zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 09/05/2017 - 10h35

RotaCineMS acontece durante 5ª Mostra de Audiovisual de Dourados




Divulgação

Por Assessoria / Redação Pantanal News

Entre os dias 08 e 12 de maio, em  Dourados, o projeto Rota CineMS realiza dentro das atividades da 5ª Mostra de Audiovisual de Dourados (UFGD), exibições de filmes e Oficina de Audiovisual, com os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa.

 Serão exibidos filmes que irão possibilitar que os alunos tenham acesso a produções que, além de destacar a identidade cultural brasileira, utilizam recursos tecnológicos contemporâneos. Para a coordenadora do projeto Lidiane Lima a identidade cultural sempre será o eixo condutor do Rota CineMS, “pela compreensão de que a representação da nossa cultura em geral favorece ao público a percepção de pertencimento social e a construção de uma identidade coletiva”, ressalta Lima.

Para dar protagonismo a todo esse conceito, o projeto, junto com o Museu de Imagem e Som de MS, ministra Oficina de Audiovisual que aproxima essa produção artística dos alunos de forma a ficar  explícito que a arte é um produto social que se origina do terreno fértil das relações humanas, ao mesmo tempo em que é uma interpretação individual da realidade. Sobre isso, a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, destaca: “o conteúdo da oficina aborda o processo de criação coletiva, propõem exercícios de ideias e criatividade e apresenta as diferentes linguagens e técnicas do audiovisual. Elementos que complementam a educação formal, pois permite que os alunos façam uma reflexão sobre sua própria realidade, e aprendam a utilizar a arte do audiovisual para se expressar”. 

Sobre Rota CineMS: O projeto "Rota CineMS" é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da FCMS, que, desde 2007, leva aos municípios do interior obras audiovisuais de artistas locais e do resto do Brasil com objetivo de promover exibições e discussões dentro do universo da identidade cultural brasileira. Caminhando sempre para o processo de formação de plateia crítica e da difusão da produção nacional.

Sobre a 5ª MAD: A Mostra Audiovisual de Dourados visa proporcionar ao público interno e externo à UFGD, de forma totalmente gratuita, um encontro de exibição, debate e discussão da produção do audiovisual regional e nacional. A mostra preza pela busca de novas linguagens, propostas e formas cinematográficas mediante a exibição de filmes em diferentes formatos, buscando a acessibilidade dos diferentes públicos, graças a iniciativas como exibições públicas, oficinas, palestras, mostras em locais públicos além de reunir diversas gerações de profissionais e entusiastas atuantes no mercado de audiovisual.

Mais de 8 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, já passaram pela sala de exibições e pelas oficinas da MAD desde sua primeira edição, mostrando assim a importância do evento, tornando-se uma vitrine para que o grande público encontre suas raízes e veja parte de sua história nas telas do cinema. Também desde 2013, quando o projeto se iniciou, foram recebidas mais de 200 inscrições de produções audiovisuais e mais de 70 filmes regionais e nacionais foram premiados na Mostra competitiva de Curtas. 

 

Sobre a Parceria: A proposta de parceria entre a 5ª Mostra Audiovisual de Dourados e a Fundação de Cultura do estado de Mato Grosso do Sul para realização de oficinas de capacitação audiovisual por meio do projeto Rota Cine MS visa democratizar os conhecimentos sobre a realização audiovisual, levando oficinas de formação gratuitas às crianças e jovens em vulnerabilidade social de instituições públicas de Dourados/MS.

Além da formação teórico-prática, a 5ª MAD almeja atingir/despertar os jovens e crianças levando-os a uma reflexão de sua realidade social, política e cultural, pois a construção dos roteiros dos filmes será baseada tanto na literatura de ficção quanto no contexto em que estão inseridos. Sendo que os materiais produzidos pertencerão aos jovens realizadores, visando incentivá-los a produzir mais material e participarem de mostras e festivais audiovisuais pelo estado e pelo país.

A utilização da linguagem audiovisual na educação básica é garantida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação, Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, o que torna de fundamental importância a compreensão da mesma como ferramenta de ensino, bem como instrumento de introdução de crianças e jovens à arte e cultura. 

É papel do Estado estimular ações que possam contribuir para o seu desenvolvimento social, cultural e econômico, e atividades como essa, introduzidas de forma gratuita em instituições públicas, servem como celeiro para o constante aprimoramento da educação básica, da construção e manutenção de políticas sociais e culturais e para capacitação de novos indivíduos que poderão ser inseridos no mercado de trabalho através das produções audiovisuais.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
03/11/2017 - 07h37
Em clima de quintal, encontros têm samba de gafieira com energia super carioca
 
Últimas notícias do site
20/11/2017 - 15h50
Conab divulga preços de frutas e hortaliças no mês de outubro nos Ceasas
20/11/2017 - 12h50
Laudo descarta que macaco achado morto na Capital teve febre amarela
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
20/11/2017 - 09h13
Sem-terras são autuados em R$ 11 mil por exploração ilegal de madeira
20/11/2017 - 08h50
Terreiros saem pelas ruas com oferendas para lembrar Oxum e pedir respeito
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.