zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 13/08/2008 - 09h10

FioCruz promove terceiro seminário hoje e amanhã em Corumbá




Por Notícias MS

           Nos dias 13 e 14 de agosto acontece o III Seminário FioCruz Cerrado/Pantanal que aborda os temas “Saúde nas Fronteiras e Formação Cerrado-Pantanal e Saúde”. As discussões ocorrem no Sindicato Rural de Corumbá, localizado na avenida General Rondon, 1033.

           Segundo o médico infectologista e responsável interino pelo escritório da instituição em Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio, “para as discussões deste seminário, foram convidados - mais uma vez - mestres e doutores que estão envolvidos em projetos que contemplam a região Centro-Oeste, ou seja, o cerrado e o Pantanal. Assim, serão repassadas informações de como estão sendo realizados alguns trabalhos específicos já em execução na área, além de talvez fecharmos possíveis parcerias já para a unidade da FioCruz no Estado”, afirma.

 

           São esperados, para o evento, aproximadamente 250 participantes. As inscrições para participar do encontro foram feitas gratuitamente.

 

               Trabalhos

 

            Pelo menos 300 pessoas vão atuar no planejamento dos trabalhos do escritório técnico provisório da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), em Campo Grande. Os trabalhos da equipe serão desenvolvidos em cinco grandes e prioritárias áreas temáticas com abrangência no Centro-Oeste: Saúde da População Indígena, Saúde Ambiente e Agronegócio, Saúde da População Fronteiriça, Formação Cerrado Pantanal e Doenças e Agravos. 

 

           O primeiro seminário para discutir as áreas, em geral, aconteceu em fevereiro de 2008, no município de Bonito. A partir daí, foi decidido que mais três encontros seriam realizados para debater detalhadamente as temáticas.

 

           Em julho, durante o segundo seminário realizado na Capital as áreas debatidas foram Saúde da População Indígena e Saúde Ambiente e Agronegócio. O último encontro deve acontecer em setembro, novamente em Campo Grande, para a discussão de Doenças e Agravos.

 

          Em todos os encontros, participam autoridades e representantes de toda a região Centro-Oeste, profissionais da área da Saúde da Bolívia e do Paraguai, além do público em geral interessado nos debates, pois as inscrições não têm custo.  

 

          Os objetivos dos seminários são evitar que existam conflitos com as pesquisas já aplicadas no Estado e definir as prioridades para cada assunto definido, construir a grade de cursos e as linhas de pesquisa, além de estabelecer as necessidades do prédio e de pessoal para a unidade regional. É dos encontros também que vai sair o orçamento necessário para a instalação no prédio próprio, relata Rivaldo.

 

          Futuramente, entre os planos para a atuação da Fiocruz, está a instalação de um curso internacional em vigilância abrangendo os Países vizinhos.

 

          Em junho de 2008, a Prefeitura Municipal de Campo Grande doou ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, um terreno com 33 mil m² para a construção do prédio da unidade, na Capital. O local fica no bairro Ipiranga, próximo ao Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul.

 

          A Fiocruz é referência mundial na área de pesquisa em saúde, com sede no Rio de Janeiro e filiais em Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus e um escritório administrativo que serve de centro de intermediação e acompanhamento de projetos de pesquisa, em Brasília.

 

          A Fundação atua em diversas áreas na fabricação de medicamentos e vacinas para a rede básica de saúde, formação de pessoal especializado, educação em saúde e todas as demais áreas de pesquisa em saúde. Doenças como dengue, leishmaniose visceral e cutânea, aids, doença de chagas, diarréias viscerais e rotavirus são estudadas no que se refere ao controle, acompanhamento e diagnóstico. Também existe dedicação à pesquisa na área ambiental envolvendo saúde do trabalhador e toxicologia ambiental, que envolve manuseio de agrotóxicos e de possuir grande experiência na área da saúde indígena.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/04/2017 - 16h02
Ação humana coloca em xeque a conservação de aves do Pantanal
19/04/2017 - 15h06
Pantaneiros querem ser ouvidos na discussão da polêmica Lei do Pantanal
13/04/2017 - 07h52
Governos de MS e MT discutem uniformidade nas leis sobre o Pantanal
12/04/2017 - 16h02
Sindicato Rural, Prefeitura e Famasul levam saúde para trabalhadores rurais da Nhecolândia
22/03/2017 - 12h19
Jiboia é capturada em tanque de combustível de moto no Pantanal
 
Últimas notícias do site
27/04/2017 - 15h06
Rádio Independente de Aquidauana recebe "Moção de Congratulação" do deputado estadual Paulo Siufi por processo de migração para FM
27/04/2017 - 15h03
Em MS, 27% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do IR 2017
27/04/2017 - 07h10
Chuva em municípios de MS passou dos 50 mm e derrubou temperaturas
27/04/2017 - 06h31
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
27/04/2017 - 06h24
No primeiro frio do ano, quinta-feira amanhece com mínima de 9°C em MS
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.