zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 14/08/2008 - 11h00

ZEE será apresentado para o setor industrial do álcool de MS




Por Tereza da Penha/Notícias MS

          O coordenador estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico de Mato Grosso do Sul, arquiteto Sérgio Seiko Yonamine, faz apresentação da primeira etapa do projeto ZEE-MS para representantes do setor das indústrias das usinas de álcool do Estado, hoje (14), às 14 horas, na sede do Sindal/MS – edifício Empire Center, na avenida Afonso Pena, 3504, Centro da Capital.

          O evento é uma reunião técnica de apresentação e discussão da primeira etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-MS) entre técnicos do governo do Estado, sindicalistas da Indústria da Fabricação do Álcool do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindal/MS) e representantes do setor sucroalcooleiro.

          “O objetivo é discutir sobre a integração do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) com Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAE-Cana), visando a expansão dos dois programas”, informou Isaias Bernardini, diretor-presidente do Sindal/MS. Segundo ele, foram convidadas aproximadamente 30 pessoas, incluindo representantes do setor sucroalcooleiro, técnicos e gestores do governo do Estado.

          Também participam do evento o representante do Centro de Tecnologia da Cana-de-Açúcar de Piracicaba (SP), Ivo Francisco Bellinaso; o coordenador do Zoneamento Agroecológico de Mato Grosso do Sul (ZAE/MS), da secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Carlos Henrique Lemos Lopes; e o diretor-executivo da Sindal/MS, Paulo Aurélio Arruda de Vasconcelos.

              ZEE-MS

          De acordo com Sérgio Yonamine, esta será a última reunião técnica para apresentação da Primeira Aproximação (ou primeira etapa) do Zoneamento Ecológico-Econômico de Mato Grosso do Sul para entidades do setor da sociedade civil do Estado. O projeto do governo já foi apresentado para 43 entidades das organizações governamentais e não governamentais e, ainda, para todos os prefeitos das nove regiões do Estado. 

          O projeto está sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac/MS). Sua primeira etapa encontra-se na fase final. O governo do Estado criou o site www.semac.ms.gov.br/zee/ms para consulta pública, com todas as informações dos trabalhos realizados nesta primeira fase do projeto.

          Mais de mil pessoas já acessaram a página do documento, apresentando suas sugestões para alteração. Agora, a equipe da coordenação do ZEE-MS está analisando as propostas para o fechamento do documento, que encerra com a realização de uma audiência pública, que ainda será marcada pela comissão coordenadora.

          O projeto do ZEE-MS tem por objetivo propor subsídios para o Planejamento e Gestão Territorial do Estado de Mato Grosso do Sul.

          O Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, que atua na organização territorial. Visa dotar o governo de bases técnicas para a espacialização das políticas públicas para a ordenação do território. Destina-se às diferentes representações governamentais, setor privado e sociedade civil em geral.

              ZAE-Cana

          O Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açucar (ZAE-Cana) é um projeto do governo federal, com participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). É coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O projeto vem discutindo ações para aprimorar as atividades da agroindústria canavieira.

          O ZAE-Cana visa estreitar o diálogo entre o governo e setor privado no estabelecimento de políticas públicas estratégicas para o etanol.

          De acordo com as informações do Ministério da Agricultura, o zoneamento estabelecerá três tipos de mapas: o primeiro indica onde se deve plantar a cana-de-açucar levando em conta as condições de solo, o clima, as chuvas e as variedades adequadas; o segundo aponta as restrições, como, por exemplo, o Pantanal, a zona da mata, o bioma amazônico, áreas indígenas; o terceiro define as áreas - subaproveitadas - liberadas pelo governo para plantar a cana, como as degradadas e as de pastagens.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
26/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
26/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
26/09/2017 - 08h39
PMA autua proprietários rurais por exploração ilegal de madeira
26/09/2017 - 06h21
Terça-feira tem previsão de chuvas isoladas e máxima de 37ºC
26/09/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.