TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Educação - 14/02/2017 - 14h16

Alunos com deficiência visual superam dificuldades com projeto da Laramara

Instituição promove integração entre estudante, família, escola e comunidade para vencer os desafios da inclusão escolar e valorizar a diversidade na sala de aula




Guilherme Calissi

Projeto Laramara.
Por Assessoria / Redação Pantanal News

O número de estudantes com deficiência visual cresce a cada ano na rede regular de ensino. De acordo com o Censo Escolar do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, cerca de 70 mil alunos cegos e com baixa visão estão nas salas de aula no Brasil, o que transcende a importância de promover a inclusão escolar e a diversidade na escola. 

Para acolher todos os alunos no mesmo espaço, o sistema educacional brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e adotou a Escola Inclusiva para garantir a convivência e a aprendizagem igualitária. Mesmo com avanços significativos, o processo de promover políticas públicas e sociais de inclusão escolar ainda é um desafio a vencer no país. 

Com o objetivo de assegurar os diretos dos alunos cegos e com baixa visão, a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual promove ações que fortalecem a relação entre escola, família e comunidade para garantir o processo de educação e o desenvolvimento integral do estudante com deficiência visual. Nesta iniciativa, a ONG oferece atendimento educacional especializado, que inclui encontros frequentes com as instituições de ensino, capacitação de professores, promoção de conteúdo informativo à sociedade, acompanhamento do aluno semanalmente e suporte à sua alfabetização. 

Nessa rede em prol da inclusão, a Laramara ainda oferece atividades socioeducativas e culturais organizadas por faixa etária, além de ensinar os pais a confeccionar brinquedos e jogos adaptados e a importância do brincar para a aprendizagem das crianças e jovens da instituição. 

“A contribuição da Laramara neste contexto é enorme, pois é uma das poucas instituições que está afinada com a proposta de uma escola de qualidade para todos e compreende que este processo não será possível sem a participação direta da família”, afirma Nelma Meo, coordenadora da Laramara. 

Em 25 anos de atuação, a Laramara também está entre as mais atuantes instituições especializadas no atendimento e na inclusão das pessoas com deficiência visual na América Latina. Com sua equipe multidisciplinar, oferece diversos programas nas áreas socioassistencial e socioeducativa com ações complementares e atividades específicas essenciais à aprendizagem e ao desenvolvimento dessa parcela da população.

Máquina Braille

Para assegurar o acesso à educação, em 2004, a instituição também nacionalizou a produção de máquinas de escrever em Braille, tornando-se a única fabricante dessa tecnologia em toda América Latina e a 5ª no mundo. Desde então, conseguiu doar, por meio de campanhas de arrecadação, mais de 7 mil equipamentos para crianças e jovens carentes com deficiência visual.

“No processo de alfabetização, a máquina Braille representa para o aluno com cegueira o mesmo que o caderno e o lápis representam para o aluno vidente”, comenta a professora especializada em educação inclusiva da Laramara Eliana Paulino.

Todos os projetos oferecidos pela Laramara são gratuitos e mantidos por doações de pessoas físicas e empresariais.

Sobre a Laramara:
LARAMARA é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual e um centro de referência na América Latina no desenvolvimento e na pesquisa na área da deficiência visual. Fundada em 1991, realiza atendimento especializado nas áreas socioassistencial e socioeducativa com ações complementares e atividades específicas essenciais à aprendizagem e ao desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e com deficiências associadas. As atividades são realizadas em grupos e os usuários dispõem ainda de atendimentos específicos de Braille, Soroban, Desenvolvimento da Eficiência Visual (Baixa Visão) e Orientação e Mobilidade. Disponibiliza recursos humanos para apoio à inclusão social, colabora para o aperfeiçoamento e a capacitação de profissionais e divulga suas experiências e aquisições para todo o Brasil, por meio de recursos instrucionais produzidos por sua equipe, como livros, manuais e DVDs. LARAMARA trouxe para o Brasil a fabricação da máquina Braille e da bengala longa, indispensáveis para a educação e a autonomia da pessoa cega. Buscando a inclusão profissional de jovens e adultos com deficiência visual, ampliou seu projeto socioeducativo em 1996 realizando atendimento a essa população.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
27/10/2017 - 14h32
Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para alunos de Corumbá
27/10/2017 - 10h48
IFMS ofertará seis novos cursos de graduação em 2018
20/10/2017 - 09h30
Enem 2017: locais de prova já estão disponíveis no cartão de confirmação
18/10/2017 - 16h10
Local de prova do Enem será divulgado na sexta a partir das 10h, diz Inep
18/10/2017 - 16h05
Corumbá: Estudantes devem fazer rematrícula para vaga na Rede Municipal de Ensino
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.