especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 13/01/2017 - 10h50

Espetáculo ‘Patas Arriba’ do RS é apresentado em Puerto Suárez e em Corumbá

Coreógrafo e diretor artístico do espetáculo, Rui Moreira, é ex-bailarino do famoso Grupo Corpo, de Belo Horizonte. A circulação acontece por meio do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015.




Andréa Ludwig Cocolichio


Júlio Appel


Andréa Ludwig Cocolichio


Andréa Ludwig Cocolichio

Por Assessoria / Redação Pantanal News

A Humanitas Arte e Cultura, do Rio Grande do Sul, desembarca em Mato Grosso do Sul e nos países vizinhos Bolívia e Paraguai, neste mês de janeiro com o espetáculo ‘Patas Arriba’. A primeira apresentação desta circulação acontece em Puerto Suárez (Santa Cruz – Bolívia) no dia 13, às 18 horas, no Mirante (final da avenida Simon Bolívar). Já no dia 14, o espetáculo chega a Corumbá-MS, às 20 horas, na sede da Oficina de Dança (rua Antônio João, centro). Nas duas apresentações a entrada é gratuita.

Em Corumbá, também no dia 14, será realizado ainda o ‘Workshop de Dança de Rua e Dança Contemporânea’, das 14h às 16 horas, na sede da Oficina de Dança. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no dia e local do workshop.

Através da literatura de Galeano, autor contemporâneo, um dos mais célebres de toda a América Latina, surge a inspiração para um trabalho coreográfico engajado no questionamento de uma sociedade controversa e na poética da simplicidade dos meios de vida.

Em ‘Patas Arriba’ Galeano revela um mundo de desigualdades sociais e contradições nas relações impostas por diferentes formas de poderes, mas ao final da obra convida o leitor a um “voo”, a usufruir do “direito ao delírio”. A mensagem de Galeano, então, revela uma verdade contundente ao passo que promove uma possibilidade de reação, pois para o próprio autor “a primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la”.

É no “direito ao delírio” proposto em ‘Patas Arriba’, que o coreógrafo Rui Moreira buscou elementos para a composição coreográfica do espetáculo, que teve estreia em dezembro de 2014 em Porto Alegre/RS e, em Caxias do Sul/RS, em janeiro de 2015. Esta criação foi realizada com recursos do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Dando continuidade ao trabalho, a produtora Humanitas Arte e Cultura propôs e foi agraciada uma vez mais com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 – para promover a circulação do espetáculo ‘Patas Arriba’ com o projeto Fronteiras Imaginárias, pelas Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, em cidades-gêmeas e da faixa de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A circulação abrange cidades nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

A criação de Rui Moreira é a um só tempo fator que legitima qualidade artística ao projeto por sua reconhecida trajetória e que promove a integração cultural entre o Brasil e os países vizinhos, a partir da obra de Eduardo Galeano.

Sobre o espetáculo

Se Alice, do País das Maravilhas, renascesse nos nossos dias não necessitaria de um espelho para descobrir o mundo ao revés. Para explorar o mundo ao contrário bastaria que a personagem de Lewis Carroll olhasse através de uma janela. É o que medita Eduardo Galeano na sua obra Patas Arriba – La escuela del mundo al revés.

No espetáculo de dança ‘Patas Arriba’, Rui Moreira, bailarino, diretor e coreógrafo, assume a direção de um peculiar elenco formado por bailarinos contemporâneos e dançarinos de danças urbanas. “A iniciativa de ter a dança como mídia para o pensamento do jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, a partir desta obra, propõe um movimento cultural potente que se inicia na cidade de Porto Alegre, extremo sul do Brasil. A mim foi delegado o papel de provocador criativo para concepção de um espetáculo. Assumi esta função a partir de pontos de vista diversos sobre a obra do escritor e interagi com todos. De dançarinos à equipe de arte e de produção. Isso foi uma oportunidade incrível que agradeço profundamente. A concepção de ‘Patas Arriba’ foi um exercício de autoria compartilhada”, afirma Rui Moreira.

