zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 15/12/2016 - 14h50

A Epopeia do Juruá – Parte VI




Fotos: Divulgação







Por Hiram Reis e Silva*

 Hiram Reis e Silva, Bagé, RS, 15 de dezembro de 2016.

Amigos verdadeiros são os que suportam a tua felicidade!

Porque em um momento difícil qualquer um se aproxima de você.

Mas o seu inimigo jamais suportaria a sua felicidade!

(Padre Fábio de Melo)

 

Inimigo na Trincheira (dezembro de 2012)

 

Eventualmente, nossas rotas são obstruídas por rochedos e águas tumultuárias ardilosa e capciosamente engendradas por “tropas amigas”. Assim foi na Descida do Juruá cuja orientação do CMA repassada a todas Organizações Militares subordinadas e, em especial, aos camaradas do 61° Batalhão de Infantaria de Selva (61° BIS – Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo) sediado em Cruzeiro do Sul, AC, tinha sido – apoiar “minimamente”, apesar de ter sido uma jornada concebida e planejada nos gabinetes do próprio CMA, com recursos disponibilizados, mais do que suficientes, pelo Diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – General de Divisão Jorge Ernesto Pinto Fraxe e apoiado pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX) – General de Exército Ueliton José Montezano Vaz. 

Em decorrência de intrigas palacianas e vaidades pessoais, alguns gestores do CMA, apesar de todo o empenho do meu caro amigo General Jaborandy à Expedição, simplesmente negaram-se a receber o aporte alocado pelo DNIT e suspenderam o apoio à missão, o pior de tudo é que só fiquei sabendo disso quando já me encontrava em Cruzeiro do Sul, AC. Nesta ocasião, os caiaques e a lanchinha de apoio (Mirandinha) ainda se encontravam em Porto Velho, RO, e minha equipe de apoio já embarcara no vôo que as conduziria de Santarém, PA, a Cruzeiro do Sul, AC, às minhas custas. Fiz contato com empresários locais que me hipotecaram total apoio e se ofereceram para transportar sem ônus o caiaque de Porto Velho para Cruzeiro do Sul. Decidi, então, que o Mário e o Marçal retornariam de avião a Santarém, tendo em vista que eu não teria condições de bancar as despesas com lanchinha de apoio, e eu desceria sozinho o Rio Juruá. Relatei minhas aflições e minha revolta em um artigo que foi enviado a jornais, dos quais sou colunista, e a amigos da minha lista de assinantes da qual consta o General-de-Exército Ítalo Fortes Avena.

Um Ir:. de Luta e de Ideais

 

Quero deixar bem claro que o alvo de minhas críticas, naquela oportunidade (dezembro de 2012), jamais foi a Força Terrestre, Instituição a quem prezo acima de tudo. Meu grito de revolta foi e continuará sendo contra os entraves legais e à incompetência de alguns gestores que obstaculizam a realização de expedições como a nossa. Recebi, porém, um apoio inesperado e oportuno que alterou significativamente a orientação de um obsequioso “apoiar minimamente” à um apoio incondicional por parte da Força Terrestre.

Os ventos que originaram esta drástica mudança de rota vieram de longe, de Nova York, EUA, através de um Militar de escol e Ir Maçom oriundo da Arma de Engenharia – o General Avena, que depois de chefiar o Departamento de Engenharia de Construção (DEC) do Exército Brasileiro havia assumido a vaga de Consultor Militar da Organização das Nações Unidas (ONU).

Daí em diante os Comandantes Militares das mais diversas Organizações Militares da Amazônia não mediram esforços em nos apoiar apesar dos entraves burocráticos e restrições orçamentárias. A disponibilização e o transporte das embarcações envolveram o 2° Grupamento de Engenharia, Manaus, AM, o 8° Batalhão de Engenharia de Construção, Santarém, PA, o 5° Batalhão de Engenharia de Construção, Porto Velho, RO, o 7° Batalhão de Engenharia de Construção, Rio Branco, AC e o 61° Batalhão de Infantaria de Selva (61° BIS), Cruzeiro do Sul, AC.

