zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Religião - 10/02/2016 - 08h15

Milhares vão à ordenação e posse do bispo Dom Henrique

Ele atuou na paróquia redentorista de Ponta Porã e foi pároco de Aquidauana.




Fotos: Fabiane Dorta










Por Fabiane Dorta do Dourados News / Redação Pantanal News

Uma multidão acompanhou a ordenação de Dom Henrique Aparecido de Lima e a posse como bispo da Diocese de Dourados que teve início às 17h30 do sábado (30/01). A cerimônia durou pouco mais de três horas, período no qual a Catedral Imaculada Conceição ficou lotada, com presença de autoridades da igreja e da sociedade civil, fiéis sentados e em pé, além daqueles que assistiam através de telão instalado em frente à igreja no calçadão da praça Antônio João.

Caravanas de várias cidades da região estiveram presentes para acompanhar a cerimônia. Bispos de todas as Dioceses de Mato Grosso do Sul e de outros Estados brasileiros também prestigiaram a atividade. A família do novo bispo também estava.

Dom Henrique assume o cargo de bispo da Diocese de Dourados, deixado por Dom Redovino Rizardo. À multidão, ele contou que não foi fácil responder ao convite para assumir a função e que chegou a passar três noites sem dormir, refletindo a respeito. “A responsabilidade é grande, há vários desafios”, disse o novo bispo.

Ele lembrou que depois de refletir com a ajuda das leituras sagradas, um filme sobre sua vida passou por sua cabeça “como um raio” e que perguntava “eu?”. Foi quando disse ter sentido a forte presença de Deus e decidiu aceitar o desafio. “Senti que Deus estava me preparando e me trazendo até vocês”, conta.

O novo bispo contou que todas as vezes que esteve em Dourados se sentiu muito bem acolhido. Disse que o apoio recebido pelo Dom Redovino lhe deu muita força. Agradeceu ainda o apoio dos redentoristas e demais membros da igreja que passaram por sua vida e a todos os fieis que lhe dão força para continuar sua missão.

Se dizendo com sensação de dever cumprido à frente da Diocese, o agora bispo emérito Dom Redovino, deu as boas vindas à Dom Henrique e foi também quem lhe entregou o báculo (espécie de cajado), num dos momentos mais importantes da cerimônia.

Durante a celebração, ele disse ter a certeza de que Dom Henrique já se sente acolhido. “O povo da Diocese de Dourados acolhe com amor, amizade e ternura, e desde o início viu em você uma proximidade”, disse Dom Redovino ao novo bispo.

Na celebração, entre outros, houve a apresentação do mandato apostólico, que é um documento enviado pelo papa Francisco. Teve ainda o chamado propósito do eleito, que é quando Dom Henrique faz suas promessas (parecido com um juramento). Ele ainda se deita em um tapete em frente ao altar.

Foi feita também a imposição das mãos e preces de oração sobre Dom Henrique, que simboliza a transmissão do espírito santo. É o rito principal, já que o capacita para o cargo. Ele ainda recebeu uma unção com água na cabeça.

Também bastante simbólica, foi feita a entrega do livro do evangelho para lembrá-lo que sua primeira missão é a pregação, além do anel (que simboliza seu compromisso com a igreja), a mitra (espécie de chapéu) e o báculo (espécie de cajado). Teve também a comunhão e a passagem do novo bispo pelo povo.

Em vários momentos, houve aplausos calorosos feitos em pé pelos fieis, como quando teve a exposição da bíblia sagrada e o momento em que Dom Henrique abraçou sua mãe Sebastiana Onofre Lima no altar. Depois que ficou viúva, ela se tornou freira, dedicando a vida à igreja.

Fiéis

Integrante da Pascom e da Pastoral do Idoso da Igreja São Carlos, a professora Rosane Franciosi de Carvalho, 58, disse que acompanhar a celebração é uma benção, sendo um momento “exemplar de emoção e gratidão”, disse. Ela ainda disse que o bispo Dom Redovino foi um “excelente pastor, que nunca descuidou de suas ovelhas e sempre esteve presente e próximo da comunidade”. A expectativa dela é que Dom Henrique dê continuidade ao trabalho realizado.

Para a técnica em enfermagem, Cheia Cristina Nascimento Silva, 44, que foi ao local com o filho, a mãe e o sobrinho, a cerimônia é grandiosa. Sobre o novo bispo, disse que deseja que ela seja “um grande pastor e desempenhe boas ações a frente da Diocese”, relata.

Dom Henrique

O anúncio de que Dom Henrique foi escolhido pelo Papa Francisco para assumir o cargo de bispo da Diocese de Dourados, foi no dia 21 outubro do ano passado. Nascido em Assis Chateaubriand (PR), ele tem 51 anos de idade e ingressou no Seminário de Santo Afonso da Congregação do Santíssimo Redentor ainda na juventude e foi ordenado sacerdote em novembro de 1.999.

Ele atuou na paróquia redentorista de Ponta Porã e foi pároco de Aquidauana. Durante seis anos foi membro do Conselho de Consultores Diocesanos de Jardim e administrador diocesano de 2007 a 2008. No ano de 2007, foi eleito vigário da província e, em outro de 2014, assumiu como provincial dos redentoristas de Campo Grande. Ao todo, já atuou por nove anos somente em Mato Grosso do Sul.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/11/2017 - 08h50
Terreiros saem pelas ruas com oferendas para lembrar Oxum e pedir respeito
06/11/2017 - 13h33
Santa Missa mensal celebra os dons e as vocações dadas por Deus
24/10/2017 - 06h51
Ladário celebra festa de padroeira Nossa Senhora dos Remédios
16/10/2017 - 09h05
Campanha da Fraternidade 2018 é discutida em MS
12/10/2017 - 18h00
Fiéis lotam ruas com carreata pela Padroeira do Brasil
 
Últimas notícias do site
21/11/2017 - 06h32
Dia amanhece com céu aberto, mas previsão alerta para chuva forte em MS
21/11/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
20/11/2017 - 15h50
Conab divulga preços de frutas e hortaliças no mês de outubro nos Ceasas
20/11/2017 - 12h50
Laudo descarta que macaco achado morto na Capital teve febre amarela
20/11/2017 - 11h53
Ocupantes de submarino argentino estão vivos, acredita Marinha
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.