CARNAVAL CORUMBÁ 2018
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 02/03/2016 - 07h00

Rota em Corumbá promove discussão sobre autonomia econômica para mulheres




Fotos:Nolli Corrêa/ Semade e Sebrae

Por VANESSA RICARTE / Semade / Redação Pantanal News

Campo Grande (MS) – A Rota do Desenvolvimento Região Pantanal acontece de 15 a 17 de março em Corumbá e terá uma novidade na programação em relação às outras edições do evento. Será a Roda de Conversa “Autonomia Econômica – Transformando a Vida das Mulheres”, que acontecerá das 9h às 11h do dia 16 e março. Ela é organizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Sedhast e é uma contribuição da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) nas ações do governo do Estado em comemoração ao Mês da Mulher e ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

A Roda de Conversa vai abordar ainda questões como rompimento de eventual ciclo de violência, submissão e humilhação, além da independência financeira do agressor. O encontro será mediado pela subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja. Direito das mulheres no mundo do trabalho, equidade salarial, participação da mulher em micros e pequenos empreendimentos, direito a uma vida sem violência e enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres e meninas serão debatidos durante da roda de conversa, que também contará com a presença de representantes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do município de Corumbá e da sociedade civil organizada.

Luciana Azambuja 2
Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas Públicas para as Muheres

Segundo Luciana Azambuja, o tema foi tratado em edições anteriores da Rota, mas para o evento em Corumbá recebeu um momento específico na programação. “Já havíamos participado de duas edições anteriores da Rota do Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae/MS no Painel Mulher de Negócios – Empreendedorismo Feminino em Pauta, conduzido pela diretora técnica da instituição, Maristela França. Dessa vez, a convite do secretário Jaime Verruck e do secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, participaremos pela primeira vez como protagonistas, levantando essa discussão tão importante para as mulheres”, explicou.

Quebra do ciclo de violência e empreendedorismo das mulheres

A delegada de Polícia Civil e diretora do Departamento de Polícia da Capital, Sidnéia Tobias, será uma das participantes da Roda de Conversa na Rota do Desenvolvimento Região Pantanal. Segundo Sidnéia, a sociedade ainda tem uma visão restrita da questão da violência contra a mulher, só observando o aspecto da agressão física . “A violência contra a mulher existe não só em relação à agressão física, mas quando também há exploração sexual, nas ameaças, no ambiente de trabalho e no assédio. É preciso todo um cuidado e um olhar extremamente atento do Poder Público para que a mulher possa realmente ser respeitada na sociedade”, destacou.

Delegada Sidneia
Sidnéia Tobias, delegada de Polícia Civil e diretora do Departamento de Polícia da Capital

Para a delegada de Polícia Civil da Capital, a Rota do Desenvolvimento tem papel fundamental na discussão, reflexão e capacitação das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade. “Esse evento é importante para levar conhecimento e estrutura a essas mulheres, pois uma das questões mais significativas na manutenção do ciclo da violência é a mulher se submeter às agressões por não ter condições financeiras, ou seja, autonomia para sobreviver sozinha. Ao assistir palestras e participar de cursos, ela terá a oportunidade de saber onde, como e com o que poderá empreender em seu município e o que ela quer para a vida dela, para a vida dos filhos e como ela que ser vista pela da sociedade”, disse a delegada.

Sidnéia ainda ressalta que o evento proporciona o acesso à informação com a finalidade de dar continuidade ao aprimoramento e mudança desse cenário que já vem sendo desconstruído, ao longo do tempo, por mulheres pioneiras no combate à violência. “Esse é um dos programas fundamentais do governo de Reinaldo Azambuja para que tenhamos maior desenvolvimento econômico da mulher e com isso ela possa sair dessa situação de vítima para uma pessoa realmente integrada no mundo do trabalho”, concluiu.

Rota do Desenvolvimento

A Rota do Desenvolvimento Região Pantanal acontece entre os dias 15 e 17 de março em Corumbá. O objetivo é fomentar a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense, com destaque à região de fronteira. Durante os três dias de evento, os participantes terão acesso a palestras, mesas, debates, workshops e atendimentos voltados a empresários e empreendedores da região do Pantanal.

A realização da Rota é do governo do Estado, por meio da Semade, do Sebrae, entidades ligadas ao setor produtivo e órgãos estaduais parceiros.  O evento é uma das atividades promovidas no âmbito do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq). No ano passado foram realizadas quatro edições (em Nova Andradina, Coxim, Dourados e Três Lagoas).

Confira a programação no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
16/01/2018 - 15h43
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
16/01/2018 - 10h30
Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
16/01/2018 - 08h40
Rebanho de MS cresceu para 21.8 milhões de cabeças de gado em 2017, diz Iagro
16/01/2018 - 08h34
Prefeitura de Corumbá implanta ponto eletrônico
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.