especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Olimpíadas 2008 - 16/08/2008 - 05h04

Time Brasil ganha reforço de última hora para competir no triatlo




Por Redação Pantanal News/Eusébio Galvão, da assessoria de imprensa COB

Para o torneio de triatlo de Pequim 2008, o Time Brasil irá competir com um estreante e dois veteranos. Mariana Ohata e Reinaldo Colucci já treinavam para os Jogos Olímpicos quando o brasiliense Juraci Moreira foi integrado à equipe. A convocação veio após a confirmação da vaga pela União Internacional de Triathlon, seguindo os critérios de colocação no ranking internacional. "Foi uma ótima surpresa a um mês dos Jogos. Mas eu estava treinando normalmente e não foi problema ser convocado tão em cima", diz Juraci.

Na prova masculina, seu companheiro será o paulista Reinaldo Colucci, campeão do Triatlo Internacional da Tailândia, em 2007, que fará a sua estréia em Jogos Olímpicos. Ele está confiante no trabalho feito até agora. "Nossa preparação foi ótima. Chego a Pequim pensando em ficar entre os dez primeiros, o que já seria um excelente resultado. Disputar os Jogos Olímpicos é a realização de um sonho".

O chefe da equipe, Antônio Carlos Moreira do Amaral, explica o trabalho feito até o desembarque na capital chinesa. "Treinamos com os líderes do ranking mundial em Jeju, na Coréia do Sul, onde fizemos a aclimatação. É uma região onde o calor é o mesmo que o de Pequim, com o nível de umidade alto. Somente os primeiros dias foram difíceis, pois os atletas transpiravam demais e exigia muita reposição de líquido. Depois fomos nos adaptando e tudo andou muito bem. Estamos com boas perspectivas quanto à nossa participação", disse.

O paulista Reinaldo Colucci, de 23 anos, participou da fase de aclimatação em Jeju junto com Mariana Ohata, atleta experiente em mares e pistas olímpicos. Ela esteve nos Jogos desde a inclusão do esporte no programa das Olimpíadas, em Sydney-2000. Em Atenas-04 foi a única brasileira a completar a prova. Aos 30 anos, a brasiliense prevê dificuldades. "São 55 atletas desejando a mesma coisa que eu, mas triatlo depende muito do dia. Depois de duas outras participações insatisfatórias, estou mais tranqüila desta vez", conta.

Assim como Reinaldo, Mariana acredita que pode chegar ao pelotão da frente. "Meu objetivo e ficar entre as 10 primeiras. Por mim, a competição já teria começado. Conheço as principais adversárias que estarão aqui, pois as enfrento nas competições ao redor do mundo. Em etapas mundiais são 80 competidoras. Em Pequim serão 55", revela. Mariana ficou feliz com o clima de Pequim. "Gostei do tempo e da temperatura que encontrei. Espero que continue quente. Na hora da prova torço por muito calor para desgastar as adversárias", antecipa.

Há um brasileiro no time que teme as condições da prova. Juraci Monteiro não esteve em Jeju e foi direto para Pequim. "No primeiro treino, senti demais a poluição. Especialmente na hora de nadar. A dificuldade para respirar parecia a que enfrentamos em grandes altitudes", contou. Mas ele concorda com Mariana que no triatlo tudo depende do momento. "É uma prova em que ficam todos juntos e não é comum haver alguém desgarrado. O negócio é estar sempre colado, num dia bom, e esperar por algum erro". Medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, ele ensina: "Lá eu não era favorito e ganhei. O segredo é saber a hora de aproveitar", ensina. "Em Pequim, Espanha, Austrália e Grã-Bretanha têm no mínimo dois atletas em cada equipe que podem ser apontados como favoritos às medalhas".

No triatlo, três provas de diferentes esportes são disputadas consecutivamente: natação, ciclismo e corrida. Para praticar o triatlo olímpico, o atleta deve nadar 1.500 metros, pedalar 40 quilômetros e correr outros 10. Além do esforço para concluir as distâncias, o triatleta precisa ser ágil na transição (o espaço em quem ele muda de prova): da natação para o ciclismo, e deste para a corrida. Há uma área de transição específica, primeiro para se pegar a bicicleta e depois para deixá-la.

A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Sydney-2000.

As provas de triatlo em Pequim 2008 acontecerão na Represa do Parque dos Túmulos Ming, em uma área de 12 mil metros quadrados. A largada acontece na doca localizada no lado sul da represa. A raia tem um quilômetro e meio, o que significa que os triatletas precisam dar apenas uma volta para completar a natação. Uma extensão de pista de 680 metros foi construída especialmente para o ciclismo. O atletismo utilizará uma pista de material flexível de fácil remoção.

Natação: 1.500m
Uma volta na Represa do Parque dos Túmulos Ming
Ciclismo: 40km
6 voltas of 6.66km cada
Corrida: 10km
4 voltas de 2.5km cada

O triatlo olímpico é uma competição sem intervalo entre as três etapas. O primeiro atleta a completar o percurso é o vencedor. A prova masculina dura em média 1h50, enquanto a feminina costuma ter por volta de 2 horas de duração.


Time Brasil no triatlo

Mariana Ohata
Reinaldo Colucci
Juraci Moreira

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
07/12/2009 - 08h37
Motociclista morre ao bater em traseira de carreta na Guaicurus
25/08/2008 - 06h57
Lula considera 'razoável' participação brasileira nos Jogos Olímpicos
24/08/2008 - 09h30
Chama se apaga em festa com Beckham e Jimmy Page
24/08/2008 - 08h20
Maurren Maggi é a porta-bandeira do Time Brasil na cerimônia de encerramento
24/08/2008 - 06h05
COB constata evolução do esporte brasileiro e registra conquistas inéditas em Pequim
 
Últimas notícias do site
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.