especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cidades - 01/11/2017 - 15h50

Silenciosa, avenida é palco do adeus a Ruiter




Por Ricardo Albertoni do Diário Corumbaense / Redação Pantanal News

 Foto: Ricardo Albertoni /Diário Corumbaense

Caminhão do Corpo de Bombeiros chegou à sede do Corumbaense, depois de percorrer as principais ruas de Corumbá

 

A mesma avenida que por inúmeras vezes foi palco de comemorações, hoje serviu de cenário para a tristeza. Um dos símbolos da alegria corumbaense, cercada pelas palmeiras centenárias, a General Rondon, onde o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira comemorou  neste ano o bicampeonato de futebol da Série A do Corumbaense, suas três vitórias para exercer o comando da Prefeitura nos pleitos de 2004, 2008 e 2016, e desfilou incontáveis vezes durante carnaval corumbaense, recebeu, silenciosa, o cortejo fúnebre que trazia o corpo do prefeito de Corumbá para sua despedida.

Por volta das 11h20,  o caminhão do Corpo de Bombeiros chegou à sede do Corumbaense, depois de percorrer as principais ruas de Corumbá. Junto ao caixão do prefeito, a primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz Cavassa de Oliveira, os filhos Rafaela e Rodrigo, o padre Fábio Vieira, amigo pessoal de Ruiter. Na descida, a exemplo do que aconteceu em todos os locais por onde o prefeito dos corumbaenses passou, mais aplausos, desta vez um aglomerado de pessoas entre funcionários públicos, amigos e admiradores que o esperavam na porta do clube.

 

Anderson Gallo / Diário Corumbaense

Entre aplausos e a perplexidade de outros, cortejo desceu a Frei Mariano em direção à avenida General Rondon

 

A bandeira alvinegra na fachada da sede que tem exatamente as cores das duas paixões do prefeito no futebol - Corumbaense e Botafogo – estava a meio mastro. O corpo de Ruiter foi levado para o salão revitalizado do Corumbaense onde uma celebração para familiares, amigos e autoridades foi realizada.

Durante o cortejo que percorreu as principais ruas da cidade, muitos aproveitaram para se despedir do carismático líder público. A rua Frei Mariano, principal centro comercial de Corumbá parou. Fora das lojas, algumas pessoas surpreendidas se perguntavam se era verdade o que estava acontecendo. Entre aplausos e a perplexidade de outros, o caixão com o corpo de Ruiter desceu a Frei Mariano em direção à avenida General Rondon, desta vez sem samba, sem alegria.

 

Anderson Gallo / Diário Corumbaense

A manicure Neuza Torrico Taborda, de 51 anos, estendeu na janela da casa uma bandeira preta, em homenagem ao prefeito

 

A manicure Neuza Torrico Taborda, de 51 anos, estendeu na janela da casa uma bandeira preta, em homenagem ao prefeito. “São três mandatos. Ele é muito querido pelos corumbaenses. Achei importante colocar esse sinal de respeito já que é uma avenida que simboliza muito para  Corumbá e acredito que pra ele também, já que aqui aconteciam os eventos que traziam alegria para a população”, destacou Neuza ao Diário Corumbaense.

Caminhar na direção que planejou

Além de contar com profissionais capacitados na sua equipe, muitos que o acompanhavam desde a primeira gestão, Ruiter fazia questão de estar cercado de amigos. Entre eles, o secretário de governo, Cássio Costa Marques, amigo de infância. Com 50 anos de amizade, os dois se conheceram na pré-escola, estudaram no Rio de Janeiro e trabalharam juntos em todas as gestões de Ruiter. De famílias próximas, Cássio lembrou do entrosamento que tinha com o amigo.