O 61° BIS disponibilizou-nos transporte e pessoal para que pudéssemos ultimar todos os preparativos para viagem. O Major Odney de Souza e Silva, Sub-Comandante do 61° BIS (Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo), foi incansável, então, em atender às nossas demandas.

General de Brigada Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Tivemos a grata satisfação de conhecer, em dezembro de 2012, o General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante da 16° Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), Tefé, AM, que se encontrava na Guarnição em visita de inspeção. Tivemos a oportunidade de confraternizar com ele e sua equipe em mais de uma ocasião e em cada uma delas o Gen Paulo Sérgio fez questão de ressaltar a importância de nosso trabalho e hipotecar total apoio à Expedição. Quando aportamos em Tefé (no dia 20.02.2013), o General Paulo Sérgio montou um aparato fantástico para nossa chegada. Pela primeira vez desde que iniciei minhas descidas pelos amazônicos caudais, tive uma recepção de tamanha magnitude. Fomos acompanhados, desde a Boca do Lago de Tefé no Solimões até o porto de Tefé, por uma escolta fluvial e, na chegada, além dos sons marciais proporcionados pela excelente Banda de Música da 16ª Bda Inf Sl e dos fogos de artifício, fomos recepcionados pelo Chefe do EM Coronel Dougmar Nascimento das Mercês, TCel Marcelo Rojo, Comandante da 16ª Base Logística de Selva e diversos oficiais do alto comando da 16ª Bda. Chorei de pura emoção!

Vídeo da Chegada Triunfal em Tefe, AM (20.02.2013):   

https://www.youtube.com/watch?v=WD-gAS8jffU&t=6s

 

O E/5 da Bda, Capitão Diógenes Pinheiro Pimentel, havia agendado diversas entrevistas na Cidade e, além delas, à noite, fui entrevistado, às 21 horas, via celular pelos nossos fiéis amigos da AmazonSat que nos acompanharam a par e passo desde o início de nossa jornada no Acre.

O caro Ir:. Carlos Atanau também havia agendado uma entrevista na Rádio Luz e Alegria de Frederico Westphalen (FW), RS, para as 19h00 (hora do Amazonas). Nessa entrevista, lembrei que, desde que iniciei, há 13 anos uma série de palestras sobre a Amazônia Brasileira, que naquela época ultrapassavam a 400, e minhas descidas pelos amazônicos caudais esta foi a terceira vez que não consegui segurar a emoção e as lágrimas escorreram sobre a enrugada face deste velho argonauta.

A primeira foi em FW, RS, quando o Ir:. Carlos convidou-me a realizar uma palestra para estudantes do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora da Auxiliadora. Ao final do evento, as crianças vieram me abraçar, beijar e pedir autógrafos, chorei e, ao olhar para meus irmãos maçons, que me acompanhavam, Carlos, Deoclécio e Teixeira, vi que eles também não tinham conseguido conter as lágrimas. Quando me perguntam por que não cobro pelas palestras, eu digo que este é o meu pagamento – a emoção de ter transmitido algo que tenha, de alguma forma, repercutido no coração e nas mentes das criaturas.

A segunda foi a recepção, em Santarém, na minha descida pelo Amazonas. Meu ex-Cadete e na época Comandante do 8° Batalhão de Engenharia de Construção acompanhou-nos na chegada com a Balsa Rondon. Na Rondon, além dos repórteres das diversas emissoras e jornalistas, estavam a bordo os militares do Batalhão e seus familiares. Depois da recepção pela imprensa de Santarém no Porto Hidroviário, fomos homenageados pelo Comandante e seus oficiais no Clube Militar, onde recebemos uma série de brindes.

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)

Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM - RS);

Sócio Correspondente da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER)

Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

E-mail: hiramrsilva@gmail.com;

Blog: desafiandooriomar.blogspot.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
04/09/2017 - 09h11
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte III)
04/09/2017 - 09h06
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte II)
04/09/2017 - 09h01
3ª Etapa da Expedição Centenária Roosevelt-Rondon (Parte I)
28/07/2017 - 16h47
Chapéu Bandeirante
24/07/2017 - 09h01
Atentado à Vida de Plácido de Castro
 
Últimas notícias do site
22/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
22/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
22/09/2017 - 13h11
PMA apreende redes e liberta peixes dos petrechos ilegais
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.