zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Educação - 24/08/2015 - 10h08

Com apoio do Governo do Estado ‘Agrinho 2015′ entrega material didático em 173 escolas da rede pública




Fotos: Divulgação




Por Brasiluza Neves do Notícias MS/ Redação Pantanal News

Campo Grande (MS) – O programa Agrinho 2015, coordenado pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, finalizou  a entrega do material didático em 173 escolas da rede pública de ensino localizadas em 20 municípios do Estado. Com proposta pedagógica diferenciada, o Agrinho desenvolve os temas transversais propostos nos PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais que serão trabalhados em sala de aula como Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais, com foco na sustentabilidade e conexão campo cidade.

A equipe técnica do Senar/MS realizou reuniões de trabalho com as escolas estaduais e municipais, onde apresentou resumo do programa tendo como destaque a regionalização dos livros dos alunos que agregou valores e potencialidades presentes no Mato Grosso do Sul com temas e imagens regionais, com informações geográficas, históricas e culturais do Estado. No primeiro ano de funcionamento (2014), o projeto alcançou 31 mil estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e na edição deste ano está prevista a participação de 59.067 mil alunos e mais de três mil professores.

De acordo com a coordenadora do Agrinho, Sandra Serrano, o encontro possibilitou a divulgação de outras ações relacionadas ao programa. “Aproveitamos a oportunidade para entregar o material do professor, composto por dois livros, e os certificados de conclusão na Formação de Professores Agrinho 2015, presencial, oferecidos no primeiro semestre deste ano. Divulgamos ainda três capacitações do Senar oferecidas na modalidade à distância para os docentes, no qual os educadores poderão aprofundar os conhecimentos sobre as metodologias e técnicas pedagógicas e sobre o Programa Agrinho”, detalha.

Participaram dessas reuniões de trabalho, profissionais das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, secretários municipais, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, secretários escolares e professores responsáveis pelas salas de informática. “Em todas as visitas tivemos devolutivas positivas sobre o programa. O que mais animou os profissionais de educação foi a proposta regionalizada, na qual os estudantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre nossa história, nossas personalidades, enfim, todas as figuras públicas que contribuíram para a formação de nosso acervo cultural no folclore, pintura e poesia”, acrescentou Sandra.

A qualificação para docentes está disponível no portalhttp://agrinhoms.com.br/site/, possui 40 horas/aula, oferecida gratuitamente, nas seguintes competências: ‘Novas linguagens, novos desafios – a internet no contexto escolar’, ‘Aprendizagem colaborativa e mapas conceituais’ e ‘Interatividade e metodologia de projeto’. As inscrições terminam no dia 17 de agosto e a realização dos cursos acontece entre 20 de agosto e 20 de setembro. O público alvo são professores, coordenadores pedagógicos e profissionais de educação com função similar no ensino fundamental, da rede pública de Mato Grosso do Sul.

Formação dos docentes – No início do ano, instrutores do Senar/MS ministraram formações em todos os municípios e atenderam mais de três mil professores. Os cursos de 8 horas/aula apresentaram a metodologia e história do Agrinho, além de reforçar a utilização de técnicas pedagógicas.

Em Mato Grosso do Sul, o programa conta com a parceria do Governo Estadual, por intermédio das seguintes secretarias: SED – Secretaria de Estado de Educação, Semade – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Sepaf – Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar e Sectei – Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação. Nos municípios são parceiros as Prefeituras Municipais, através das Secretarias Municipais de Educação, além de empresas e instituições públicas e privadas.

SEPAF

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
18/10/2017 - 16h10
Local de prova do Enem será divulgado na sexta a partir das 10h, diz Inep
18/10/2017 - 16h05
Corumbá: Estudantes devem fazer rematrícula para vaga na Rede Municipal de Ensino
23/09/2017 - 14h16
Uems conquista elevação da nota da Capes para o Mestrado Profeduc
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
19/09/2017 - 10h18
Alunos de escolas públicas de Aquidauana assistem a filmes nacionais com recursos de acessibilidade
 
Últimas notícias do site
19/10/2017 - 15h13
Em 2016, caiu o percentual de pessoas que trabalhavam em empreendimentos de grande porte
19/10/2017 - 14h22
Tamanduá-mirim é capturado dentro de residência
19/10/2017 - 13h30
Projeto Florestinha planta mudas nativas para recuperação de área
19/10/2017 - 11h21
PM e população de Aquidauana se aproximam por uma cidade tranquila
19/10/2017 - 10h58
PMA captura anta que transitava por ruas em bairro
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.