 

Anderson Gallo / Diário Corumbaense

Na descida, a exemplo do que aconteceu em todos os locais por onde o prefeito dos corumbaenses passou, mais aplausos

 

“Estudamos aqui até a 8ª serie e fomos para o Rio de Janeiro fazer o ensino médio e faculdade. Depois que ele terminou a faculdade, voltou pra cá e seguiu carreira no estado. Fiquei um tempo no Rio e depois voltei e nos reencontramos aqui. Mantivemos sempre uma relação muito próxima, as famílias são muitos próximas. A gente se entendia muito bem; jogávamos um jogo que não precisava combinar nada antes. Tínhamos um entrosamento muito grande, um entendia o outro e era fácil trabalhar assim, isso facilitava muito as coisas. É uma perda muito grande, porque a gente sabia do compromisso dele”, lembrou o secretário.

Para o assessor especial do prefeito, José Antonio Assad e Faria a perda de Ruiter é muito grande, tanto para a população que perdeu um gestor diferenciado, quanto para amigos e familiares pelo que ele representava. Ruiter e José Antonio são amigos de longa data e quando ainda estavam no PT (Partido dos Trabalhadores) comandaram os dois municípios vizinhos ao mesmo tempo no período de 2009 a 2012, estabelecendo parceria importante para as cidades irmãs.

“Pude nessa convivência encontrar um irmão, além de um líder, da autoridade, do prefeito, uma pessoa muito voltada à preocupação com pessoas, com o bem-estar daqueles que dependiam da sua atuação enquanto prefeito. Além de tudo uma liderança importante que compunha uma equipe pela qual ele se doava também. Números, projetos, uma capacidade de trabalho incrível, um esforço muito grande na viabilização dos inúmeros projetos que está deixando para a nossa cidade. Por tudo isso é uma perda muito grande do ponto de vista do irmão, do homem, do líder, do pai de família, da autoridade. Importante que a nossa cidade esteja reconhecendo isso, prestando essa homenagem para ele e principalmente buscando encontrar um novo caminho agora porque é isso que ele com certeza estaria esperando de nós”, afirmou José Antonio.

Muito emocionado, Cássio destacou que a liderança de Ruiter não era apenas técnica. O prefeito estava sempre atento aos anseios da população e antes das tomadas de decisão procurava ouvir várias opiniões. “Sempre que precisava decidir algo ele  ouvia, ouvia, ouvia e só aí tomava a decisão. Ele captava informações das mais diversas áreas, desde as pessoas mais humildes às mais graduadas. Tinha sempre um canal de comunicação em todas essas áreas e só depois de ouvir muito tomava decisões e nos orientava”, contou.

O secretário destacou que a partir de agora, o objetivo da equipe é apoiar o prefeito Marcelo Iunes para traçar o caminho acordado com a população durante a eleição. "É como estar em um avião e perder o comandante, tem o copiloto, mas a gente sabe que comandante é comandante. Vamos ter uma nova liderança à frente da Prefeitura, o Marcelo, que também era muito próximo à ele e vamos tentar, em respeito à ele, à população, construir, caminhar na direção daquilo que ele tinha planejado. Sempre tivemos a visão de que ele queria o melhor para a cidade, então, é trilhar esse caminho e ver se a gente consegue sem ele”, finalizou.

O corpo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira deve ser sepultado às 08 horas desta quinta-feira, 02 de novembro, no jazigo da família no Cemitério Santa Cruz, que fica na rua Dom Aquino Correa.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
05/12/2017 - 11h16
Prefeito discute corredor bioceânico e gás natural com Evo Morales
04/12/2017 - 15h51
Em Brasília, prefeito busca recursos para saúde e infraestrura
01/12/2017 - 12h48
Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para alunos em Corumbá
30/11/2017 - 08h12
Reinaldo recebe ministro das Cidades para entrega de 327 casas no interior
29/11/2017 - 07h05
Com chilenos, Prefeitura defende Rota Bioceânica passando por Corumbá
 
Últimas notícias do site
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
12/12/2017 - 14h30
Produção de grãos em MS cresce 40%, alta acima da média nacional
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.