zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Olimpíadas 2008 - 18/08/2008 - 12h20

Hipismo: De fora, Doda aposta em Rodrigo Pessoa na disputa individual de saltos




Por Redação Pantanal News/COB (Comitê Olímpico Brasileiro)

Dois dias antes do início da disputa de saltos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008, em Hong Kong, Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, teve de tomar uma das decisões mais difíceis da carreira: desistir de participar dos Jogos por causa de um problema médico com sua égua, AD Picolini. Medalha de bronze com a equipe de saltos nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, nos Estados Unidos, e Sydney 2000, na Austrália, ele continuou na China como torcedor, mas também pondo sua experiência a serviço do time com conselhos e comentários.

"Foi bastante duro desistir, principalmente por eu ter feito um ano muito bom. Cheguei aqui a estes Jogos Olímpicos como nunca tinha chegado antes, com muita confiança e muita segurança na minha égua. Ela poderia fazer muito pela equipe, mas, infelizmente, ficou fora", lamentou.

Para o Chefe de Equipe de saltos do hipismo brasileiro, Marcelo Artiaga, a saída de Doda foi a primeira das fatalidades que contribui para deixar a equipe brasileira fora da final, disputada nesta segunda-feira (18). A segunda foi a queda do cavaleiro Pedro Veniss do cavalo Un Blanc de Blancs, ontem (17), primeiro dia da disputa por equipes: "Foi triste não ter classificado. Com certeza, antes de acontecer essa série de problemas, a gente esperava mais. Outras equipes tiveram problemas também, como a Grã-Bretanha e o Canadá, outros a só competir com três conjuntos. O Canadá ainda conseguiu se classificar no desempate pela medalha de ouro. Isso pode acontecer com qualquer um, só que o nosso problema custou muito caro". O fato de ter havido um desempate na final por equipes entre Canadá e Estados Unidos é visto como uma vantagem para o Brasil na decisão individual, em que os conjuntos norte-americanos e canadenses também competirão: "Pode nos beneficar pois, afinal, os cavalos têm que entrar na pista de novo e isso é um desgaste a mais para os nossos adversários".

Doda, agora, aposta suas fichas no atual campeão olímpico Rodrigo Pessoa e seu novo cavalo Rufus para a final individual, em que todos os conjuntos começam novamente zerados. Nos Jogos Atenas 2004, na Grécia, o brasileiro foi medalha de ouro montando Baloubet du Rouet. "Vejo o Rodrigo muito bem. Passou um ano difícil para acertar o cavalo. Mas está chegando aqui no auge. E, por não estar com o Baloubet, está sem a pressão de ser o favorito, apesar de ter um cavalo excelente. Mas tem que estar num dia bom", analisou.

Ele confirmou que o fato de ter completado a pista sem faltas na véspera, praticamente garantindo a classificação para a final por antecipação, permitiu a Rodrigo já começar a preparar o cavalo para a decisão: "No reconhecimento da pista ontem, ele me disse que se zerasse o percurso, não ajudaria o cavalo a saltar o último obstáculo hoje. Para, no próximo round, o cavalo já entrar com mais atenção. Com um cavalo ruim não dá para fazer isso, acontece o contrário, o cavalo erra e fica com medo, perde o moral".

Artiaga concorda que Rodrigo Pessoa está em sua melhor fase nos últimos tempos. "Ele está num momento espetacular, o cavalo dele está no auge. Tem outros com chance também, mas eu acho que ele pode defender o seu ouro", avaliou, vendo Rodrigo numa situação melhor do que a de Bernardo Resende Alves e sua montaria, Chupa Chup: "O cavalo do Bernardo saltou hoje melhor do que ontem. O Rufus é melhor do que o Chupa Chup e acredito que o Rodrigo tenha mais possibilidade, mas pode ser que eu esteja errado".

Doda concorda, com Artiaga e com o próprio Bernardo, que o cavaleiro e Chupa Chup dependem de um jornada inspirada: "Bernardo é um excelente cavaleiro, vai fazer de tudo. Eu vejo o Rodrigo num cenário mais positivo e o Bernardo vai depender de estar num dia iluminado".


Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
07/12/2009 - 08h37
Motociclista morre ao bater em traseira de carreta na Guaicurus
25/08/2008 - 06h57
Lula considera 'razoável' participação brasileira nos Jogos Olímpicos
24/08/2008 - 09h30
Chama se apaga em festa com Beckham e Jimmy Page
24/08/2008 - 08h20
Maurren Maggi é a porta-bandeira do Time Brasil na cerimônia de encerramento
24/08/2008 - 06h05
COB constata evolução do esporte brasileiro e registra conquistas inéditas em Pequim
 
Últimas notícias do site
24/10/2017 - 06h30
USP e Exército Brasileiro fazem expedição inédita ao Pico da Neblina
24/10/2017 - 05h55
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.