especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Política - 24/10/2017 - 09h54

Ruiter representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia




Renê Marcio Carneiro

A finalidade é discutir a importância da infraestrutura hidroviária e ferroviária para a integração regional.
Por Prefeitura Municipal de Corumbá, MS / Redação Pantanal News

Seminário Internacional em Assunção terá participação do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira. A finalidade é discutir a importância da infraestrutura hidroviária e ferroviária para a integração regional. No Paraguai, Ruiter terá participação no painel sobre "O papel da hidrovia na integração física regional". O evento acontecerá na manhã de terça-feira, 24 de outubro, no Hotel Crowne, e é organizado pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – FONPLATA.

O prefeito da capital do Pantanal é o representante do Brasil no seminário, que terá participação do Ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jiménez; do secretário executivo do Comitê Intergovernamental da Hidrovia, Luis Pablo Niscovolos; de Fausto Arroyo, especialista sênior de logística e transporte; e do vice-presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai.

O seminário está sendo promovido levando em consideração que nas últimas décadas países da América Latina têm avançado em questões de integração econômica e a região tem conseguindo superar os riscos dos mercados globais. Nesse contexto, a integração física entre os países é fundamental. Para a organizadora do seminário, a melhoria na qualidade e cobertura dos serviços de infraestrutura amplia os níveis de produtividade, reduz custos, impulsiona a competitividade e aumenta a demanda de novos serviços. Nesse âmbito, a América Latina está atrás da Ásia, América do Norte e Europa.

Atualmente, nos países da Bacia do Prata, composta por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, há um crescente interesse em potencializar o desenvolvimento hidroviário da região, através dos rios Paraguai, Paraná, Uruguai e Prata. Com quase 3.500 quilômetros de extensão, com cerca de 17 milhões de pessoas, a hidrovia Paraguai-Paraná é fundamental para melhorar a competitividade logística dos países que compõem o FONPLATA. Por isso, o seminário propõe analisar o papel da infraestrutura na integração regional e discutir desafios e oportunidades que permitam superar os principais obstáculos para a melhoria do setor.

O painel contará com moderação da especialista em transporte e logística (CEPAL) Alejandra Gómez Paz. Ela levantará questionamentos de pontos estratégicos do tema e os palestrantes poderão  manifestar seus posicionamentos e discutir sobre os aspectos que considerarem mais importantes. O tempo estimado para o diálogo é de uma hora e meia e cada palestrante terá cinco minutos para fazer cada uma de suas considerações.

"Será uma excelente oportunidade para debatermos os principais desafios e obstáculos que existem sobre a hidrovia do Rio Paraguai e mostrar o que ela representa e poderia representar para Corumbá, como também para o Brasil, já que estamos falando em integração entre países, em termos econômicos e de desenvolvimento. Nossa participação ainda deve mostrar os motivos que levam nossa rede hidroviária ainda não ser protagonista no ramo de transportes e quais entraves existem, tanto relacionados a questões ambientais, quanto logísticos", afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

Na ocasião, serão discutidas propostas concretas sobre regularização, mobilidade e logística e investimentos prioritários em infraestrutura e serviços que permitam dinamizar a produção e o comércio na região com o objetivo de modificar o atual cenário. O papel de órgãos multilaterais de financiamento como o FONPLATA para dinamização do funcionamento da hidrovia também será debatido. Todas as despesas com a viagem e estadia do prefeito de Corumbá em Assunção estão sendo custeadas pela organizadora do evento.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/01/2018 - 09h40
Perguntas e respostas sobre o julgamento do recurso de Lula no TRF-4
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
22/12/2017 - 11h05
Acabou a dúvida: Puccinelli se anuncia como candidato ao governo do Estado
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
12/12/2017 - 08h16
Governador participa de reunião do Codesul em Porto Alegre
 
Últimas notícias do site
23/02/2018 - 10h25
Corumbá: Prefeito faz balanço dos 100 dias de gestão e apresenta ações para 2018
23/02/2018 - 07h20
Prefeito Marcelo Iunes e Clube de Desbravadores Formigas de Corumbá ajudam ribeirinhos de Aquidauana e Anastácio com campanha de arrecadação de donativos
22/02/2018 - 14h02
Marinha divulga edital do concurso para Fuzileiro Naval
22/02/2018 - 10h15
De cão a periquito: animais salvos da cheia dão cara de lar a abrigo
22/02/2018 - 08h50
Prefeitura de Aquidauana arrecada doações para ajudar atingidos por cheia
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.