zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Educação - 30/01/2017 - 16h02

IFMS integra fórum de reitores para atuação conjunta




Ascom/IFMS

Grupo irá articular ações em quatro eixos prioritários.
Por Assessoria / Redação Pantanal News

Integrar ações em desenvolvimento e planejar projetos em conjunto entre as instituições de ensino superior públicas e privadas do Estado foram os principais temas da reunião que o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, participou na manhã desta segunda-feira, 30.

O encontro, realizado na reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi a primeira reunião do grupo de dirigentes do IFMS, UFMS, Universidade Estadual (UEMS), da Grande Dourados (UFGD), Anhanguera-Uniderp e Católica Dom Bosco (UCDB), em que foram definidos os principais eixos de trabalho do grupo.

“Nossas instituições são responsáveis pela maior parte da oferta de graduação e pós-graduação no Estado e pelo desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Se não integrarmos ações, não daremos conta das demandas que nos são apresentadas”, afirmou o reitor da UFMS, Marcelo Turine, anfitrião deste primeiro encontro.

Na avaliação de Turine, as instituições possuem uma série de acordos e protocolos que, muitas vezes, ficam restritos aos estudantes e servidores da própria comunidade, não sendo usufruídos por membros de outras entidades.

“Temos características e atuações em comum. Então, se não houver grandes projetos articulados entre nós, não conseguiremos fomentos de entidades vinculadas ao setor produtivo e nem potencializaremos os recursos do setor público” refletiu.

Um dos proponentes da articulação do grupo ao lado de Turine, o reitor do IFMS destacou o pioneirismo do encontro e a importância das instituições presentes para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul.

“É a primeira vez que nos reunimos com o intuito de identificar áreas de interesse em comum. O principal ponto da pauta, neste momento, é darmos prosseguimento ao marco regulatório da inovação no MS, pois, sem ele, o desenvolvimento da ciência e tecnologia fica prejudicado”, pontuou Luiz Simão.

Eixos – Além da regulamentação legislativa necessária para estimular a Ciência, Tecnologia e Inovação, os dirigentes também definiram como áreas fundamentais de atuação o Turismo e a Cultura, a Excelência na Educação e a Internacionalização das ações institucionais.

Entre iniciativas que podem contar com a participação de servidores e estudantes de outras instituições, Simão mencionou projetos em que o IFMS começa a trabalhar, em parceria com universidades da Flórida, EUA.

“Nosso trabalho com as universidades americanas, ainda em estágio inicial, pode ser desenvolvido, a princípio, nas áreas de biodiversidade, desenvolvimento de gestão e formação de professores, além de robótica e automação, cujas tratativas estão mais avançadas”, afirmou.

A reitora da UFGD, Liane Calarge, destacou o potencial do Turismo, da Cultura e da Biodiversidade do Mato Grosso do Sul sob a ótica da internacionalização, mas ressaltou que as ações também devem ser articuladas no âmbito regional pelas instituições.

“O trabalho em conjunto facilita a busca por outras formas de fomento que não sejam somente públicas, além de permitir maior alcance de ações em todas as regiões do Estado, devido à característica multicampi de diversas instituições que compõem o grupo”, afirmou.

Para Fábio Edir, reitor da UEMS, o grupo precisa compartilhar experiências exitosas e redes de base de pesquisa para consolidar as potencialidades do que cada instituição faz e da educação no Estado.

“Uma iniciativa que vejo como fundamental quando falamos da excelência da educação no Estado é delinearmos um programa de mobilidade acadêmica dentro das instituições de ensino superior que atuam em Mato Grosso do Sul”, disse.

Próximo encontro – Os dirigentes agendaram para o próximo dia 20 de fevereiro a segunda reunião do grupo, em que também deverão participar os pró-reitores e responsáveis pelas relações internacionais de cada instituição.

Durante o encontro, previsto para ser realizado na sede da UEMS em Campo Grande, deverão ser detalhados os planos de trabalho para cada um dos eixos definidos na reunião desta segunda-feira, 30, além de apresentação de proposta para a Lei de Inovação do Estado.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
23/09/2017 - 14h16
Uems conquista elevação da nota da Capes para o Mestrado Profeduc
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
19/09/2017 - 10h18
Alunos de escolas públicas de Aquidauana assistem a filmes nacionais com recursos de acessibilidade
19/08/2017 - 06h01
UFMS recebe 2ª edição da Feira do Trabalho no começo de setembro
25/07/2017 - 16h02
Divulgada marca da etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais
 
Últimas notícias do site
18/10/2017 - 10h57
PMA prende foragido da justiça durante fiscalização
18/10/2017 - 10h09
Com chuvas isoladas, temperatura em MS chega a 41ºC na sexta-feira
18/10/2017 - 09h38
Com temperatura de até 41 graus, outubro já teve 87 mm de chuva
18/10/2017 - 09h23
Polícia captura mais dois foragidos da justiça
18/10/2017 - 08h13
Calor e vento propagam incêndio que já destruiu 30 mil hectares de parque
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.