zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 14/08/2008 - 13h00

CTC do Estado forma 3ª turma do curso intensivo de curtimento de couro




Divulgação/FIEMS

Por Gabrielle Moraes/FIEMS

O CTC/MS (Centro Tecnológico do Couro de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul), formou a terceira turma do curso intensivo de curtimento de couro direcionado às indústrias do setor no Estado. Além disso, devido à expansão do mercado do couro em Mato Grosso do Sul, o Centro trabalha com a previsão de realizar ainda este ano mais dois cursos na área de efluentes e curtimento de couro wet white.

De acordo com o diretor do CTC/MS, Luiz Eduardo Blasi, o curso de Curtimento ao Cromo, realizado de 22 a 25 de julho nas dependências do CTC, teve 32 horas-aulas e contou com 15 participantes que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o processo de produção de couros bovinos desde o estágio verde ou salgado até o curtimento com sais de cromo ou wet blue - primeira de um total de cinco fases do processo de industrialização do couro.

O Curso

Segundo o gerente de tecnologia do CTC, José Mar Gelati, o conteúdo programático abordou a história do couro, a evolução do mercado, o consumo do couro, a disponibilidade do rebanho, a posição do Brasil no cenário mundial, as características do rebanho brasileiro, as regiões da pele com origem dos defeitos e a estrutura e composição da pele. Além disso, os participantes também foram informados sobre o fluxograma do processo de ribeira, a conservação da pele, os tipos e as características do couro, os fatores que influenciam no processo industrial, a segurança e a utilização dos equipamentos de proteção individual.

Ainda integrou a programação, a preparação para o abate, o pré-remolho e o pré-descarne, o remolho com os objetivos, os fatores que influenciam, os produtos, os controles, a depilação, o caleiro, o reciclo de caleiro, o descarne, a divisão, a desencalagem, a purga, o píquel, o curtimento, os controles, as análises, os defeitos e as causas do wet blue, o enxugamento, a medição e a expedição e, finalizando e as noções de classificação.

Formandos


O grupo formado atua em diversas áreas da indústria de couro do Estado, como Ismael Oliveira Santos, 24 anos, que é encarregado da Estação de Tratamento da Induspan (Indústria e Comércio de Couros Pantanal) e, embora o trabalho desenvolvido por ele seja de tratamento de efluentes, considera fundamental conhecer melhor todo o processo. “Como a minha função está voltada aos banhos que damos ao couro, saber todas as etapas do trabalho de curtimento me ajuda e muito. Sem contar que agora eu também poderei desempenhar uma nova função, que até então não havia me atraído”, contou.

Outro exemplo é Luiz Carlos da Silva, 37 anos, que é operador de Fulão – máquina que faz o curtimento do couro – e também participou do curso do CTC. “Adquiri muito conhecimento e agora oriento os meus colegas sobre como desenvolver melhor o trabalho”, disse, acrescentando que o setor abriga 12 profissionais. O conhecimento sobre curtimento do couro é tão importante para quem está diretamente ligado à produção quanto para quem desenvolve a pesquisa científica e trabalha em projetos que visam à melhoria do setor.

A zootecnista Alexandra Rocha de Oliveira, mestre em Ciências Animal e lotada na Embrapa Gado de Corte, participou da terceira turma e contou que fez questão de conhecer todo o processo de produção e beneficiamento do couro. Ela pretende iniciar doutorado na área no fim do ano. “Principalmente neste momento em que estou envolvida no CouroBov, projeto que visa à criação de um Sistema Nacional de Classificação do Couro Bovino”, disse.

Novos cursos

Após formar a terceira turma no curso de Curtimento ao Cromo, o CTC e o Senai devem oferecer, até o fim do ano, o curso de tratamento de efluentes. “Para este curso vamos contar com o Senai de Mato Grosso do Sul e também do Rio Grande do Sul. Os gaúchos são referência nesse tipo de treinamento, tanto na parte prática quanto teórica”, explicou Luiz Eduardo Blasi.

Ele também acrescentou que há previsão para ser realizado até o fim do ano o curso de curtimento de wet white em parceria com a Basf. “É importante lembrar que são cursos de aperfeiçoamento. Por isso todos são direcionados para quem já trabalha no segmento de curtume”, orientou, completando que os interessados em saber mais detalhes sobre os cursos a serem oferecidos no CTC devem procurar a unidade.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
22/11/2017 - 11h35
PMA autua fazendeiro por erosão e assoreamento de córrego
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
22/11/2017 - 09h23
Projeto Florestinha completa 25 anos formando cidadãos responsáveis
22/11/2017 - 07h26
Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quarta-feira
22/11/2017 - 06h13
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.