zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Esportes - 27/07/2016 - 10h07

Jogos do IFMS reúnem mais de 250 estudantes em Campo Grande




Fotos: Ascom/IFMS










Por Assessoria / Redação Pantanal News

Até quinta-feira, 28, os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) reúnem em Campo Grande mais de 250 estudantes de cursos técnicos integrados de nível médio dos dez campi da instituição, para disputas em diversas modalidades esportivas.

O evento reúne provas de atletismo, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, judô e xadrez. As disputas são no Colégio Militar, no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco e na Academia Cultura Física, todos parceiros do IFMS na realização dos Jogos.

“O evento é, principalmente, um momento de integração entre os campi, uma aliança de fortalecimento do IFMS. Que esses estudantes, ao retornarem para suas cidades, sejam agentes multiplicadores das ações de integração por meio do esporte”, ressaltou o reitor Luiz Simão Staszczak.

Os JIFMS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) desde 2014, com a colaboração dos campi. Nesta edição, são 37 servidores envolvidos com a organização do evento, incluindo os professores de educação física dos campi e quatro enfermeiros da instituição que, em caso de necessidade, irão prestar atendimento.

“Fomentar o esporte em nossa instituição é importante também para permanência e êxito dos estudantes. Hoje, promovemos um evento, mas pensamos em futuramente maximizar o esporte por meio de um programa no IFMS”, apontou Airton Vinholi Junior, pró-reitor de Extensão.

Programação – As disputas começaram na tarde de segunda-feira, 25, nas modalidades de handebol, futsal e vôlei, no Colégio Militar.

A abertura oficial do evento ocorreu à noite, na sede provisória do campus na Capital. Além das delegações, a cerimônia contou com a participação do reitor Luiz Simão Staszczak, pró-reitores, dirigentes e membros da comunidade escolar.

A cerimônia contou com apresentações culturais do coral do Campus Campo Grande e do projeto “Poéticas e Tecnologias do Corpo enCena”.

Na manhã do dia seguinte, foram realizadas as provas da natação, no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco, além de mais competições de handebol, futsal e vôlei.

Nesta quarta-feira, 27, estão previstas provas no atletismo, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa. No final da tarde, serão as competições de judô, na Academia Cultura Física.

Na quinta-feira, 28, serão disputadas as finais do handebol e futsal. O encerramento e a cerimônia de premiação dos vencedores estão previstos para ter início às 9h30, também no Colégio Militar.

Experiência – Nathan Jesus da Silva, 17, fez o juramento dos atletas na abertura do evento. Estudante do curso técnico em Metalurgia no Campus Corumbá, participa dos JIFMS desde a primeira edição, sempre se destacando na natação, esporte que começou a praticar com seis anos de idade.

Com mais de 300 medalhas conquistadas, hoje Nathan integra a equipe da Associação de Pais e Amigos da Natação do Pantanal (Apanp), e pretende seguir na carreira.

“Quero tentar uma bolsa de estudos numa universidade de ponta e continuar nadando. Para mim, o esporte representa uma forma de viver, a piscina faz com que eu me sinta leve”, afirmou o estudante, que também compete este ano no futsal e no vôlei de areia.

Para outros estudantes, a experiência nos JIFMS é novidade.

“É muito legal conhecer pessoas de outros campi. Como é meu último ano no IFMS, quis muito participar. Estamos treinando desde maio”, disse a estudante Izabela Piazza 18, do curso técnico de Informática, que integra a equipe de futsal do Campus Campo Grande.

As delegações dos novos campi do IFMS (Dourados, Jardim e Naviraí) também participam pela primeira vez.

“Já conheci muitas pessoas de Aquidauana e Ponta Porã. A gente acaba torcendo para outros campi e eles torcem nos nossos jogos também”, disse, animada, a estudante Emily Cabral, 15, do curso técnico em Informática para Internet, enquanto se preparava para uma partida de futsal. Ela também participa da equipe de handebol do Campus Dourados.

Para os professores que integram as delegações, os JIFMS são a oportunidade de ver, na prática, o trabalho executado nos campi.

“Conquistamos pelo terceiro ano consecutivo a medalha de ouro no vôlei feminino. Nossa etapa local dos Jogos em Coxim é bem forte, nossa equipe é bem animada e os estudantes são muito disciplinados”, ressaltou a professora de educação física Mariana de Oliveira, que participou dos JIFMS também nos dois anos anteriores.

JIFMS – A organização do evento destaca as parcerias para realização e o aumento do número de participantes nesta edição.

“Neste ano, fortalecemos as parcerias com as federações esportivas, Colégio Militar e Corpo de Bombeiros. Aumentamos o número de atletas participantes e, apesar das dificuldades, estamos conseguindo melhorar o evento a cada edição”, apontou o coordenador-geral dos JIFMS e diretor de Extensão da instituição, Marcelo de Oliveira.

A previsão é que a comissão organizadora dos JIFMS escolha em torno de 60 estudantes para participarem da etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF-CO), que deverá ser realizada em setembro, em Cuiabá (MT). A competição será classificatória para a fase nacional dos Jogos.

Histórico – A primeira edição dos JIFMS foi realizada em junho de 2014, no Colégio Militar, em Campo Grande. No total, 236 estudantes de sete campi disputaram oito modalidades esportivas. Foram distribuídas 133 premiações, entre troféus e medalhas.

Em 2015, mais de 220 atletas também estiveram na Capital para a competição, realizada no Centro Olímpico da Vila Nasser e no Poliesportivo do Colégio Dom Bosco.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/10/2017 - 07h52
Campeões brasileiros de Canoagem Descida são definidos no Mato Grosso do Sul
05/09/2017 - 10h35
Brasil joga hoje contra a Colômbia defendendo sequência de nove vitórias
31/08/2017 - 14h47
Paraguai se junta a Argentina e Uruguai para sediar a Copa do Mundo de 2030
10/08/2017 - 12h41
Caras novas: Tite chama Cássio e Luan para duelos contra Equador e Colômbia
31/07/2017 - 15h04
​Divulgada a classificação do Desafio Piraputanga de Mountain Bike
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.