zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 15/12/2016 - 07h35

A Epopeia do Juruá – Parte III




Fotos: Divulgação







Por Hiram Reis e Silva*

Hiram Reis e Silva, Bagé, RS, 14 de dezembro de 2016.

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (Bíblia Sagrada – Salmos, 133:1-3)

De Pé e à Ordem

Qual a definição da expressão “DE PÉ E À ORDEM”? Significa que, estando o Maçom em Loja “de Pé e à Ordem” ele estará fazendo o sinal do grau em que a Oficina da Arte Real está funcionando; de forma absolutamente correta. Que o Irmão ao dizer-se “de Pé e à Ordem” para outro irmão, [...] ele está dizendo que está pronto para receber e cumprir ordens e, principalmente, que o Maçom diz-se “DE PÉ E À ORDEM” por estar cônscio de suas obrigações para com a Sublime Ordem, a Família, a Pátria e a Humanidade. (Grão-Mestre Osvaldo Pereira Rocha)

Desafio de um Amazônico Amigo

Enfim lanço um desafio ao Coronel Hiram para que realize como realizei [nunca de caiaque é claro], a viagem da Serra do Divisor [nascente dos Rios Amônea e Moa] pelo Juruá até Manaus; tenho certeza quase que absoluta que o Comando Militar da Amazônia, em função da curiosidade sobre esse período desconhecido que vai reescrever as histórias do Estado do Acre e Militar na Amazônia, apoiará integralmente esse Projeto de Pesquisa.
(Tenente-Coronel Eng Rfm Lauro Augusto Andrade Pastor Almeida)

 

Respondi imediatamente afirmando ao caro amigo que estava pronto para mais esta missão. Recomendei, porém, que se iniciasse a jornada no Juruá, desde a Foz do Breu, fronteira peruana, até a Foz do Amônea de onde se subiria a motor para depois descê-lo de caiaque, voltando a percorrer o Juruá e alguns de seus afluentes até sua Foz no Solimões (mais de 4.000 km) e de lá até Manaus pelo Solimões (mais de 850 km), a partir de dezembro de 2012, período das cheias. Chegaríamos à região no início de dezembro para iniciar as pesquisas, havendo necessidade de o caiaque e a “voadeira” (Mirandinha), do 8° Batalhão de Engenharia de Construção – Santarém, PA, já terem sido transportadas, via fluvial, de Santarém, PA, a Porto Velho, RO, e por terra de Porto Velho até Cruzeiro do Sul, AC, de onde partiríamos, via fluvial, até a primeira Comunidade brasileira às margens do Juruá que é Foz do Breu. Calculei entre cinco e seis meses a descida. De maio a julho, fecharíamos as pesquisas e o livro estaria pronto e editado até dezembro de 2013. Achei difícil que este sonho se transformasse em realidade. As dificuldades encontradas até agora para viabilizar jornadas bem mais curtas justificavam meu pessimismo. Os tempos áureos das descobertas e das expedições científicas parecem ter findado, o interesse das pessoas e das Instituições migrou para outros temas menos relevantes.

Mesmo assim a materialização deste desafio seria a realização de um ideal, eu teria a honra e o privilégio de percorrer as mesmas águas em que se aventurou, em 1905, o chefe da Comissão Mista Brasileiro-Peruana de Reconhecimento do Rio Juruá General Bellarmino Augusto de Mendonça Lobo.

“Tâmo” Junto Comandante!

Antes mesmo de ter sido confirmada a Expedição de Descida do Rio Juruá, resolvi iniciar meu planejamento consultando dois membros do Grupo Fluvial do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC), Santarém, PA, os Soldados Mário Elder Guimarães Marinho e Marçal Washington Barbosa Santos, se aceitariam compor a equipe de apoio para mais uma descida pelos amazônicos caudais. A resposta dos dois guerreiros foi imediata:

– Tâmo junto Comandante!

Nenhum dos dois sequer titubeou ou pensou em perguntar qual o Rio, de onde ou quando partiríamos, qual seria a duração da missão nem mesmo quais embarcações seriam empregadas, eles, simplesmente, estavam prontos – “De Pé e à Ordem”.

Nas duas últimas descidas (Rio Amazonas – 23.12.2010 a 22.01.2011, 851 km e Rios Madeira/Amazonas – 22.12.2011 a 15.02.2011, 2.000 km) contei com o apoio irrestrito da valorosa Tropa de Elite do Barco a Motor (B/M) Piquiatúba da qual faziam parte, além do Mário e do Marçal os Soldados Walter Vieira Lopes e Edielson Rebelo Figueiredo.

Como esta missão é de longa duração em Rios e Igarapés que apresentam problemas de navegabilidade para embarcações maiores em determinados trechos, estou prevendo o apoio de uma “voadeira” com motor de rabeta de, no máximo 6,5 hp, e um motor, reserva, de popa, de 25 hp para emergências, com apenas dois militares para não desfalcar, por demais, o efetivo do Grupo Fluvial do 8° BEC.

A pronta resposta de meus caros amigos paraenses me fez “engarupar na anca da história” e lembrar os velhos tempos de aluno do Colégio Militar de Porto Alegre quando ouvi extasiado, pela Rádio Guaíba, o relato denominado “Mensagem a Garcia”. A reportagem enaltecia a figura ímpar do Coronel Andrew Summers Rowan (1857-1943) que cumpriu, sem pestanejar, a missão de encontrar e entregar uma mensagem do Presidente norte-americano William Mac Kinley (1843-1901) ao insurreto Major-General cubano Calixto Ramón García Iñiguez (1836-1898).

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)

Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM - RS);

Sócio Correspondente da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER)

Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

E-mail: hiramrsilva@gmail.com;

Blog: desafiandooriomar.blogspot.com.br

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/05/2017 - 12h16
Projeto prevê salas de amamentação em shoppings, aeroporto e igrejas
26/05/2017 - 11h48
Polícia Militar capturou quatro foragidos da justiça nos últimos dias
26/05/2017 - 10h59
PMA apreende meia tonelada de pescado e aplica R$ 33 mil em multas
26/05/2017 - 10h20
Fim de semana em MS tem eventos gratuitos na capital e no interior
26/05/2017 - 09h25
7º Batalhão da PM fecho o cerco contra assaltos à bancos
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.