zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Olimpíadas 2008 - 18/08/2008 - 12h58

Brasil conquista um bronze e garante ao menos duas pratas nesta 2ª




Por Redação Pantanal News/COB (Comitê Olímpico Brasileiro)

Isabel (à esquerda) e Fernanda velejam na regata que lhes deu o bronze (Foto: Wander Roberto/COB)

A segunda-feira (18) foi especial para o esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Além do bronze conquistado pela classe 470 feminina, o Brasil garantiu, pelo menos, duas medalhas de prata. Isso porque as meninas do futebol estão na final dos Jogos e as duas duplas masculinas do vôlei de praia se enfrentarão na semifinal, o que garante uma delas na final.

Pequim 2008 vai entrar para a história como os Jogos Olímpicos das conquistas inéditas do Time Brasil. Depois da primeira medalha do judô feminino - o bronze de Ketleyn Quadros na categoria leve - e do primeiro ouro da natação - de César Cielo nos 50m livre -, nesta segunda-feira foi a vez de a vela feminina brasileira subir pela primeira vez no pódio olímpico. Em mais uma confirmação da evolução do esporte no País, Fernanda Oliveira e Isabel Swan conquistaram a medalha de bronze na classe 470, ao vencerem a última regata do programa, a medal race, no Centro Olímpico de Vela de Qingdao.

Foi a primeira medalha da vela brasileira nesta edição dos Jogos e a 15ª de sua história olímpica. Fernanda e Isabel terminaram a disputa com 60 pontos perdidos e só foram superadas pelas australianas Elise Rechichi e Tessa Parkinson, ouro com 43, e pelas holandesas Marcelien de Koning e Lobke Berkhout, prata com 53. Antes de brilhar em Pequim, as duas já haviam conseguido o melhor resultado do Brasil na classe 470 a quarta posição no Campeonato Mundial de 2006.

Durante boa parte da disputa, Fernanda e Isabel chegaram a estar com a medalha de prata ao alcance das mãos, mas o barco holandês se recuperou na disputa e conseguiu o quinto lugar na regata. "Parece ouro para mim. São três anos treinando juntas", comentou Isabel.

A conquista da medalha também serviu para deixar Fernanda mais à vontade, após a tensão dos últimos dias. "Não queria dar muita entrevista antes, estava cabreira", admitiu. Pior foi a contusão que sofreu na véspera da prova. "Fomos fazer um treino para o que imaginamos seria a medal race e dei um jeito nas costas. Saí do mar chorando. Mas. as costas de velejador sempre doem mesmo".

Os ventos sopraram também a favor de Ricardo Winicki, o Bimba, na classe RS:X. Depois do sétimo e quinto lugares nas regatas desta segunda-feira, ele subiu ainda mais na classificação geral e está em quinto lugar, com 52 pontos perdidos. Faltando uma regata para o fim da fase classificatória, o brasileiro está na briga.

A diferença para o primeiro colocado, o neo-zelandês Tom Ashley, é agora de 14 pontos. "Os representantes de Hong Kong e da China, eu já ultrapassei. Agora, meus maiores adversários são o israelense, o francês e o inglês, disse, referindo-se a Shahar Zubari, quarto colocado no geral, com 51 pontos perdidos; Julien Bontemps, terceiro, com 42; e Nick Dempsey, segundo, com 41.

No futebol feminino, mais um show de bola de Marta, Cristiane e Cia. A vítima desta vez foi a temida Alemanha, que havia derrotado o Brasil na final da Copa do Mundo de 2007. E o placar de 4 a 1, gols de Formiga, Marta e Cristiane (2), não deixa dúvidas da superioridade brasileira nesta primeira vitória sobre as adversárias em jogos oficiais. Com o resultado, as brasileiras garantiram vaga na final dos Jogos e, na pior das hipóteses, colocarão no peito a medalha de prata.

Em caso de vitória sobre os Estados Unidos, adversário da final da quinta-feira (21), às 21 horas, no Estádio dos Trabalhadores, o Brasil terá conseguido mais um resultado inédito: o primeiro ouro olímpico do futebol feminino. Em Atenas 2004, os dois países também decidiram o título e a vitória foi das americanas, por 2 a 1, na prorrogação. Na semifinal da Copa do Mundo e na final dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, as brasileiras levaram a melhor e golearam por 4 a 0.

