zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Religião - 10/10/2015 - 06h05

Virgem Maria é louvada em procissões a pé, de moto e pelas águas no Pará

Imagem Peregrina participa de diversas romarias oficiais. Santa encontrada pelo caboclo Plácido fica mais perto dos fiéis.




Por G1 PA / Redação Pantanal News

Fiéis poderão ver de perto a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, datada de 1700. (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Imagens original e peregrina participam de diversas romarias e momentos de fé neste sábado (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)

As homenagens à Virgem Maria durante a quadra nazarena se instensificam neste sábado (10), data que antecede a grande procissão do Círio de Nazaré, marcada para o próximo domingo (11). Durante todo o dia a imagem peregrina, que participa das procissões junto aos fiéis, estará presente em missas e procissões a pé, de moto e até mesmo pelas águas da Baía do Guajará, que banha Belém.

As atividades do Círio começam antes das cinco horas da manhã, com uma celebração religiosa na igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Após a missa, a imagem é colocada em um carro para a Romaria Rodoviária.

Criada em 1989, a Romaria Rodoviária é a segunda das doze procissões oficiais do Círio, sendo antecedida apenas pelo Traslado para Ananindeua, que ocorre na sexta-feira. Prevista para as 5h30 da manhã, a procissão percorre um trajeto de 24 km até o trapiche do distrito de Icoaraci, em Belém.

A imagem deve chegar ao seu destino por volta de 9h da manhã, quando é colocada na Corveta da Marinha e segue, pela baía do Guajará, na Procissão Fluvial - uma espécie de "Círio das águas" onde Nossa Senhora é acompanhada por centenas de barcos decorados, que lembram a origem ribeirinha da devoção mariana em Belém. A procissão segue até a Escadinha do Cais do Porto, na Praça Pedro Teixeira, em Belém. Quando a imagem desembarca, é recebida como se fosse chefe de estado - um protocolo obedecido desde 1999, quando uma lei estadual determinou que a Virgem de Nazaré deveria ser tratada com esta honraria.

Logo após a chegada do Círio Fluvial começa a Moto Romaria, a quarta das 12 procissões oficiais do Círio e a terceira romaria deste sábado. O "Círio sobre rodas" acontece desde 1990, quando a homenagem foi criada pela Federação Paraense de Motociclismo e incorporada à festa. Nesta procissão, centenas de  motociclistas acompanhando a imagem peregrina até o colégio Gentil Bittencourt, na avenida Magalhães Barata, de onde parte a procissão da Trasladação horas depois.

Descida do Glória
Enquanto a imagem Peregrina 'descansa' para a próxima procissão, os olhares dos fiéis se voltam para uma das cerimônias mais aguardadas da quinzena Nazarena: a descida do Glória, que ocorre às 12h30 na Basílica de Nazaré. É nesta hora que a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, que foi encontrada pelo caboclo Plácido em um Igarapé no ano de 1700, é retirada do monumento onde passa o resto do ano para ocupar lugar de destaque o altar-mor do Santuário, dentro de uma redoma de vidro que é colocada sobre o presbérito.

Como esta imagem antiga e frágil não segue nas procissões, onde é utilizada a réplica peregrina, a descida do Glória é um momento que, para os fiéis, marca a aproximação da imagem com os seus devotos.

Círio Noturno
Após a descida do Glória, as atenções dos romeiros se voltam novamente para a Imagem Peregrina, que participa de uma missa em frente ao colégio Gentil. Logo após a celebração, começa a procissão da Trasladação, a segunda maior depois do Círio de Nazaré. Esta peregrinação faz o percurso inverso ao da procissão de domingo, um caminho de 3,75 km que passa pela Basílica até chegar na Catedral de Belém, de onde sairá, na madrugada seguinte, para a grande procissão que deve reunir 2 milhões de pessoas nas ruas da capital do Pará.

 

Além das flores, berlinda recebe uma iluminação especial para a noite da Trasladação. (Foto: Igor Mota/O Liberal)Além das flores, berlinda recebe uma iluminação especial para a noite da Trasladação. (Foto: Igor Mota/O Liberal)

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/09/2017 - 16h01
Com clássicos da MPB, Padre Fabio de Melo faz show acústico em MS
07/08/2017 - 08h56
Catedral de Nossa Senhora da Candelária é tombada pelo Conselho de Cultura
03/08/2017 - 11h45
Igreja da novena mais famosa da cidade completa 76 anos com festa
14/06/2017 - 12h30
Celebração de Corpus Christi deve reunir 20 mil fiéis amanhã na Capital
13/06/2017 - 14h35
Em MS, oração e fila para bolo com alianças no dia do santo casamenteiro
 
Últimas notícias do site
22/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
22/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
22/09/2017 - 13h11
PMA apreende redes e liberta peixes dos petrechos ilegais
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.