zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 11/08/2008 - 13h50

Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor na Câmara dos Deputados




Divulgação

Por Sebrae MS

O desenvolvimento e a geração de emprego são os grandes desafios dos gestores públicos e os candidatos a prefeito nas próximas eleições precisam estar preparados para enfrentá-los. A solução está espalhada Brasil afora: as micro e pequenas empresas, que hoje representam 97,5% do total de empresas do País e empregam formalmente 51% da força de trabalho, o que equivale a 13,2 milhões de empregos com carteira assinada e 38% da massa salarial.

É a partir dessa avaliação que o Sebrae lança oficialmente, na quarta-feira (13), o Guia do Candidato Empreendedor 2008, com sugestões sobre o que os candidatos precisamfazer para promover o desenvolvimento local por meio do incentivo aos micro e pequenos negócios, conforme estabelece a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a Lei do Supersimples. A solenidade ocorrerá no anexo IV da Câmara dos Deputados no auditório Freitas Nobre às 11h.

A idéia é contribuir para que o desenvolvimento seja o quinto item da pauta básica da administração pública, junto com saúde, educação, segurança pública e infra-estrutura.
Para isso, o guia lista e mostra exemplos bem-sucedidos de dez iniciativas que os candidatos precisam fazer em relação aos municípios e aos pequenos negócios.

Essas iniciativas são: enfrentar a burocracia; reduzir a informalidade; criar ou melhorar a política tributária para esses negócios; planejar e estruturar o desenvolvimento sustentável do município; priorizar os pequenos empreendimentos nas compras governamentais; investir no acesso à tecnologia; apoiar o associativismo; facilitar o acesso ao crédito e aos serviçosfinanceiros; promover a educação empreendedora e os serviços profissionalizantes; e implantar a Lei Geral Municipal das micro e pequenas empresas.

Os exemplos concretos são de iniciativas vencedoras do Prêmio Prefeito Empreendedor, que é oferecido pelo Sebrae para prefeitos com iniciativas que tenham resultados concretos e mensuráveis de apoio aos micro e pequenos negócios. "Os exemplos mostram que se um prefeito conseguiu, outros também podem, e quem ganha com isso é a população", ressalta o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick.

O documento destaca que o sucesso das pequenas empresas significa ganhos para a população, principalmente dos municípios menores, onde são esses negócios que movimentam a economia. Lembra, por exemplo, que dos 5.562 municípios, quatro mil, na grande maioria, têm menos de 20 mil habitantes. Relaciona, entre os benefícios que os pequenos negócios oferecem aos municípios, a geração de emprego para todos os segmentos da população,investimentos sustentáveis e duradouros, fortalecimento da economia local, redução da dependência de grandes empregadoras, diminuição do êxodo de jovens para outras cidades e aumento da arrecadação do município.

O Guia do Candidato Empreendedor lembra também que os próprios candidatos ganham com o apoio a esses empreendimentos. "A confiança que você deposita na pequena empresa, o eleitor deposita nas urnas", diz a capa do Guia, que está sendo distribuído gratuitamente aos partidos políticos, imprensa e entidades empresariais de todo o País.

O Sebrae distribuiu esse tipo de guia na campanha de 2004, sendo que com a proposta da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa ainda em andamento. A cartilha distribuída este ano já tem como base a lei em processo de regulamentação pelo País. A proposta do Sebrae é dar continuidade a esse trabalho de orientação aos gestores eleitos. Após a posse dos novos prefeitos, a Instituição vai subsidiar esses administradores e vereadores comorientações mais detalhadas sobre como fazer para apoiar as micro e pequenas empresas e promover o desenvolvimento municipal.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/04/2017 - 16h02
Ação humana coloca em xeque a conservação de aves do Pantanal
19/04/2017 - 15h06
Pantaneiros querem ser ouvidos na discussão da polêmica Lei do Pantanal
13/04/2017 - 07h52
Governos de MS e MT discutem uniformidade nas leis sobre o Pantanal
12/04/2017 - 16h02
Sindicato Rural, Prefeitura e Famasul levam saúde para trabalhadores rurais da Nhecolândia
22/03/2017 - 12h19
Jiboia é capturada em tanque de combustível de moto no Pantanal
 
Últimas notícias do site
24/04/2017 - 13h30
Polícia prende jovem com maconha e cocaína em Aquidauana
24/04/2017 - 12h55
Clima muda e entressafra faz preço do leite subir 8% ao produtor de MS
24/04/2017 - 10h39
Corpo do cantor Jerry Adriani é velado no Rio
24/04/2017 - 09h56
Declaração do Imposto de Renda termina sexta; fique atento ao prazo
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.