zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 10/12/2015 - 06h00

Corumbá é a cidade que mais evoluiu em competitividade no Brasil

Destino avançou especialmente na participação em rodadas de negócios, oferta de transportes públicos e no estímulo ao empreendedorismo, de acordo com estudo de competitividade do Ministério do Turismo




Por Assessoria / Redação Pantanal News

07_12_2015_pantanal_de_corumba_foto_fundacao_de_turismo_do_pantanal.gif

Pantanal de Corumbá. Foto: Fundação de Turismo do Pantanal

Corumbá é a cidade brasileira que mais evoluiu em competitividade turística de acordo com estudo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, divulgado nesta quarta-feira (9), em Brasília. A capital do Pantanal, como é conhecida, foi a que mais evoluiu se comparada a si própria, aumentando sua média geral em mais de três pontos percentuais em apenas um ano (de 58,6 pontos para 62,4 pontos, em uma escala que vai até 100 pontos). Hoje, Corumbá ocupa a 28ª posição no ranking de competitividade, avançando dez posições em relação ao ano passado.

Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um indicador que mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país. O estudo permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas, em nível local e federal. Para isso, analisa a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística.  “O objetivo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves. A cidade mais competitiva do país é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e por Porto Alegre.

Corumbá foi premiada pela evolução em três dos 13 segmentos analisados pelo indicador. Na categoria marketing e promoção do destino houve destaque para as rodadas de negócios, pelo lançamento de uma marca e pelo novo impulso na divulgação de materiais promocionais. Sua nota passou de 39,3 para 50,6 pontos, um ganho de 11,3 pontos em um ano. A cidade também foi a que mais evoluiu na categoria acesso ao destino turístico, especialmente pelos voos regulares do Brasil e da Bolívia e à oferta de transportes públicos nas rodoviárias, tendo avançado de 57,2 pontos para 65,2 pontos em apenas um ano, um acréscimo de 8,1 pontos percentuais. O destino ainda foi premiado na categoria capacidade empresarial, por ter novas escolas técnicas, universidades, além da presença de redes nacionais e internacionais de locação de automóveis e incentivo ao empreendedorismo. Sua nota passou de 53,3 para 58,9, um ganho de 5,7 pontos.

O melhor índice registrado por Corumbá, no entanto, se refere à infraestrutura do destino. A cidade oferece aos turistas serviços médicos de emergências 24 horas, monitoramento por câmeras a maior parte das áreas turísticas e conta com a presença de instituições de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros bem estruturados. A capital do Pantanal é hoje um polo de desenvolvimento do Centro-Oeste e o turismo, uma das principais forças da região. Atrai turistas brasileiros e estrangeiros de diversas nacionalidades interessados em um dos biomas mais ricos do país. Sua principal riqueza, o Pantanal, ocupa 60% de seu território. Geograficamente, Corumbá ocupa uma posição estratégica, na fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

Conheça as 
boas práticas identificadas no estado do Mato Grosso do Sul:

Projeto Embaixadores de Eventos em Bonito – ajuda na captação de eventos para a cidade ao oferecer treinando gratuito a profissionais ligados ao tema. Resultou de uma parceria entre o Bonito Convention & Visitors Bureau e a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio da cidade - e já rendeu quatro novos eventos para os próximos anos.

Gerenciamento do Centro de Convenções de Corumbá: com instalações completas e parceria na gestão, o centro multiuso sedia eventos, empresta suas salas para a qualificação profissional, para eventos culturais, de saúde, de esporte e de educação. Atualmente o espaço recebe 120 mil pessoas por ano, entre turistas, população local e participantes. A parceria resultou da parceria entre a Fundação de Turismo do Pantanal e a Fecomércio-MS/Sesc.

Observatório de Turismo do Pantanal: produz estudos que ajudam a conhecer o perfil do visitante e ajudar na tomada de decisões pelo poder público. É uma iniciativa da Fundação de Turismo do Pantanal de Corumbá.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
04/08/2017 - 11h44
Corumbá celebra encontro do homem pantaneiro, neste final de semana
14/07/2017 - 11h20
Bacia do Rio Paraná em MS também tem o seu "Pantanal"
04/07/2017 - 10h35
Mato Grosso lidera ranking de queimadas
20/06/2017 - 08h03
Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016
05/06/2017 - 08h00
Onça-pintada é tema de exposição interativa no Pantanal
 
Últimas notícias do site
19/08/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
19/08/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
19/08/2017 - 09h45
PMA autua empresa de Mato Grosso e apreende carreta com carga ilegal de madeira
19/08/2017 - 09h01
AGENDONA: Fim de semana tem tradicional 'Bon Odori', espetáculo 'Improváveis' e mais
19/08/2017 - 08h00
Em Campo Grande, ministro autoriza migração de 36 emissoras AM para FM
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.