zap
MAIS OBRAS MS 3 MESES
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Forças Armadas - 22/08/2015 - 06h22

Base Aérea de MS enterra 'cápsula do tempo' no aniversário de 71 anos

Objeto guardou cartas, fotos e até pen drive para serem abertos em 2044. Ideia surgiu do comandante da Base, como forma de se conectar com futuro.




Gabriela Pavão/ G1 MS

Objeto cilíndrico de aço será aberto em 2044

Gabriela Pavão/ G1 MS

Ideia da 'cápsula do tempo' surgiu do coronel Potiguara
Por Gabriela Pavão do G1 MS / Redação Pantanal News

O dia 21 de agosto de 2015 entrou para a história da Base Aérea de Campo Grande (BACG), conhecida como Sentinela Alada do Pantanal. Cartas, fotos, recados e objetos pessoais foram guardados dentro de uma 'cápsula do tempo' que foi enterrada nesta sexta-feira (21), em Campo Grande, depois da cerimônia de formatura dos militares. O objeto cilíndrico de aço será aberto daqui 29 anos, em 21 de agosto de 2044, na comemoração do centenário da Base.

Confeccionada pelo 1º sargento mecânico de helicóptero Luciano Elias Cezário, a 'cápsula do tempo' tem cerca de um metro de altura e foi feita com o cilindro de um extintor desativado. O objeto foi pintado com tinta de aviação, à base de poliuretano, substância não corrosiva, e fechado com tampa para impedir a entrada de oxigênio. Depois de colocado à vácuo em um saco plástico lacrado, o cilindro foi enterrado.

Cezário disse ao G1 que trabalhou quatro dias na confecção da cápsula e que usou materiais para garantir a durabilidade dos objetos depositados. Ele serve à Força Aérea Brasileira há 23 anos e está na Base de Campo Grande há 15 anos.

 

"Vedamos totalmente para que os objetos não tivessem contato com o oxigênio, assim não sofreriam oxidação e a tinta de aviação é mais resistente e protege também a temperatura", explicou.

Cezário foi o primeiro a colocar uma carta para os filhos e um envelope com coleção de moedas antigas. Na carta, ele descreveu algumas situações da atualidade, como tecnologias e política.

"Meu avô colecionava moedas, meu pai seguiu essa tradição e eu também coleciono. Por isso, deixei 26 moedas guardadas para o futuro. Também relatei quais são as principais tecnologias de agora para que no futuro as pessoas saibam como a gente vivia, comentei sobre o momento de corrupção na política e sobre as redes sociais, que hoje são um destaque", ressaltou.

Filme
A ideia da cápsula do tempo veio do coronel Potiguara Vieira Campos, comandante da Base Aérea de Campo Grande. Ele conta que muita gente perguntou de onde surgiu a ideia e explicou que veio de um filme.

"É uma maneira da gente se conectar com o futuro. Vi a ideia em um filme de terror, mas aqui a nossa cápsula vai ter final feliz. Esperamos que o Brasil e o mundo sejam melhores para os nossos filhos. Queremos que o Brasil tenha mais igualdade, mais felicidade, e que continua sendo um lugar onde ninguém se sente estrangeiro", ressaltou.

Ele também deixou cartas da mãe e da esposa para a filha e comentou sobre a satisfação em proporcionar esse momento aos militares. "Alegria em proporcionar isso ao meu efetivo e sempre ter a iniciativa de fazer o melhor para o país", explicou.

Junto com os objetos depositados, cerca de 450 pessoas deixaram também suas expectativas do futuro, recordações da infância ou lembranças para os filhos, netos e bisnetos. Filha do 1º tenente aviador Marcel Felipe Garcia, Rafaela, de 7 anos, leu ao público presente uma carta onde escreveu a rotina que tem hoje e o que deseja para o futuro. "O Brasil é o melhor país que eu poderia morar", disse ao lado dos pais e do irmão de 2 anos.

O pai de Rafaela também depositou uma carta para os filhos, dando conselhos para o futuro. "Todo pai dá conselhos, né? Coloquei conselhos para que ela seja uma pessoa cada vez melhor e para que meu filho seja uma pessoa boa e para que ele busque sempre a felicidade, porque de onde eu estiver, espero estar perto, vou estar torcendo pela felicidade deles", ressaltou.

Objetos pessoais foram guardados dentro de uma 'cápsula do tempo'  (Foto: Gabriela Pavão/ G1MS)Objetos pessoais foram guardados dentro de uma 'cápsula do tempo' (Foto: Gabriela Pavão/ G1MS)

Ele espera que o Brasil seja um país mais digno, com mais segurança e mais saúde. "Que tenha mais conversa e amor entre as pessoas. Que o país seja cada vez melhor, porque já é excelente, basta a gente perseverar e fazer a nossa parte para que nossos filhos tenham um futuro melhor que o nosso presente", reforçou.

A repórter da TV Morena Cláudia Gaigher também depositou na cápsula duas fotos dos jornalistas e editores que estavam trabalhando pela manhã. Um pen drive com a edição do Bom Dia MS também foi colocado na cápsula. E a pergunta que fica é: o que estaremos mostrando no jornal do dia 21 de agosto de 2044?

Foto registrou repórteres, produtores, repórteres cinematográficos da TV Morena (Foto: Gabriela Pavão/ G1MS)Foto mostra repórteres, produtores, repórteres cinematográficos da TV Morena (Foto: Gabriela Pavão/ G1MS)

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
04/08/2017 - 12h19
Brasil Central defende atuação das Forças Armadas nas fronteiras do país
31/05/2017 - 16h15
Distrito Naval em Ladário comemora Batalha Naval do Riachuelo
31/05/2017 - 09h01
Exército anuncia doação de área para Parque Tecnológico de Ponta Porã
25/05/2017 - 11h43
Forças Armadas começam a deixar Esplanada dos Ministérios
15/05/2017 - 13h40
Marinha abre inscrições para oficiais e prova poderá ser feita em MS
 
Últimas notícias do site
19/08/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
19/08/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
19/08/2017 - 09h45
PMA autua empresa de Mato Grosso e apreende carreta com carga ilegal de madeira
19/08/2017 - 09h01
AGENDONA: Fim de semana tem tradicional 'Bon Odori', espetáculo 'Improváveis' e mais
19/08/2017 - 08h00
Em Campo Grande, ministro autoriza migração de 36 emissoras AM para FM
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.