & Guarani (com a colaboração de Michel Martins, na sanfona).
 
          Um grupo de 22 turistas alemães, que se hospedou durante três dias no hotel-fazenda, não resistiu ao som de muito chamamé, toada, arrasta-pé, polca e guarânia. O resultado não poderia ser outro: todos caíram na dança até o início da madrugada de terça-feira (19), interagindo também com funcionários (cozinheiras, camareiras, garçons, peões e pessoal administrativo) da pousada e dos projetos de pecuária (criações de bovinos, ovinos, eqüinos e jacarés) das duas fazendas. A festa só não foi mais longe pelos compromissos que os turistas tinham em tomar o café da manhã às 5h30 e embarcar logo em seguida para o Paraná.
 
          Com 25 anos de carreira e ícone da música regional sul-mato-grossense, a dupla Tostão & Guarani rompeu a barreira entre as línguas portuguesa e alemã através de muita animação, simpatia e descontração, além  de contar com o apoio da tradução de Valdir Daenecke, o mais antigo (20 anos de atividade) guia turístico do Pantanal em Mato Grosso do Sul – profissional que domina cinco línguas: português, alemão, inglês, italiano e espanhol.
 
          Antes de vir ao Brasil, o grupo de alemães tinha a opção de um roteiro na Amazônia e outro no Pantanal. Optou pelo último e saiu satisfeito. Pelo menos foi o que garantiu o responsável pelo grupo, o alemão Richard Schrade. "Fomos recebidos com muito carinho e atenção aqui na Cacimba de Pedra; a apresentação musical foi muito boa e fez com que a cultura, a espontaneidade e o calor do brasileiro contagiassem a nós, alemães", disse.
 
          Schrade, que reside em uma região próxima a Stuttgart, comemorou seu aniversário hospedado no hotel-fazenda Cacimba de Pedra. "Aqui eu fui recebido com o quarto todo decorado e com bolo feito para a data; foi muito bom", conta.
 
          A Cacimba de Pedra - Reino Selvagem aproveitou a estréia do projeto musical para oferecer aos hóspedes a "Noite Pantaneira". Uma das atrações para os turistas foi a gastronomia. Antes do show, os hóspedes saborearam o seguinte cardápio: carne de jacaré flambada ao molho de laranja acompanhada de legumes e arroz com açafrão e castanhas; pacu recheado assado, costelas de boi, saladas, frango ao molho e sobremesas (doces pantaneiros).
 
          O cantor Tostão era um dos mais empolgados com a programação cultural inédita iniciada nos hotéis-fazenda pantaneiros. "É uma lacuna que ainda existia em nosso turismo rural; com esta iniciativa não tenho dúvidas de que a atividade nas fazendas só vai crescer; ainda existem muitos produtores rurais que têm uma mina de ouro nas mãos, mas ignoram", opina.
 
          O projeto cultural surgiu a partir de uma idéia da proprietária da Cacimba de Pedra, Rosaura Dittmar, e obteve o apoio imediato das fundações estaduais de Cultura (FCMS) e de Turismo (Fundtur). Seu objetivo é integrar as raízes culturais com o desenvolvimento do turismo rural, levando músicos regionais para apresentações noturnas aos turistas hospedados em cada um dos seis hotéis-fazenda da região de Miranda que aderiram à iniciativa.
 
          A abertura do Projeto Música no Pantanal, na Cacimba de Pedra - Reino Selvagem, contou com a participação dos dois proprietários – Rosaura Dittmar e Gerson Bueno Zahdi – e com a presença da secretária de Turismo de Miranda, Cida Prado, e do presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural de Mato Grosso do Sul (Abraturr/MS), Alexandre Costa Marques, dentre outras autoridades.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
Armando de Amorim Anache, em 17/10/2008 - 12h55

Cara leitora Irene, Os telefones de contato da dupla Tostão e Guarany são: (67) 765-3265 e (67)9985-4525. Constam no último DC, lançado pela Gravadora Pantanal Discos, de Campo Grande, MS. Obrigado pelo acesso ao Portal Pantanal News. Atenciosamente, Jornalista Armando de Amorim Anache Editor - Portal Pantanal News www.pantanalnews.com.br

irene lopes azevedo, em 12/10/2008 - 18h03

eu quero adiquirir um cd do cantor tostao,tocador de sofona.onde eu posso consequir.

 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
26/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
26/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
26/09/2017 - 08h39
PMA autua proprietários rurais por exploração ilegal de madeira
26/09/2017 - 06h21
Terça-feira tem previsão de chuvas isoladas e máxima de 37ºC
26/09/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.