GOVERNO PRESENTE
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 01/10/2015 - 09h59

Manaus é encoberta por nuvem de fumaça nesta quinta

Fumaça intensa invadiu ruas e avenidas de várias áreas da capital. Região Metropolitana da capital sofre com tempo seco e queimadas.




Por Adneison Severiano do G1 AM / Redação Pantanal News

 Nuvem de fumaça de queimadas que ocorrem no interior encobriu Manaus na manhã desta quinta-feira (1º). O Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes, Zona Oeste da cidade, opera por instrumentos. A ausência de chuvas e altas temperaturas na região têm favorecido as queimadas em áreas de vegetação e floresta.

A fumaça é cinzenta, densa e dificulta a respiração, além de prejudicar a visibilidade em ruas e avenidas da capital. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorre provavelmente em área de floresta, em razão da intensidade e da extensão da fumaça. A fumaça cobriu toda a orla da Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Manaus, cercada pelo Rio Negro.

Manaus é encoberta por nuvem de fumaça na manhã desta quinta (Foto: Danilo Mello/Foto Amazonas/Estadão Conteúdo)Manaus é encoberta por nuvem de fumaça na manhã desta quinta (Foto: Danilo Mello/Foto Amazonas/Estadão Conteúdo)

Os focos de incêndio surgem durante todo o verão, quando agricultores queimam a vegetação para preparar o solo, além de moradores que ateiam fogo em terreno baldio.

Desde o início do ano o Corpo de Bombeiros já atuou em mais de 310 combates a incêndio em todo o estado, ultrapassando todo o número de ocorrências registrado no ano passado.

"[A fumaça] Deve ser algum deslocamento de massa de ar de alguma área com vegetação queimando, que se deslocou para Manaus. O Corpo de Bombeiros está atuando em diversos municípios, mas não temos a capacidade de identificação ampla da origem. Há muita queimada na Região Sul do estado", explicou o tenente Janderson Lopes, do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

A contabilista Rosângela Medeiros, de 49 anos, que reside no bairro São Lázaro, se assustou com a forte fumaça ainda de madrugada. Ela relata que a inalação da fumaça provocou crises respiratórias.

"Tenho sinusite, e com essa forte fumaça invadindo a casa, amanheci com dificuldades de respirar e com o nariz congestionado. É lamentável que no coração da Floresta Amazônica uma situação dessa ocorra. A degradação do meio ambiente com queimadas. As crianças sofrerão ainda mais os efeitos, vou permanecer em casa hoje e evitar que meu neto de dois anos seja exposto a essa fumaça", revelou.

Opera por instrumento
A Infraero informou que o Aeroporto Internacional de Manaus opera por instrumentos devido a pouca visibilidade desde 6h da manhã. "As operações foram mantidas normalmente. Os pousos e decolagens não foram afetados", informou a Infraero.

Clima seco
O "verão amazônico" deverá continuar na capital até dezembro em Manaus. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as chuvas fiquem abaixo do normal na capital e em parte do interior do Amazonas. As altas temperaturas também devem seguir até o fim do ano.

De acordo com o Inmet, o acumulado de chuva registrado no mês de setembro foi de 15,8mm, considerado extremamente seco para o período. Poucas chuvas devem ocorrer até dezembro.

No mês passado, a capital registrou a mais alta temperatura dos últimos 90 anos, com 38,9ºC. O Inmet atribui a intensificação do calor ao fenômeno El Niño. O clima seco tem favorecido o surgimento de queimadas na capital e no interior.

  •  
Queimadas na região regaram 'nuvem' de fumaça (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Queimadas na região geraram 'nuvem' de fumaça (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Visibilidade foi afetada nas ruas da Zona Centro-Sul  (Foto: Isabella Pina)Visibilidade foi afetada nas ruas da Zona Centro-Sul (Foto: Isabella Pina)
Fumaça em Manaus (Foto: Arquivo Pessoal/ Rodrigo Costa)Fumaça em Manaus (Foto: Arquivo Pessoal/ Rodrigo Costa)
Muitos motoristas deixaram faróis ligados para trafegar em trechos mais críticos com fumaça (Foto: Diego Toledano/G1 AM)Muitos motoristas deixaram faróis ligados para trafegar em trechos mais críticos com fumaça (Foto: Diego Toledano/G1 AM)

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/07/2017 - 15h38
Um corredor ecológico que guarda sinais pré-históricos de 8 mil anos
19/07/2017 - 14h16
Julho já teve 167% pontos de calor a mais do que no mês passado em MS
19/07/2017 - 12h48
Parque das Nações ganhará bosque em homenagem aos 40 anos de MS
14/07/2017 - 14h08
Estado registra 108 focos de queimadas em apenas três dias, mostra Inpe
12/07/2017 - 11h54
Em dez dias, MS tem 250 focos de calor e é o 4º no ranking brasileiro
 
Últimas notícias do site
21/07/2017 - 16h10
Mato Grosso do Sul perdeu R$ 2,27 bilhões com violência no trânsito em 2016
21/07/2017 - 16h02
Governo realiza mutirão para migração de rádios AM para FM dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
21/07/2017 - 15h13
Mutirão AM/FM acontece na próxima semana em MT e MS
21/07/2017 - 09h32
Com plantações afetadas pela geada, abobrinha fica 16% mais cara
21/07/2017 - 08h50
Período de saque das contas inativas do FGTS termina em 10 dias
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.