especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cidades - 12/01/2017 - 09h01

Com apoio do Senar/MS projeto de Equoterapia em Jardim atende mais de 800 pessoas




Por Assessoria / Redação Pantanal News

“Quando recebemos o diagnóstico do Júnior tive que tomar uma decisão rápida para melhorar a qualidade de vida dele. Hoje, após oito meses de Equoterapia, estou muito feliz com a evolução que ele apresentou”. A afirmação da mãe, Leidiane Martines de Melo, comprova os benefícios da prática terapêutica que utiliza cavalos para auxiliar pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, desenvolvida desde 2014 nas dependências do Sindicato Rural de Jardim com apoio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O tratamento, associado a outras terapias, proporcionou a aceleração do desenvolvimento motor de Júnior e, com isso, o pequeno aprendeu a andar e a falar. “O mais interessante foi que ele começou a receber atendimento inicialmente em Campo Grande com fisioterapia, hidroterapia e fonoaudiologia de segunda a sexta-feira de forma intensiva quase um ano antes. Entretanto, a terapia com cavalos potencializou os ganhos motores e atualmente ele já anda e começou a formular frases”, acrescenta orgulhosa. O filho de Leidiane apresentou melhoras já no primeiro mês de Equoterapia, explica a mãe.

O projeto denominado ‘Passo a Passo’ é uma iniciativa proposta pelo engenheiro agrônomo, Paulo Bozoli, com intuito de colaborar para o público que necessita de atendimento personalizado e acompanhado por uma equipe composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e equitador. Além de 46 praticantes atendidos semanalmente no município, foram atendidas mais de 800 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos no ano de 2016.

“Acompanhamos o amadurecimento da equipe e o resultado apresentado diretamente no desenvolvimento dos praticantes e suas famílias que nos dão retorno positivo sobre a Equoterapia. É gratificante verificar o aumento na procura de interessados que chegam até o centro e a confiança de nossos parceiros que vão desde a Pestalozzi e APAE até a população que colabora maciçamente com o leilão para arrecadar recursos ao projeto”, explica Bozoli que coordena o projeto, que é ex-presidente do sindicato rural do município.

Aproximação com a comunidade – O presidente do sindicato rural, José Eduardo Meireles Grubert, relata que a ação aproximou os produtores rurais da sociedade, unidos pelo bem comum social. “O custo para montar uma equipe de Equoterapia é alto, mas temos conseguido êxito com ajuda da comunidade desde que o projeto foi implantado. A colaboração conjunta vai dos associados do sindicato até a leiloeira que participa voluntariamente no nosso leilão atual realizado no período da exposição agropecuária do município”, argumenta.

Na avaliação da fisioterapeuta responsável pelos praticantes, Elaini Bíscaro, o projeto  se desenvolve junto com os praticantes e todas as conquistas são sentidas e comemoradas em conjunto. “Eu poderia descrever cada conquista ou etapa vencida, mas, prefiro agradecer pela confiança que as famílias depositaram em nossa equipe. O caso do Júnior é um dos exemplos mais positivos. Lembro que quando recebi um vídeo no celular no qual ele caminhava segurando na mão do pai e da mãe, não sabia se ria ou chorava”, confidencia a especialista.

Informações complementares – o projeto de Equoterapia do Senar/MS faz parte das ações de PPE – Programas e Projetos Especiais da regional de Mato Grosso do Sul e foi iniciado no município de Rio Brilhante e mais recentemente, Jardim e Aparecida do Taboado. Os atendimentos são gratuitos e realizados em parceria com as APAES - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Pestalozzi em funcionamento nos municípios citados.

O superintendente regional do Senar, Rogério Beretta, acredita que o trabalho realizado pelos sindicatos rurais reforça o comprometimento da instituição em melhorar a qualidade de vida da população. “Os sindicatos rurais e as equipes de profissionais que integram a equipe de equoterapia são protagonistas deste projeto que modifica e melhora a vida de muitas pessoas. O trabalho realizado pelo grupo de Jardim tem estimulado outros municípios a participar”, revela.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

 O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
05/12/2017 - 11h16
Prefeito discute corredor bioceânico e gás natural com Evo Morales
04/12/2017 - 15h51
Em Brasília, prefeito busca recursos para saúde e infraestrura
01/12/2017 - 12h48
Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para alunos em Corumbá
30/11/2017 - 08h12
Reinaldo recebe ministro das Cidades para entrega de 327 casas no interior
29/11/2017 - 07h05
Com chilenos, Prefeitura defende Rota Bioceânica passando por Corumbá
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.