zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 18/04/2016 - 08h53

Com 30 anos de atuação, Grupo Teatral Unicórnio será homenageado durante a Mostra Boca de Cena




Por Notícias MS/ Redação Pantanal News

Campo Grande (MS) – Com 30 anos de atuação, Grupo Teatral Unicórnio será homenageado durante a Mostra Boca de Cena

Considerada um clássico do teatro para crianças no Estado, a peça “A vassoura da Bruxa”, do Grupo Teatral Unicórnio, é uma das atrações da Boca de Cena – Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo 2016, e será exibida no dia 23 de abril, às 15h, no teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. Em setembro deste ano o Grupo completa trinta anos de história e será homenageado pela Mostra.

O espetáculo estreou em abril de 1993 e já conta com mais de mil apresentações, dezenas de prêmios em festivais e uma plateia que ultrapassa gerações. A peça tem texto e direção de Jair de Oliveira e conta com Amélia Rocha, Cadú de Paula e o próprio Jair no elenco. Bruxelda, uma bruxa que ao ser convidada para uma festa descobre que sua vassoura voadora estragou bem na hora que ela precisava voar até o Morro da Caveira para participar do baile das Bruxas. O resultado desta peripécia, muita gente já conhece. Afinal, são mais de 20 anos de peça agregando pais e filhos, professores e alunos por todo o Estado.

São três décadas em que o Grupo Unicórnio teve papel fundamental na formação de plateia, de crianças e jovens aprendizes do teatro, trabalhando a conscientização de professores e diretores das escolas da Capital e do interior para que promovessem o teatro entre as crianças foi sempre a principal missão do Grupo. Ação esta que deu origem a uma longa temporada de Teatro por todo o Estado, chegando a ficar até 3 meses com peças em cartaz em municípios como Ribas do Rio Pardo, Camapuã, Terenos, Amambai, Costa Rica, Corumbá, Aquidauana, Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã, Anastácio e outros tantos prestigiados a sentirem o espanto, a alegria, o sorrisos e aplausos. Por toda esta contribuição o grupo será o homenageado desta edição da Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo 2016.

À frente do grupo, o diretor Jair de Oliveira conta como tudo começou: “Tudo o que tínhamos era a vontade de fazer teatro para crianças, e viver da nossa arte, mas há 30 anos isso era um sonho difícil de se realizar. Tive boas experiência com teatro infantil em São Paulo com alguns grupos. Lá fiquei amigo de Ivaldo e o trouxe para Campo Grande e montamos o Unicórnio junto com Amélia Rocha. Bom, o restante é isso aí, temos muita história para contar mas também muita ainda para construir”, brincou o diretor.

No início fizeram de tudo, misturando atores com bonecos e até palhaços em cena. “No começo era só nós três. Fazíamos manipulação de bonecos, palhaçarias e tudo o que podíamos criar”, contou Jair. Hoje, o Grupo é responsável por montagens clássicas no Estado, como: “A Vassoura da Bruxa”, “A Roupa Nova do Imperador”, “Histórias do Meu Quintal”, “O Sapo Encantado e Outras Histórias” e até a “A Onça Pintada põe as patas na estrada”. Mas não é só isso. Nesses 30 anos de palco, liderados pelo diretor Jair de Oliveira, foram dezenas de peças criadas e adaptadas, clássicos e sucessos que marcaram diferentes gerações do público sul-mato-grossense. Quem foi criança há 20 anos e viu algumas das peças clássicas na escola, pôde assistir novamente ao levar os filhos, sempre com uma adaptação e um olhar diferente de um produto cultural transformador.

Boca de Cena
A Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo – Boca de Cena, realizada desde 2015 pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Estado com organização e produção da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e dos Colegiados Setoriais de Teatro e Artes Circenses da Capital será aberta oficialmente na segunda-feira, dia 18 de abril, com uma homenagem ao Grupo Unicórnio, às 19h30 no Teatro Aracy Balabanian.

Um dos objetivos é comemorar o Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, celebrado em 27 de março e trazendo para a população uma programação com peças teatrais representativas da recente produção teatral do Estado. Também fazem parte da programação seminários, diálogos cênicos e oficinas criativas com os grupos participantes e debates sobre os espetáculos.

Serviço: Todas as apresentações são gratuitas. Mais informações com Márcio Veiga, coordenador do Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelos telefones (67) 3318-9170 ou (67) 9272-9770. A Programação completa pode ser baixada no site da Fundação de Cultura: www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

A Vassoura da Bruxa 029 A Vassoura da Bruxa 038

FCMS

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
03/11/2017 - 07h37
Em clima de quintal, encontros têm samba de gafieira com energia super carioca
 
Últimas notícias do site
21/11/2017 - 06h32
Dia amanhece com céu aberto, mas previsão alerta para chuva forte em MS
21/11/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
20/11/2017 - 15h50
Conab divulga preços de frutas e hortaliças no mês de outubro nos Ceasas
20/11/2017 - 12h50
Laudo descarta que macaco achado morto na Capital teve febre amarela
20/11/2017 - 11h53
Ocupantes de submarino argentino estão vivos, acredita Marinha
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.