especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Agronegócios - 07/02/2017 - 10h00

Produtores ganham aplicativo para manejo do milho




Waldeci Souza

Por Assessoria Embrapa / Redação Pantanal News

Uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar no acompanhamento do ciclo da planta de milho, em cada um dos seus estádios fenológicos, visando um manejo eficiente e sustentável das lavouras. Essa é a proposta do aplicativo “Doutor Milho”, lançado pela Embrapa no Show Rural Coopavel, evento que acontece de 6 a 10 de fevereiro em Cascavel (PR).

O “Doutor Milho” é capaz de orientar o acompanhamento das lavouras e chamar a atenção para práticas agronômicas importantes, que podem conferir maior produtividade e renda. Para conhecer as práticas mais importantes a serem adotadas, o usuário deve identificar corretamente o estádio fenológico em que sua lavoura se encontra. A partir daí, são descritas as recomendações para cada fase de desenvolvimento da planta, orientando o processo de tomada de decisão.
De acordo com o pesquisador Paulo César Magalhães, da área de Fisiologia Vegetal da Embrapa Milho e Sorgo, e um dos especialistas responsáveis pelas informações técnicas disponibilizadas pelo aplicativo, o “Doutor Milho” poderá auxiliar no processo de tomada de decisões inteligentes de manejo. “Para isso, é necessário que o usuário saiba em que estádio a planta se encontra. O estádio conhecido como V3, por exemplo, é o período em que todas as folhas e espigas que a planta irá produzir durante  seu ciclo são definidas. Portanto, nessa fase, já é possível perceber o efeito dos fertilizantes no desenvolvimento inicial das plantas”, explica.

Nesse mesmo estádio, continua o pesquisador, as recomendações são para que a lavoura não sofra com qualquer limitação, especialmente em relação à oferta de nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes, especialmente o zinco. “Em V3 é o momento certo de se fazer a adubação de cobertura a lanço, que pode reduzir o índice de queima de folhas por contato com o fertilizante. É hora também de monitoramento da cigarrinha e a demanda hídrica é de 2,8 mm de água ao dia”, mostra o pesquisador. Todas essas recomendações estão disponíveis de uma maneira simples e fácil de consultar, na tela do celular.

O objetivo da equipe desenvolvedora é oferecer melhorias constantes ao aplicativo, por meio de atualizações. Duas novas funcionalidades já vêm sendo aprimoradas para versões futuras: informações sobre plantabilidade e danos econômicos provocados por pragas. Segundo o pesquisador Paulo César Magalhães, a referência de funcionamento do “Doutor Milho” é a data de emergência das plantas. “Não se usa mais ‘dias após a semeadura’. Cada região de plantio apresenta uma peculiaridade em relação à temperatura, incidência da luz solar e umidade do solo. Para se tomar decisões inteligentes de manejo, é preciso saber em que estádio a planta se encontra. E nesse aspecto o aplicativo pode ajudar bastante o produtor”, complementa.

A equipe desenvolvedora buscou simplicidade no processo de funcionamento do aplicativo, além de atender à necessidade de quem está no campo. Por isso, o “Doutor Milho” funciona no modo off-line. São apenas quatro passos que devem ser seguidos: cadastrar o talhão da lavoura tendo como base a data de emergência; verificar o estádio correto da planta; confirmar esse estádio e obter as práticas recomendadas de manejo. O “Doutor Milho” é gratuito e já está disponível para os sistemas Android e iOS. 

 Ajuda de especialistas
O aplicativo começou a ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Embrapa Milho e Sorgo (MG) em abril de 2015, quando uma pesquisa de mercado foi realizada diante de diversas demandas selecionadas entre os produtores. A necessidade de se identificar a etapa correta de desenvolvimento de uma planta de milho para apontar a adoção de estratégias inteligentes de manejo foi o que motivou o desenvolvimento do aplicativo.

Durante o processo de criação, o “Doutor Milho” foi instalado e testado por consultores externos, com experiência na cultura do milho. Uma equipe da Embrapa Milho e Sorgo também realizou diversos testes, e um aspecto é fundamental, segundo os desenvolvedores: o aplicativo não tem a pretensão de substituir a presença de um responsável técnico. “A ferramenta é capaz de orientar o acompanhamento das lavouras e oferecer condições de alcançar maior produtividade e renda a partir de sugestões simples, porém valiosas acerca das melhores práticas agronômicas”, finaliza o pesquisador.

Para baixar o aplicativo, acesse o Google Play  ou a Apple Store.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
30/11/2017 - 06h33
Quinta-feira começa com céu aberto, mas alerta é de tempestade
29/11/2017 - 08h37
Conab fiscaliza estoques públicos em todo o país
20/11/2017 - 15h50
Conab divulga preços de frutas e hortaliças no mês de outubro nos Ceasas
16/11/2017 - 15h13
Novo aplicativo ajuda a agir rápido para assegurar saúde de rebanhos
16/11/2017 - 09h13
Horta em escola enriquece merenda e estimula aprendizado dos alunos
 
Últimas notícias do site
12/12/2017 - 08h51
Governo divulga resultado dos recursos do concurso da Polícia Civil
12/12/2017 - 08h42
Calor predomina e meteorologistas alertam para baixa umidade do ar
12/12/2017 - 08h16
Governador participa de reunião do Codesul em Porto Alegre
11/12/2017 - 14h35
Homens ameaçam policias com faca e são presos
11/12/2017 - 07h05
PMA de Aquidauana realiza Educação Ambiental para alunos e professores indígenas
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.