Foi a literatura de Galeano, autor contemporâneo, um dos mais célebres de toda a América Latina, que inspirou a obra de dança contemporânea, engajada em questionamentos sociais. Eduardo Galeano (1940-2015), escritor e jornalista uruguaio, deixou como legado obras que exercem profunda influência no pensamento político e social latino-americano.

Em ‘Patas Arriba’, Rui Moreira teve um minucioso trabalho de pesquisa e uma longa jornada de ensaios e experimentações para expressar um mundo de “pernas pro ar” através da dança contemporânea. O resultado é uma poética homenagem da dança à obra literária de Galeano. “Os dançarinos, protagonistas centrais do processo, se entregaram às provocações nos encontros de trabalho e confrontaram suas heterogêneas realidades cidadãs. Foi lindo mediar esse encontro”, pontua Rui. 

Serviço: em Puerto Suárez (Santa Cruz – Bolívia) o espetáculo será apresentado no dia 13 de janeiro, às 18 horas, no Mirante, final da avenida Simon Bolívar. Em Corumbá, todas as atividades acontecem no dia 14 de janeiro, na sede da Oficina de Dança (rua Antônio João, centro); sendo o ‘Workshop de Dança de Rua e Dança Contemporânea’, das 14h às 16 horas e, o espetáculo às 20 horas. Toda a programação é gratuita. Mais informações pelo telefone (67) 99295-7802 e/ou pelo site www.patasarriba.com.br. 

Ficha técnica 

Direção artística e coreografia: Rui Moreira

Direção executiva: Marise Siqueira

Elenco: Andressa Pereira, Bethány Martínez, Elias Jr., Escobar Júnior, Daniel Cavalheiro e Rodrigo Scherer

Diretora de ensaios: Andréa Spolaor

Iluminação: Maurício Moura e Kyrie Isnardi

Figurinos: Alexandre Silva

Duração: 52 minutos

Produção: Humanitas Arte e Cultura 

Realização

Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2015 

Produção

A Humanitas Arte e Cultura LTDA, fundada em 2009, surge para representar um núcleo de artistas empenhados no desenvolvimento da dança.

Com a coordenação e direção executiva da ex-bailarina e advogada Marise Siqueira, no seu percurso a Humanitas Arte e Cultura tem se ocupado em promover a dança de forma colaborativa, contando com a participação efetiva de profissionais consolidados que atuam nas áreas de produção, criação, formação e participação na construção de políticas públicas para as artes e para a cultura.

A circulação do espetáculo, através do Projeto Patas Arriba – Fronteiras Imaginárias, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 acontece com apoio das produtoras Arado Cultural, com Júlia Aissa, no Estado de Mato Grosso do Sul e; Loa Produções Culturais e Rumo Empreendimentos Culturais, com Loana Campos e Diego Marchioro, no Estado do Paraná.

Apoio

Prefeitura Municipal de Corumbá-MS

Projeto Rompiendo Fronteiras

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
19/01/2018 - 15h00
Agenda Cultural: fim de semana está repleto de opções com samba, rock, pop e funk
12/01/2018 - 08h33
Agendona: Começam os gritos de Carnaval dos blocos, e também Festa de São Sebastião
05/01/2018 - 15h13
Sábado tem roda de samba no Porto Geral
05/01/2018 - 14h07
Primeiro fim de semana de 2018 está cheio de opções de diversão
29/12/2017 - 08h14
No último fim de semana do ano, programação cultural é alternativa e agitada
 
Últimas notícias do site
19/01/2018 - 15h00
Agenda Cultural: fim de semana está repleto de opções com samba, rock, pop e funk
19/01/2018 - 13h00
Inmet alerta para chuvas intensas e ventos de até 100 km por hora em MS
19/01/2018 - 08h32
Fazendeiro é autuado em R$ 159 mil por desmatamento ilegal
19/01/2018 - 07h35
Carnaval de Corumbá terá Axé Blond, Revelação e baterias da Mangueira e Gaviões da Fiel
19/01/2018 - 07h10
Carnaval de Corumbá: atrações tem até hoje para realizar cadastro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.