zap
GOV EMPREGO 22-06
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 15/08/2008 - 09h30

Sesi/MS divulga relação de empresas vencedoras da fase estadual do PSQT




Por FIEMS

O Sesi/MS (Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta sexta-feira (15) a relação das empresas vencedoras da fase estadual da 13ª edição do PSQT (Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho) nas categorias Micro, Pequena, Média e Grande Empresa. As vencedoras são as empresas que se destacaram por desenvolver ações que visam o desenvolvimento sustentável, sendo que na edição deste ano participaram 32 indústrias.

Na categoria Microempresa, a campeã é a Camapi Motores Ltda., de Dourados, enquanto a vice-campeã é a Ditália Indústria e Comércio de Plásticos Ltda., de Campo Grande. Já na categoria Pequena Empresa o primeiro lugar ficou para a União Indústria e Comércio de Plástico Ltda., de Campo Grande, e o segundo para a Rímoli & Cia Ltda., de Três Lagoas. A Real & Cia. Ltda., de Campo Grande, é a campeã da categoria Média Empresa, enquanto a Inflex Indústria e Comércio de Embalagens Ltda., de Dourados, ficou com o título de vice-campeã.

Na categoria Grande Empresa, o primeiro lugar foi para a Rio Tinto Mineração Corumbaense Reunida S/A, de Corumbá, e o segundo para a Cargill Agrícola S/A, de Três Lagoas. Das oito empresas em destaque este ano, também estiveram entre as premiadas em 2007, como a Camapi Motores, Ditália Indústria e Comércio de Plásticos, União Indústria e Comércio de Plásticos, Inflex Indústria e Comércio de Embalagens e Cargill Agrícola.

Para Maura Gabínio, superintendente do Sesi/MS, o PSQT é a demonstração de que as empresas estão preocupadas em desenvolver uma gestão de qualidade e aliar isso ao fator competitividade. “O PSQT não é um prêmio apenas e sim o resultado da determinação das empresas, dos gestores acreditarem que modificando o processo interno e elaborando modelos de gestão é possível chegar a um diferencial”, avaliou.

Ela destacou também que mesmo empresas que não participaram de edições anteriores, acompanhavam o processo e buscavam as melhorias. “Receber o prêmio não é resultado de ações de um ano só. As empresas participantes são visionárias e aquelas que já concorreram em edições anteriores e não se destacaram enxergam cada participação como uma oportunidade de melhorar as ações. E todo esse processo, todas essas melhorias nos deixa muito felizes”, concluiu.

Premiação

Todas as empresas que participaram da avaliação vão receber um certificado, enquanto a campeã da etapa estadual será premiada com um troféu que será entregue em cerimônia agendada para o dia 16 de setembro na Casa da Indústria, em Campo Grande. Segundo a coordenadora do Prêmio no Estado, Rozane Leite, as empresas que ficaram em primeiro lugar em todas as categorias receberão nova visita técnica para concorrer à etapa regional.

Ela acrescenta que essa visita técnica é realizada por um avaliador da Fundação nacional de Qualidade designado pelo Sesi Nacional. Além disso, as empresas vencedoras da fase estadual concorrem no mês de outubro na fase regional que poderá ser realizada em um dos três Estados concorrentes – Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso ou no Distrito Federal em data a ser definida.

Outras duas empresas do Estado concorrem na Modalidade Especial do PSQT que reúne as vencedoras de dois anos consecutivos, sendo que elas não serão submetidas à fase regional, seguindo direto para a nacional programada para o dia 10 de novembro na CNI (Confederação Nacional da Indústria) em Brasília (DF). A vencedora da etapa regional receberá o troféu e a publicação da síntese de boas práticas e a campeã da etapa nacional acumulará a premiação regional e ainda receberá o troféu PSQT Nacional mais a medalha da Ordem do Mérito do Trabalho.

Na Modalidade Especial, fase nacional, a vencedora recebe o selo Prêmio Sesi Qualidade do Trabalho 2008, troféu PSQT Especial, medalha da Ordem do Mérito do Trabalho e a publicação da síntese das boas práticas. Este ano as indústrias participantes tiveram entre os dias 2 de abril e 30 de junho para se inscrever. A partir daí começaram as visitas técnicas, que encerraram na semana passada.

Avaliação

O PSQT considerou como base de formulação de seus critérios de avaliação os fundamentos da excelência que se baseia o MEG (Modelo de Excelência de Gestão) e a FNQ (Fundação Nacional de Qualidade). De acordo com Rozane Leite, são quatro os critérios: sistema de gestão de pessoas; educação e desenvolvimento; qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes; e desenvolvimento socioambiental.

“Os critérios avaliados estão discriminados no Relatório de Gestão preenchido por cada uma das empresas e o resultado do Questionário preenchido pelos colaboradores. As respostas recebem notas dos avaliadores”, afirmou Rozane Leite, informando que a comissão julgadora foi composta de cinco representantes de instituições de ensino superior de Campo Grande coordenadas por duas técnicas do Sesi/MS.

Participam o pró-reitor Administrativo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Sebastião Luiz de Mello, a professora do curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá, Lia Moretti, o professor de Responsabilidade Ambiental e Meio Ambiente da Unaes/Anhanguera, Leonardo Tostes Paluna, a gerente de Gestão de Pessoas e Negócios da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Lammis Rabad, e o coordenador da Incubadora de Empresas da Uniderp/Anhaguera, Emerson Augusto Miotto Corazza.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/06/2017 - 08h03
Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016
05/06/2017 - 08h00
Onça-pintada é tema de exposição interativa no Pantanal
29/05/2017 - 13h12
Cheia no Pantanal deverá atingir cerca de quatro metros e meio na metade do ano
17/05/2017 - 09h41
Cientistas desenvolvem alimentos processados de pescado pantaneiro
16/05/2017 - 14h17
Sete famílias deixam suas casas com início da cheia no Pantanal de MS
 
Últimas notícias do site
27/06/2017 - 16h24
Temer classifica denúncia de "ficção", critica Janot e cobra provas concretas
27/06/2017 - 15h51
Leilões negociam prêmio para escoamento 587 mil t de milho de Mato Grosso
27/06/2017 - 15h30
Senador Moka e prefeita Délia discutem investimentos para Dourados
27/06/2017 - 14h37
Em MS, 60 mil ainda não sacaram FGTS e prazo termina no dia 31 de julho
27/06/2017 - 10h49
Radiopatrulha de Anastácio e Rotai prendem autores de furtos
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.