zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cultura - 18/09/2015 - 06h24

Centro Cultural recebe a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense da UFMT















Por Leandro Silva do Notícias MS/ Redação Pantanal News

Campo Grande (MS) – A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (SECEL), inauguram na próxima terça-feira (22), às 19 horas, na galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio a “Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial Mato-Grossense” (EXPOIMAT), como parte das comemorações dos 45 anos da UFMT e intercâmbio entre as universidades do Centro-Oeste.

A EXPOIMAT é um Projeto de Extensão AF-Ação Afirmativa da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV-CODEX). O acervo, apoio técnico e curadoria é do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT e a coordenação executiva nesta edição de 2015 é do Departamento de História/ETRÚRIA-Laboratório de Estudos da Memória, Patrimônio e Ensino de História-UFMT.

A exposição proporciona ao público a oportunidade de observar uma amostra dos principais bens culturais de Mato Grosso, representativos da diversidade cultural regional, materializados nos registros fotográficos e cultura material de comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas.  Vale destacar um peculiar patrimônio imaterial comum dos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso: o Oficio da Viola de Cocho e as Formas de Expressão a ela associadas, – o Siriri e Cururu, – Registrados como Patrimônio Cultural do Brasil no Livro dos Saberes pelo IPHAN em 2005.

Outro destaque são as bonecas de cerâmica Ritxókò – saber das mulheres karajá também já registrado como patrimônio cultural do Brasil, além da rede de dormir: Kurâ-Bakairi, os cestos Nhambikuara e outros expressivas celebrações e formas de expressão. 

Os visitantes poderão conhecer peças raras indígenas, e o destaque nesta nova montagem, é o Paríko da etnia Bororo, que possui um grande significado cultural para o povo bororo. Vale ressaltar o Ritual Yaokwa dos Enawene-Nawe, registrado como Patrimônio do Brasil em 2010.

Estão em evidência significativos bens expressivos das comunidades tradicionais ribeirinhas pantaneiras como de São Gonçalo Beira Rio e Limpo Grande; e ainda de grupos quilombolas como de Vila Bela da Santíssima Trindade que tem na Festança um exemplar admirável da cultura afro-mato-grossense. Apresenta assim um conjunto de imagens representativas das expressões culturais imateriais (saberes, danças, rituais, celebrações, lugares), a partir das lentes de dois importantes fotógrafos de Mato Grosso: Mário Friedlander e Laércio Miranda.

A EXPOIMAT foi montada a partir do inventário do patrimônio imaterial com o apoio do IPHAN e teve sua primeira edição em 2011 no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP). Desde então, tem circulado por diversos lugares, dentre eles: Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e Vila Bela e Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Corumbá (MS) e Brasília (DF).

A professora doutora Thereza Martha Presotti (Coordenadora e uma das Curadoras da EXPOIMAT) do Departamento de História/ETRURIA da UFMT, conta com apoio de 04 bolsistas discentes do ICHS: o afro-descendente Alexandre Arruda Peixoto, os indígenas Eric Kamikiawa Kura Bakairi e José Antonio Parava Chiquitano e Natalia Ramires, cuiabana de origem pantaneira. Além da montagem da exposição este evento oferecerá gratuitamente em meados de outubro no período noturno para pessoas interessadas um Curso de Extensão no tema da Diversidade Cultural de MT e metodologias de Educação Patrimonial, subsidiando a aplicação da Lei 11.645 que indica que se ensine a história e cultura indígena e afro-brasileira.

A exposição permanece até 18 de outubro e grupos e escolas interessadas em agendar visitas mediadas podem entrar em contato pelo email: expoimat@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

Contato para a Imprensa:

Thereza Martha Presotti: (65) 8141-1177 ou (61) 9804-4283 – whatsapp

Reportagem: Jefferson Benicio

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
10/11/2017 - 13h08
AGENDONA: Fim de semana tem atração internacional, rap, reggae e até grito de carnaval
09/11/2017 - 12h45
Com relíquias no acervo, Arquivo Público guarda detalhes valiosos de MS
03/11/2017 - 09h27
AGENDONA: Fim de semana tem youtubers famosos, Guilherme Rondon e muito mais
03/11/2017 - 07h37
Em clima de quintal, encontros têm samba de gafieira com energia super carioca
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.