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Meio ambiente - 22/09/2017 - 14h39

Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore




Fotos: Divulgação PMA










Por Assessoria / Redação Pantanal News

Campo Grande (MS) – Dia 21 de setembro foi o dia Internacional da Árvore e a PMA, por meio do Projeto Florestinha, Policiais e parceiros, como a empresa MS GÁS, realizou desde o dia (11), até hoje (22) de setembro, trabalhos de Educação Ambiental em Campo Grande, em São Gabriel do Oeste e Bandeirantes.

Os trabalhos de Educação Ambiental iniciaram-se na cidade de São Gabriel do Oeste, em parceria com a Prefeitura Municipal, com uma equipe do Projeto Florestinha da Capital, que atendeu entre os dias 11 a 15, um total de 1.885 alunos das seguintes escolas: Escola Municipal Ênio Carlos Bortolini (420 alunos), Escola Municipal Senador Filinto Muller (49), Fundação Educacional Cristo Redentor (111), Escola Municipal Nilma Glória Gerace Gazineu (503), Escola Municipal Pingo de Gente (340) e Escola Municipal Armelindo Tonon (462).

BANDEIRANTES – Entre os dias 18 a 22 foram atendidos 1.220 alunos de sete escolas do município de Bandeirantes, com prioridades às escolas rurais. Foi atendido o CEINF Recanto Feliz (288 alunos); a Escola Municipal Rural José de Anchieta (116 alunos); Escola Municipal Rural José Bonifácio (99 alunos); Escola Municipal Leontina Luciana da Silva (155 alunos); Escola Municipal Patotinha (152 alunos), Escola Estadual Ernesto Sólon Borges (400 alunos) e a APAE local (10 alunos). A perspectiva é de atendimento de 1700 alunos em Bandeirantes.

Os trabalhos de Educação Ambiental foram executados em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5.  Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

7 - Trilhas ecológicas – as trilhas já existem dentro do Parque. Nelas as crianças do Projeto Florestinha farão passeio com alunos, discutindo a importância da vegetação, bem como discutindo os problemas relativos ao desmatamento desregrado, visto que toda a área do parque era constituída por processos erosivos (Somente na Capital – Duas sedes do Projeto Florestinha).

CAPITAL (PROJETO FLORESTINHA – UNIDADE DO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO - Rua Josefina Mingareli s/n, bairro Jardim Presidente)

18 a 21 de Setembro – Todas às manhãs, das 8h00 às 10h50, com a mesma metodologia de Oficinas didáticas, na sede da Unidade do Projeto Florestinha no Parque Estadual Matas do Segredo, foram realizadas as atividades de Educação Ambiental para 300 alunos das redes Municipal e Estadual da Capital. Foram atendidos o CEINF Marcos Roberto; a Escola Estadual Fennix e a Escola Estadual Delpiano.

CAPITAL - PROGRAMAÇÃO - CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FLORESTINHA (CEA/FLORESTINHA) – PARQUE CÔNSUL ASSAF TRAD.

Quarta-feira (20) e quinta-feira (21), equipes do Projeto Florestinha atenderam 100 alunos de escolas da Capital da escola Delpiano, no Parque Cônsul Assaf Trad, seguindo o mesmo modelo de oficinas citadas. Durante as atividades na semana foram plantadas 100 mudas nativas no Parque. Durante o plantio foram realizadas palestras pelos Florestinhas para as crianças, com discussões sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, tais como: erosões, assoreamento, degradação de fauna, etc.

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