zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 07/06/2017 - 14h11

IFMS promove atividades na Semana do Meio Ambiente em dez municípios




Fotos: Divulgação

A oficina de reaproveitamento de lixo eletrônico foi realizada em Três Lagoas



Estudantes fizeram trilha ecológica em Aquidauana



Morro do Pimentel foi palco das atividades no primeiro dia do evento



Na Capital também foi realizado um passeio ciclísticof
Por Assessoria / Redação Pantanal News

 Com o tema “Educação ambiental no IFMS: diálogos para a sustentabilidade”, a Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é promovida simultaneamente em dez municípios até a próxima sexta-feira, 9.

A programação completa do evento está disponível na página www.ifms.edu.br/meioambiente, na qual também é possível fazer a inscrição em cada ação de interesse.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e recebe fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Na Capital, uma das oficinas ofertadas nessa terça-feira, 6, como parte da programação do evento, teve como temática o Aproveitamento Integral de Alimentos. Ministrada pela professora do Campus Campo Grande, Vanessa Vilarin, a ideia foi aliar o melhor uso dos produtos, evitando desperdícios e, por tabela, proteger a natureza. A atividade teve três horas de duração e foi assistida por 15 estudantes dos cursos técnicos integrados.

“Sou professora de matemática, mas adoro cozinhar. Trazer essa atividade para os estudantes faz parte da educação multidisciplinar que devemos oferecer. Eu pratico o aproveitamento há muito tempo, gosto de por a mão na massa e experimentar coisas novas. Nós falamos tanto de sustentabilidade e usar melhor o que a gente tem faz parte disso”, explicou Vanessa.

Em meio às atividades de preparação, os estudantes se divertiram e ajudaram a preparar os pratos. Myllena Roberta Gonçalves, do curso técnico integrado de Eletrotécnica, curtiu a ideia. “Não desperdiçar é um caminho para vida saudável e para a sustentabilidade. Achei essencial ter uma oficina dessas na Semana de Meio Ambiente, pois a professora está trabalhando com uma realidade que vivemos”, disse.

Já para José Vicente, do curso de Informática, a atividade foi um aprendizado de como cozinhar melhor. “Eu só sei fazer bolo. Achei interessante a proposta e vou tentar fazer as receitas em casa”, afirmou.

As atividades da Semana do Meio Ambiente na Capital prosseguem até quinta-feira, 8. Estão previstas na programação visitas a uma Estação de Tratamento de Esgoto, ao Parque Anhanduí e ao museu da Imagem e do Som, com exibição de filmes sobre ecologia.

Outros campi – Em Aquidauana, as atividades seguem até sábado, 10, com oficinas, palestras e minicursos como a construção de um jardim auto sustentável, confecção de puff de pneu, legislação ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos. Também haverá uma trilha ecológica na quinta-feira, 8, e uma gincana com os estudantes, na sexta-feira, 9.

A Semana do Meio Ambiente em Corumbá segue até sexta-feira, 9, com oficinas e palestras. Estão previstas ainda apresentações culturais, ecociclismo e trilha ecológica.

A Semana em Coxim se inicia nesta quarta-feira, 7, com minicursos e passeio ciclístico com toda a comunidade, a partir das 18 horas. Às 20 horas, a abertura oficial do evento é promovida na Concha Acústica do município, com a premiação dos concursos culturais realizados em escolas públicas e com estudantes do IFMS, além de apresentações musicais.

Outra atividade é a palestra sobre gestão ambiental na Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra, no auditório do IFMS, às 8 horas de sexta-feira, 9.

No Campus Dourados, a programação se encerra nesta quarta-feira, 7, com diversas palestras e oficinas abertas à participação do público externo. Também são realizados um trekking e visita técnica.

Com foco na conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos, a Semana em Jardim termina na quinta, 8. A programação consta com palestra sobre a importância da preservação ambiental na manutenção dos recursos hídricos e pesagem do material reciclável arrecadado durante o evento.

O evento em Naviraí termina na sexta-feira, 9, com oficinas, passeio ciclístico, exposição de trabalhos dos estudantes, feira de troca de livros, show musical e exibição de um filme.

Em Nova Andradina, a partir desta quarta-feira, 7, será realizada gincana, coleta de lixo eletrônico e palestras sobre mutagênese ambiental e sustentabilidade, e ecotecnologia além de desafios de sustentabilidade no meio rural. O evento se encerra na sexta, 9, com oficinas, minicursos, debate e divulgação dos vencedores da gincana.

Em Ponta Porã, até sexta-feira, 9, estão previstas diversas oficinas ligadas à área alimentar, como a relação entre alimentação vegetariana e meio ambiente, aproveitamento de alimentos, culinária japonesa, e importância das abelhas na produção de alimentos. Passeio ciclístico, desafio de caiaque e mostra de trabalhos de conclusão de curso também integram o evento.

O Campus Três Lagoas encerra a programação nesta quarta-feira, 7, com palestras, feira de trocas e economia solidária, além de um sarau cultural com apresentações musicais.

Semana – Realizada anualmente no mês de junho, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, está será a sétima edição do evento no IFMS.

Desde 2011, os campi reúnem as comunidades durante a Semana para debater questões ambientais e promover ações para a preservação dos recursos naturais.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
19/10/2017 - 14h22
Tamanduá-mirim é capturado dentro de residência
19/10/2017 - 13h30
Projeto Florestinha planta mudas nativas para recuperação de área
19/10/2017 - 08h00
PMA captura lagarto em quintal de residência
18/10/2017 - 08h13
Calor e vento propagam incêndio que já destruiu 30 mil hectares de parque
16/10/2017 - 18h59
Incêndio consome parque estadual há 4 dias em MS
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.