O vôlei de praia masculino do Brasil também garantiu nesta segunda-feira lugar no pódio olímpico. Como Ricardo/Emanuel e Márcio/Fábio Luiz se enfrentarão na semifinal da quinta-feira (20), uma das duplas estará na final dos Jogos, o que significa, no mínimo a medalha de prata. O País pode sonhar, contudo, com resultado melhor: o ouro e o bronze de Pequim 2008.

Para chegar à semifinal, Ricardo e Emanuel tiveram que vencer os americanos Gibb e Rosenthal por 2 a 0 (21/18 e 21/17), na Arena de Vôlei de Praia de Chaoyang. Já Márcio e Fábio Luiz passaram pelos austríacos Gosch e Horst pelo mesmo placar e parciais de 22/20 e 21/17.

No vôlei masculino, a segunda-feira foi totalmente favorável ao Brasil. Graças à vitória de 3 a 0 sobre a Alemanha (25/22, 25/21 e 25/23) e à derrota da Rússia para a Polônia, a equipe brasileira garantiu a primeira colocação do Grupo B, com quatro vitórias e uma derrota, 13 sets ganhos e apenas quatro perdidos nos cinco jogos disputados na primeira fase.

Nas quartas-de-final, o time campeão olímpico terá pela frente a China, na quarta-feira (20). "A primeira fase serviu para a equipe se adaptar. Agora, esperamos estar na nossa melhor forma para passar pelas quartas-de-final e entrar na briga por medalhas. Chegou a hora da verdade, em que não é permitido falhar. Todos os adversários são praticamente iguais e o nível será muito forte em todas as partidas", avaliou.
No atletismo, Jadel Gregório precisou de apenas um salto para garantir a passagem para a final do salto triplo dos Jogos. Como o primeiro critério para definir os classificados era atingir a marca de 17m10, o brasileiro aproveitou logo a sua primeira tentativa para estabelecer 17m15. Além dele, só outros três competidores conseguiram o mesmo resultado, o que aumenta a esperança de medalha na disputa da quinta-feira (21), a partir das 20h20. "A estratégia deu certo, desgaste mínimo. O mais importante foi que consegui acertar minha marca. Agora é chegar à final e fazer o que eu sei fazer", disse Jadel,

Já o paulista Anselmo da Silva avançou à segunda fase dos 110 metros com barreira, ao se colocar entre os quatro melhores de sua série eliminatória, como exigia o regulamento da competição, com o tempo de 13s55.

No hipismo, o Brasil classificou dois conjuntos para a final individual do concurso de salto, na quinta-feira (21), no Centro Eqüestre Olímpico de Hong Kong. Rodrigo Pessoa/Rufus foi o sétimo colocado, com sete pontos perdidos; enquanto Bernardo Resende Alves/Chupa Chup terminou na 27ª posição, com 20 pontos.

O país pode ter ainda um terceiro conjunto na final individual do salto. Camila Mazza/Bonito Z ficou em 38º lugar após a fase eliminatória, mas aguarda se haverá a desistência de algum dos concorrentes para tentar vaga entre os 35 conjuntos que disputarão a prova decisiva da competição, em que todos entram com os pontos zerados. "A Camila está na boca de espera. Estou verificando se ela pode entrar caso algum conjunto seja obrigado a sair. Devo ter uma resposta sobre isso nesta terça-feira", explicou o Chefe de Equipe de saltos do hipismo, Marcelo Artiaga.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
07/12/2009 - 08h37
Motociclista morre ao bater em traseira de carreta na Guaicurus
25/08/2008 - 06h57
Lula considera 'razoável' participação brasileira nos Jogos Olímpicos
24/08/2008 - 09h30
Chama se apaga em festa com Beckham e Jimmy Page
24/08/2008 - 08h20
Maurren Maggi é a porta-bandeira do Time Brasil na cerimônia de encerramento
24/08/2008 - 06h05
COB constata evolução do esporte brasileiro e registra conquistas inéditas em Pequim
 
Últimas notícias do site
17/10/2017 - 16h42
PMA autua fazendeira por degradação em margem de rio
17/10/2017 - 16h02
Aprovado projeto que incentiva entidades filantrópicas
17/10/2017 - 15h58
Membro atuante da CPI, Dr. Paulo Siufi apoia reivindicação de trabalhadores da JBS
17/10/2017 - 14h39
Bombeiros fazem sobrevoo para avaliar combate a fogo que já destruiu 20 mil ha
17/10/2017 - 14h00
Fazendeiro é autuado em R$ 18 mil por desmatamento e exploração ilegal de madeira
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.