especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Educação - 02/12/2015 - 06h00

Ministério da Educação empossa novo reitor do IFMS




Por Assessoria / Redação Pantanal News

 Esta terça-feira, 1º, é uma data histórica para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Pela primeira vez desde sua implantação em 2009, a instituição teve seu primeiro reitor eleito empossado pelo Ministério da Educação (MEC). 

A cerimônia de posse de Luiz Simão Staszczak foi realizada em Brasília, presidida pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. 

“Nosso dever é estimular e motivar nossos alunos para as áreas exatas ainda no ensino médio. Os Institutos Federais também precisam manter a relação com o setor produtivo. Precisamos valorizar a nossa educação, agregar conhecimento e inovação, desvendar talentos. Educação é um trabalho de base e nós devemos consolidá-la”, ressaltou o ministro. 

Em seu discurso durante a solenidade, o novo reitor do IFMS elencou algumas prioridades de sua gestão para os próximos quatro anos, com destaque para as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. 

“Devemos pensar em triplicar o número de matrículas, focando também na infraestrutura e quadro de docentes. Queremos que o estudante tenha acesso à educação, mas também que permaneça e tenha êxito. O bloco ensino, pesquisa e extensão é o que fortalece a coluna da educação profissional e tecnológica”, afirmou Luiz Simão. 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, frisou a importância da continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido desde sua implantação no Mato Grosso do Sul. 

“Por ser uma instituição nova, as 20 mil matrículas realizadas até hoje no IFMS demonstram que estamos no caminho certo. Parceria com a inovação, troca de experiências e ações articuladas com o setor produtivo irão manter a linha harmônica que vem sendo construída para que possamos avançar”, salientou. 

Prioridades - Com mandato até 2019, Luiz Simão ressalta que as prioridades de sua gestão para a consolidação do IFMS encontram-se tanto no eixo externo quanto em questões de âmbito interno. 

“É preciso ampliar o número de vagas para cursos técnicos, levando-se em conta a demanda e capacidade institucional, e fomentar parcerias com as esferas municipal, estadual e federal para a expansão da educação a distância do IFMS e o desenvolvimento de ações junto às comunidades dos campi”, apontou. 

Já no âmbito interno, o novo reitor afirmou ter como prioridades “a implantação do novo Conselho Superior, as eleições de diretores-gerais de seis campi, a redefinição das diretrizes de ensino, pesquisa e extensão e o processo de revisão das unidades curriculares dos projetos pedagógicos de curso”. 

Luiz Simão foi candidato único ao cargo, eleito pela comunidade acadêmica do IFMS em maio deste ano, com 66% dos votos. O decreto de nomeação como reitor foi publicado no último dia 24 de novembro, no Diário Oficial da União. 

Balanço - Também presente na solenidade em Brasília, a atual reitora pro tempore do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira, no cargo desde maio de 2014, agradeceu servidores e estudantes pela colaboração para continuidade do trabalho iniciado pelo antecessor, Marcus Aurélius Stier Serpe. 

“Neste um ano e meio de gestão, finalizamos o Plano de Desenvolvimento Instituição para 2014-2018, inauguramos oficialmente as sedes definitivas de quatro campi e iniciamos as obras de outras três unidades, além de conduzirmos as primeiras avaliações de cursos feitas pelo MEC”, ressaltou. 

Outras ações destacadas pela reitora durante sua gestão foram o fomento ao diálogo interno entre gestão e servidores, além da adoção de fluxos de procedimentos mais claros para a execução de ações de planejamento. 

“Realizamos tudo o que esteve ao nosso alcance. Foi um período de aprendizado para todos os envolvidos e saio satisfeita por transmitir o cargo ao primeiro reitor eleito por servidores e estudantes, consolidando a democracia e o diálogo como os grandes valores do IFMS”, disse Maria Neusa, ao desejar sucesso ao novo reitor. 

Transmissão - Na próxima sexta-feira, 4, Maria Neusa irá transmitir o cargo a Luiz Simão, em cerimônia agendada para as 9h, no auditório da Receita Federal, em Campo Grande. O endereço é Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 3, no Parque dos Poderes. 

A comunidade acadêmica está convidada a participar. 

Trajetória - O novo reitor atua no IFMS desde 2010. Antes de estar à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), ele havia sido diretor-geral pro tempore dos campi Três Lagoas e Corumbá. 

Licenciado em Matemática, com habilitação em Física e Estatística, é mestre em Tecnologia e doutor em Engenharia de Produção. 

Integrou o quadro permanente de professores do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde posteriormente foi coordenador e diretor-geral do Campus Ponta Grossa. 

Atuou também como Secretário Municipal de Qualificação Profissional de Ponta Grossa (PR), sua cidade natal, e desenvolveu outras atividades relacionadas à docência e à pesquisa. 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
27/10/2017 - 14h32
Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para alunos de Corumbá
27/10/2017 - 10h48
IFMS ofertará seis novos cursos de graduação em 2018
20/10/2017 - 09h30
Enem 2017: locais de prova já estão disponíveis no cartão de confirmação
18/10/2017 - 16h10
Local de prova do Enem será divulgado na sexta a partir das 10h, diz Inep
18/10/2017 - 16h05
Corumbá: Estudantes devem fazer rematrícula para vaga na Rede Municipal de Ensino
 
Últimas notícias do site
11/12/2017 - 14h35
Homens ameaçam policias com faca e são presos
11/12/2017 - 07h05
PMA de Aquidauana realiza Educação Ambiental para alunos e professores indígenas
11/12/2017 - 06h40
Semana começa sem chuva em boa parte de MS e máxima chega aos 38ºC
08/12/2017 - 15h54
Final de semana será de chuva e temperaturas altas em todo MS
07/12/2017 - 10h30
Comando do 6° Distrito Naval comemora o Dia do Marinheiro
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.