zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cidades - 15/01/2016 - 06h20

Defesa Civil vai entregar de trator alimentos a famílias isoladas em MS

Cerca de 200 famílias estão isoladas na zona rural de Taquarussu. Região possui duas vias de acesso, mas estradas estão intransitáveis.




Por Anderson Viegas e Alysson Maruyama do G1 MS com informações da TV Morena / Redação Pantanal News

Atoleiro em uma das vias de acesso ao assentamento Bela Manhã, em Taquarussu, MS (Foto: Reprodução/TV Morena)Atoleiro em uma das vias de acesso ao assentamento Bela Manhã, em Taquarussu, MS (Foto: Reprodução/TV Morena)

A Defesa Civil estadual e a prefeitura de Taquarussu, cidade a 318 quilômetros de Campo Grande, na região sudeste de Mato Grosso do Sul, vão começar a entregar nesta quinta-feira (14), com um trator que puxará uma caçamba, 100 kits de emergência, com cesta básica de alimentos, água e produtos de limpeza, as famílias que estão isoladas na zona rural do município. A previsão é que o trabalho dure cerca de três dias. Serão visitadas todas as propriedades da área.

 
 
 
 

Segundo o prefeito de Taquarussu, Roberto Tavares (PSDB), estão em situação de isolamento cerca de 200 famílias do assentamento Bela Manhã e de propriedades rurais que ficam no seu entorno. Ele disse que há cerca de um mês o município vem sofrendo com uma quantidade muito grande de chuvas que deixaram praticamente intransitáveis os dois acessos a região, um por uma estrada vicinal municipal e outro pela  rodovia estadual MS-473.

Nesta quarta-feira (13) Tavares acompanhado de técnicos da prefeitura foi fazer uma vistoria ao local. O grupo foi em duas caminhonetes com tração nas quatro rodas e ainda com um trator, mas mesmo assim, acabou ficando atolado por mais de três horas em um dos pontos mais críticos da MS-473. Para retirar os veículos do atoleiro foi necessário o uso de um trator maior e mais potente.

Kits foram carregados em uma caçamba que será puxada por um trator, único veículo que consegue chegar a área isolada em Taquarussu (Foto: Alysson Maruyama/TV Morena)Kits foram carregados em caçamba que será levada
por trator (Foto: Alysson Maruyama/TV Morena)

Em um dos trechos da estrada, nos cerca de 40 quilômetros entre a região urbana e o assentamento, a água do rio Curutuba, que fica a aproximadamente 200 metros da pista da MS-473, chegou a encobrir a estrada.

De acordo com o prefeito, as duas vias de acesso a região estão com vários pontos críticos, em que é praticamente impossível passar de carro ou até mesmo de caminhão. “Algumas famílias estão chegando no limite, com as provisões acabando. Para atendê-las é que serão distribuídas os kits”, explica, completando que são aproximadamente 102 famílias no assentamento e mais 98 no entorno, totalizando cerca de mil pessoas.

Além de não poderem se abastecerem com provisões, Tavares diz que as famílias dessa região, que têm na pecuária leiteira sua principal atividade, estão tendo que jogar fora o produto, porque não têm como armazená-lo. “Calculamos que já foram jogados foram pelo menos 9 mil litros de leite nos últimos dias. Algumas famílias tentam aproveitar uma parte fazendo queijo, mas até para isso existe uma limitação. E como não têm estrutura para armazená-lo têm que jogar fora”, explica.

Em alguns pontos, as estradas foram 'engolidas' pela água nas vias de acesso ao assentamento Bela Manhã, em Taquarussu (Foto: Reprodução/TV Morena)Em alguns pontos, as estradas foram "engolidas" pela água nas vias de acesso ao assentamento Bela Manhã, em Taquarussu (Foto: Reprodução/TV Morena)
Outro ponto de preocupação para a prefeitura, segundo o gestor, é com o bairro Recanto, onde foi construída uma barragem para que a água não invadisse as casas. “Se não parar de chover a estrutura pode acabar se rompendo e a água entrar nas casas. Estávamos usando uma bomba que estava retirando 140 mil litros de água por dia do local”, comenta.

Tavares diz que ainda nesta quinta-feira deve se reunir em Campo Grande, com o secretário estadual da Casa Civil, Sérgio de Paula, para discutir como o governo do estado pode auxiliar ainda mais o município neste momento. A prefeitura, conforme ele, já decretou situação de emergência, mas aguarda a homologação pela Defesa Civil estadual. Ele calcula que somente para recuperar as estradas na zona rural do município seja necessário R$ 1 milhão.

Já os prejuízos na região urbana da cidade e entre as empresas e produtores que estão sendo afetados pelo excesso de chuva ainda não foram calculados, mas somente uma usina sucroenergética que está instalada no município e que está com a moagem de cana-de-açúcar paralisada há cerca de um mês, contabiliza, conforme informado a prefeitura, perdas de R$ 25 milhões.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
19/10/2017 - 09h01
Móveis confeccionados por reeducandos de Aquidauana são doados à Pestalozzi
18/10/2017 - 16h10
Central 0800 permite solicitação de serviços referentes à iluminação pública
16/10/2017 - 10h55
Ruiter aciona primeiro trecho de iluminação pública com LED
16/10/2017 - 10h16
Ruiter aciona primeiro trecho de iluminação pública com LED
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.